SlideShare na estratégia de Marketing B2B
Antes da internet, quando alguém decidia fazer uma compra, pesquisava em diversas lojas, buscava indicações com amigos ou família e finalmente tomava a decisão. Hoje, o primeiro passo é buscar informação imediatamente na internet, comparar preço e avaliação, bem antes de procurar um vendedor ou representante. Pesquisas indicam que 57% dos consumidores já formaram sua decisão de compra antes de entrar em contato com o vendedor, fruto do conteúdo existente em blogs, sites e mídias sociais.
Marketing de Conteúdo e a Jornada do Comprador
Você provavelmente já conhece o marketing de conteúdo e sabe a importância dessa estratégia de Marketing Digital para as empresas. Não é à toa que, hoje, 70% das empresas já investem em marketing de conteúdo, afinal, ele é útil para:
- Aumentar a autoridade e credibilidade das marcas;
- Atrair novos clientes de maneira natural, com conteúdo valioso;
- Tornar o marketing mais eficiente.
É possível direcionar conteúdo para cada fase da jornada do comprador, levando-o ao próximo nível através de informação, “call to actions (CTA)” e vendedores com conhecimento aplicável em mãos.
👉 Leia também: Aprenda Marketing Digital com o Google
A Jornada do Comprador é o modelo utilizado para definir em que estágio do processo de compra o cliente se encontra. Com base no que o consumidor está buscando é possível identificar esse estágio, entregando as informações certas que vão ao encontro das suas necessidades.
A Jornada do Comprador possui 3 estágios:
Estágio de Consciência (ou Conhecimento): o comprador está fazendo pesquisa educativa para ter compreensão mais clara do seu problema;
Estágio de Consideração: o comprador definiu claramente seu problema ou oportunidade, está apto a pesquisar e verificar todas as soluções possíveis para resolver o problema ou oportunidade definida;
Estágio de Decisão: o comprador decidiu sua estratégia de solução, método ou abordagem. Ele compila uma longa lista de todos os fornecedores e produtos.
👉 Saiba porque o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para o crescimento da sua empresa!
Canais de Divulgação de Conteúdo B2B
Com ciclos de venda mais longos, o B2B (Business to Business) exige foco na geração, segmentação e nutrição contínua de leads, para que a educação do mercado se traduza em vendas no médio e longo prazos.
Recomendados pelo LinkedIn
Normalmente mais de uma pessoa está envolvida no processo de compra/venda, o volume do negócio ou montante negociado é maior e a análise do comprador é mais racional e menos emocional, pautada em fatores como aumento de ganhos, reduções de perdas, maior eficiência ou crescimento de negócio.
Alguns dos canais mais utilizados no Marketing B2B são as redes sociais (com destaque para o LinkedIn), blogs corporativos, e-mail marketing, newsletters, eventos, palestras e outras ações, sempre em convergência com a equipe de vendas.
👉 Conheça as Tendências do Mercado de Atendimento ao Cliente
Como usar o SlideShare na divulgação B2B
Uma excelente estratégia indicada para quem está no mercado B2B é a utilização do SlideShare, uma rede social de apresentações, infográficos, documentos e vídeos sobre os mais variados temas. Quem nunca viu uma apresentação interessante ou encontrou a resposta relevante para uma pesquisa justamente no SlideShare?
Fundado em 2006 com o objetivo de tornar o compartilhamento de conhecimento mais fácil, o SlideShare se juntou à família LinkedIn em 2012 e desde então tornou-se um destino privilegiado para conteúdo profissional. Com mais de 18 milhões de uploads em 40 categorias de conteúdo, hoje está entre os 100 sites mais visitados do mundo.
Segundo dados do próprio SlideShare, o público é extramente qualificado: mais de 80% dos 80 milhões de visitantes mensais do SlideShare vêm através de pesquisa direcionada. Isso pode ajudar qualquer empresa a construir sua reputação com o público certo e a cultivar mais oportunidades de negócios.
Por meio dessa plataforma é possível conquistar vários objetivos, como:
- Criar uma audiência;
- Gerar tráfego para outros canais (através de links para outros conteúdos);
- Gerar leads (através de CTA);
- Melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca.
A fim de ampliar o alcance do material, é importante tomar algumas medidas:
- Promover os slides por meio de redes como Twitter, Facebook e LinkedIn;
- Integrar as apresentações do SlideShare aos posts do blog da empresa (usar os slides como complemento de vários posts);
- Inserir slides nos artigos da Pulse no LinkedIn;
- Criar uma página no site dedicada às apresentações (da mesma forma que muitos blogs têm páginas exclusivas de materiais gratuitos, de vídeos, de Podcasts, etc.)
São todas ações que podem ajudar a criar identidade e posicionamento de uma empresa. Liderança, autoridade, referência, conhecimento técnico: no B2B é mais fácil a compra se concretizar depois que a solução foi apresentada. Por isso, oferecer conteúdo estratégico pode trazer muitos resultados.
👉 Leia também: Marketing Digital: por que usar e cursos gratuitos
Sou Igor Vovchenco Cabral, especialista nos Programas de Aprendizagem Profissional e Estágio. Presto consultoria e assessoria para empresas e instituições formadoras para contratação de Jovem Aprendiz em todo o país.