Sobre dizer sim ou não e as possibilidades do caminho: o que segmentar meu serviço já me ensinou

Sobre dizer sim ou não e as possibilidades do caminho: o que segmentar meu serviço já me ensinou

Desde que passei a me apresentar como consultora de marketing médico, várias pessoas já me perguntaram como tomei a decisão de escolher um segmento tão específico e se não tenho medo de "abandonar" outros clientes. 

Em um curso recente, inclusive me pediram para dar dicas para quem quer nichar o trabalho, focando em algum público com prioridade. Então, resolvi compartilhar minha experiência e o pouco que já tenho de dicas para quem está indeciso se "compensa" ou não. 

1 Saiba os reais motivos da sua decisão

Para mim foi algo muito natural o processo de segmentação de mercado. Acho importante retomar um pouco da minha história profissional, para que tudo faça sentido.

Sou formada em Jornalismo, mas ainda antes de me formar eu sabia que não queria ir para o mercado tradicional das redações. Fiz alguns estágios em marketing e acabei sendo efetivada na empresa em que fiquei como analista de marketing por três anos. 

Lá eu aprendi muita coisa, principalmente sobre Inbound Marketing, em uma época em que eu falava "Inbound" e achavam que eu estava falando grego. Tive a oportunidade de ir duas vezes para Boston no maior evento de marketing digital do mundo e fui me apaixonando cada vez mais pela criação de conteúdo.

Mas, em algum momento, o universo de possibilidades para meu trabalho acabou se expandindo e foi quando eu tomei a decisão de ter meu próprio negócio como consultora de Inbound Marketing.

Nesse mesmo período, eu já atendia uma clínica com 15 especialidades médicas no modelo "freelancer" e gostava muito de produzir conteúdos para a saúde. Quando comecei a investir no meu nome enquanto empresa, passei a atender mais um ou dois médicos na minha cidade e alguns psicólogos. Mas, eu nem imaginava que minha trajetória profissional iria para esse caminho, porque ao mesmo tempo eu atendia indústria, restaurante, varejo, etc.

Em 2018 foi quando eu percebi que eu estava me posicionando como especialista em marketing médico. Comecei a estudar muito sobre isso, conversar com colegas que são médicos, pedir a opinião de outros.

Mas, qual o real motivo que me fez entender que eu gostaria de trabalhar para médicos? No meu caso, foi simples: a tão esperada recompensa que vai além do financeiro. 

Eu adoro estudar sobre temas de saúde, escrever, ver como as pessoas recebem com tanta gratidão aquele trabalho. 

E, nos últimos dois anos, deixei de ser apenas produtora de conteúdo e passei a fazer parte de toda estratégia de marketing dos meus clientes. Hoje, inclusive, ajudo na escolha de nomes para clínicas e até escolha de secretárias. Não vou mentir: eu amo o que eu faço!

Agora, se você busca segmentar seu trabalho pensando apenas no lado financeiro, eu acho que vale a pena pensar que muitas vezes, ter um leque maior de possibilidades é mais rentável, pelo menos até você ter uma boa credibilidade junto com esse público que você quer atender. 

2 Estude e não tenha vergonha

No ano passado eu participei de um evento promovido pelo Conselho Regional de Medicina aqui em Londrina. O evento era aberto para médicos, alunos de medicina, profissionais de marketing e o tema era Marketing Digital para Médicos. Era óbvio que eu iria!

Mas, chegando lá, fiquei um pouco receosa. Mesmo o evento sendo aberto, eu nunca tinha ido na Associação Médica de Londrina e por alguns minutos fiquei me sentindo uma estranha no ninho. Será que iria parecer que eu queria ter uma profissão que não é a minha?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Quando a palestra de fato começou, esse meu receio foi embora. Eu entendi que eu fazia parte daquilo e que, como me lembrou uma cliente médica, eu sou especialista em marketing médico porque eu dedico meus dias para estudar isso!


Imagina se eu tivesse vergonha de ir aos eventos ou de perguntar para meus clientes coisas que eu não sei? Por escrever conteúdos para seus sites e redes sociais, eu acabo aprendendo sobre muita coisa que eu não teria como saber antes.


3 Saiba sua definição

Demorou muito para eu saber "me definir". Ou seja, o que eu faço? Hoje eu sei bem: Sou especialista em marketing médico e consultora em Inbound Marketing.

Mas, qual a importância disso?

Hoje, 80% dos meus clientes de gestão (ou seja, que sou eu quem cuido de anúncios, conteúdo, site, redes sociais) são da área da saúde. Os outros 20% são clientes que decidi manter porque gosto muito de trabalhar junto!

Mas, eu ainda dou consultorias em Inbound Marketing. Empresas me contratam para otimizar e treinar seus departamentos de marketing e isso é algo que eu adoro, o contato com outros profissionais da minha área e ver o resultado vindo. 

Então, pode parecer confuso, mas explico assim: para contratos fixos, hoje meu foco exclusivamente são profissionais da saúde. Para consultorias, atendo os mais diversos modelos de empresa.

É importante você saber se, nichando seu serviço, você não estará deixando de fazer algo que emocionalmente te faz bem, como são as consultorias para mim. 

4 Conheça o mercado

Por fim, uma dica que é extremamente importante. Conheça muito bem o mercado no qual você está se especializando e as características dele.

Por exemplo, no meu caso eu aprendi que os médicos, de maneira geral, não vão me responder de imediato. Por isso, meu prazo de produção já inclui o tempo que vou precisar esperar as aprovações. 

Outro ponto é entender a visão de mercado que seu público tem. Profissionais da saúde não são treinados para o marketing, por isso meu trabalho também é mostrar a importância de um posicionamento bem feito, com ética e responsabilidade. 

Entenda quais desafios você irá enfrentar, para poder estar preparado para eles.

De forma geral, posso dizer que para mim vale muito a pena me especializar em algo! Consigo estudar com mais rigor e sentir que minha dedicação tem um objetivo muito claro.

Se eu puder te ajudar de alguma forma, me conte aqui nos comentários! 




 


Joaquim Bontorin

Diretor | JoB Marketing Estratégico

4 a

Isadora Lopes, que bacana seu compartilhamento. Ainda estou estudando as possibilidades de nichar também, me ajudou a esclarecer!

Guto Arruda

Especialista em Google SEO ajudando empresas B2B a aumentar o tráfego orgânico, gerar leads e melhorar o ROI através de estratégias de SEO direcionadas.

4 a

Isadora, muito interessante a sua historia e os motivos para trabalhar com um nicho específico. Entendo bem as razões e sei que você está no caminho certo. Realmente a dedicação e estudo é um fator importante, muito sucesso para você em seus projetos. 

Wanderley Loyolla

Aquele Que Se Dedica a Vender | Aprendente e Entusiasta de Tecnologia, de Marketing Digital, tambem de IA | Profissão: Vendedor

4 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos