Sobre conhecimento "inútil"​
Ilustração autoral @manoel_nto

Sobre conhecimento "inútil"

Acho que um sentimento constante que temos como estudantes é a culpa por consumir informações que aos olhos do mercado de trabalho são “inúteis”. Estamos inconscientemente enviesados a achar que qualquer consumo de conteúdo nosso, seja estudo ou entretenimento, tem que ter um uso alinhado com a nossa carreira profissional. Mas ei, quer saber a verdade? Isso é limitante.

Digo isso pois foi algo que me atrapalhou por muito tempo, de forma que acabei me encontrando numa bolha em que ficava cada dia mais ansioso simplesmente por não estar seguindo o tal do “caminho certo” para a carreira que eu almejava. Cada segundo que eu passava estudando algo que não fosse design me sentia mais e mais angustiado. E o mais problemático é: esse tal de de caminho certo não existe. Os nossos interesses, a nossa pessoa e a nossa bagagem cultural é o que nos diferencia de uma máquina. Cada detalhezinho da sua vida, aquele emprego que você pegou de atendimento ao público, aquela viagem que você fez para o interior, aquele livro de ficção científica que você leu, todos eles moldam quem você é, e o profissional, não é nada mais nada menos que uma extensão de você, não o contrário.

Há um tempinho eu estaria reclamando sobre como usei mal o tempo que tive, que poderia ter estudado mais sobre isso, feito mais aquilo... mas hoje sou plenamente satisfeito. Tudo o que fiz no passado, de erro ou acerto, definiu o que sou hoje. E se eu mudasse o passado, quem agora eu seria?

João Lucas Roque

Senior Art Director at Memac Ogilvy

4 a

O ser humano tem se cobrado demais ultimamente e muito menos não vem se respeitando como individuo. É fundamental temos uma vida fora do trabalho, pois estando bem pessoalmente um bom trabalho virá. Respeitar isso é necessário e principalmente seguir as suas vontades sem função especificamente do trabalho também é necessário. Infelizmente as pessoas tem vivido para o trabalho e que na verdade deveria ser ao contrário. Trabalhar para viver, pois apesar que passe mais tempo no escritório tens uma vida la fora que vale a pena. Caso contrário vais chegar no fim da vida com sentimento de esgotado e que não fizeste nada se não além de trabalhar e com sentimento de esgotado, cansado. Cobre menos e viva mais. Boa reflexão meu caro.

José Silveira

Digital Marketing | Project Management | Branding | Customer Success | Social Media

4 a

Que reflexão boa, rapaz! É real demais isso. A gente se culpa por estar procurando outros tipos de conhecimento, mas no final acaba sendo um conhecimento útil pra alguma coisa, nem que seja pra alimentar o senso de curiosidade e fazer parte do nosso repertório. E é importante expandi-lo, até mesmo para a área profissional.

Alyne K.

Creative Lead | Visual Designer

4 a

Ainda bem que existem profissionais se formando com essa mentalidade 🙌 Ótimo texto, Manoel.

Mávila ‎Nascimento

Analista de Marketing | Produtora Audiovisual | Diretora de Arte

4 a

Uma coisa que me ajudou bastante a descontruir todo esse sentimento de ser inútil foi pensar "hoje eu sei mais do que eu sabia ontem" e "o que é óbvio pra mim pode não ser pro outro". E isso não se aplica somente para conteúdo acadêmico! Cada filme, cada música, cada conteúdo o qual eu me deparo nas redes sociais é um aprendizado que pode sim ser aplicado na minha vida profissional. Obrigada por trazer esse fato e mostrar que ele não é "talento" ou particularidade de ninguém 😍

Profundo, viu. E muito necessário, a gente se cobra demais. Eu me achava incapaz de atender requisitos para 59mil, ou qualquer outro lugar antes, porque estava consumindo mais entretenimento do que estudando. Só que assim que entrei, me deparei com uma equipe que imergiu em todo aquele universo de entretenimento que consumi aos montes, e sem eu nem dizer nada, deu um significado para todo o tempo que achei que tinha perdido. Gratidão demais!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos