O que importa para o futuro?
Há alguns meses venho estudando o futuro. Algo como um "clique" em minha cabeça dizendo que eu deveria buscar mais sobre esse assunto, desde então venho tentando entender melhor e também mais disposto a me preparar para as mudanças, tanto no mercado, quanto em meu modo de viver.
Iniciei minha busca por conteúdo sobre o futurismo seguindo um palestrante que admiro bastante: Murilo Gun. Junto aos ensinamentos de Murilo, abriu-se um leque de possibilidades e informações nas quais eu senti uma necessidade imensa de estudar. Através dele, também conheci pessoas como Bel Pesce e o empreendedor que mais me influencia atualmente: Gabriel Goffi.
De forma resumida, quero listar os conceitos de uma teoria camada "A Teoria das Múltiplas Inteligências" do psicólogo Howard Gardner. Gardner mostrou ao mundo com seu livro Estruturas da Mente que existem vários tipos de inteligências, contradizendo a outros estudos da época.
Gardner dividiu a inteligência e a separou em 7 partes:
- Inteligência Lógico-matemática
Trata-se da nossa inteligência sobre os números e combinações lógicas. Exemplo: pessoas que raciocinam com facilidade a tabuada e criam soluções para outros tipos de cálculos.
- Inteligência Espacial
A capacidade de pensar visualmente, compreender o espaço. Exemplo: motoristas, designers, jogador de xadrez, etc.
- Inteligência Linguística/Verbal
Capacidade de comunicação. Com um bom diálogo, fala, escrita. Exemplo: jornalistas, poetas, escritores, redatores.
- Inteligência Corporal-motora
Capacidade de dominar os movimentos do corpo. Exemplo: atletas, atores, dançarinos, artesãos.
- Inteligência Musical
Capacidade de processar os sons. Exemplo: produtor musical, maestro, instrumentistas.
- Inteligência Interpessoal
Capacidade de se relacionar com as pessoas, entender e se inserir diante dos assuntos de todos. É muito ligado à espirito de liderança.
- Inteligência Intrapessoal
Capacidade de se conectar consigo mesmo. Autoconhecimento, autocontrole, gerir seus hábitos, ter maior controle de suas emoções.
Só a habilidade e uma firme educação nos equipam para a busca contínua de novas soluções. - Howard Gardner
Segundo Gardner, todos nós temos um pouco de cada uma dessas inteligência mas algumas pessoas se destacam naturalmente em determinadas áreas. Porém, qualquer pessoal é capaz de aprender qualquer uma delas, alguns com mais esforço e outros com menos.
Uma de nossas maiores preocupações em relação ao futuro, mais especificamente ao futuro do mercado de trabalho, é a questão da automatização das funções. Ou seja, tarefas que nós humanos temos como emprego e que futuramente poderão ser ocupadas por uma máquina como já vem sendo feito por muito tempo. O exemplo mais claro dessa automatização é o telemarketing. É cada vez mais difícil ligar para determinado serviço e ser atendido diretamente por uma pessoa, isso só vai acontecer se seu caso for bastante específico, com certeza.
A grande questão é: como se preparar para isso?
A meu ver, a grande vantagem que nós seres humanos temos sobre as máquinas é o fato de sermos humanos. A capacidade da emoção, pensar, socializar, criar. Portanto, devemos buscar entender mais a nossa parte intrapessoal e consequentemente melhorar nossas vantagens que são nossas capacidades humanas. Isso é o que venho buscando melhorar em minha vida mas claro, sempre aprendendo sobre as novas tecnologias que surgem no mercado, pois a tecnologia não pode ser vista como uma vilã, e sim, como uma ferramenta.