Smart Cities
No ano passado, São José dos Campos, localizada no interior de São Paulo, conquistou o primeiro certificado nacional de “Cidade Inteligente”. A certificação foi concedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas). Somente cerca de 80 cidades no mundo possuem essa certificação.
Mas o que uma cidade inteligente deve ter? Uma gestão eficiente que promove qualidade de vida a seus moradores. Embora a resposta seja simples, para se alcançar esse resultado é necessário investimento, administração de excelência e atenção às necessidades de seus moradores. Ou seja, conquistar isso é um grande desafio.
E, mais uma vez, vou falar aqui sobre sustentabilidade. Afinal, uma cidade inteligente deve ser sustentável em diversos setores. Veículos de transporte público elétricos, coleta de resíduos, novos edifícios com regulamentação alinhada às boas práticas ambientais aliando tecnologia com sistemas de menor impacto ambiental (Green Building), entre outros, são apenas alguns pontos que devem ser seguidos.
Recomendados pelo LinkedIn
E por que eu falo tanto de tecnologia? Um dos motivos é porque eu respiro em um ambiente 100% ágil, que procura soluções a cada minuto. Trabalhar em uma empresa focada em tecnologia me fez ter uma visão de mundo e futuro mais otimista, pois sei dos avanços e das aplicações que sistemas inovadores podem impactar na sociedade. A tecnologia pode e deve estar presente em sociedades avançadas, principalmente em sua infraestrutura e na área de saúde.
No final do ano passado foi divulgado o Ranking Connected Smart Cities 2022 ( Connected Smart Cities ) onde são analisados municípios com mais de 50 mil habitantes. Curitiba, no Paraná, se destacou nos seguintes temas estudados: mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia. São Paulo, onde resido, conquistou a terceira posição.
Cidades inteligentes são realidade, pois combinam soluções inovadoras para resolver desafios de seus moradores e avançar ainda mais na qualidade de vida.
Consultor de Negócios
1 aMapzer