Sobre o meu treinamento mais desafiador

"O desejo de progredir é um autoqualificador que coloca o indivíduo acima da média..." Alberto J. Grimm

Desde o dia 24/03 iniciei meu treinamento mais desafiador e declaro aqui, para os devidos fins, que o mesmo jamais terá fim, mas que, diante deste desafio que vem sendo vivenciado a cada dia, deste então, encontro-me pronta para quaisquer outros que venham a surgir.

Meu filho completa 2 anos em Junho. Nestes dias, com a ajuda de minha maior mestra, tive a chance de enxergar o que só o AMOR e a PAIXÃO a UMA CAUSA pode nos ofertar.

Senhores empregadores, rogo-lhes alguns minutos para que adentrem a vivência única que agora irei relatar, exemplificando tópico a tópico, tudo que os dias de Março, Abril, Maio e Junho veem me trazendo.

1. Atitude Positiva

Meu filho me faz rir. Me faz ver a vida de uma forma otimista (porque eu preciso pensar que há algo grandioso o esperando lá fora e eu sou como uma treinadora, alguém que está por trás das cortinas a incentivá-lo a seguir porque preciso que ele seja capaz de acreditar em si e que sua luz existe mas depende só dele a intensidade do brilho que ela terá! A diferença é que com o amor e paixão a esta causa, EU JÁ VEJO. EU JÁ SINTO. EU ACREDITO. Fazer parte disso é o maior dos mistérios a ser contemplado.

2. Facilidade de Comunicação

Nem inglês, nem português, nem espanhol. Vicente tem sua linguagem própria. E me desafia diariamente a descobri-la. Eu consigo enxergar um "pesce mamãe" onde estão rabiscos. Por causa de uma palavra, consigo entender a música toda (porque da "Dona Aranha" ele só fala direitinho "a suva derrubou"). E eu quero mais. O provoco sempre perguntando o que são aquelas coisas ou dizendo que aquelas outras são as estrelas que um dia ele vai alcançar, mesmo ele mal sabendo que já vale a constelação de todas as galáxias dentro de mim. E ele vê que está em evolução, que consegue, que nasceu para isso, que se comunicar é uma benção, ainda mais quando pula no meu colo e faz com que meu pulsar por esta causa exploda em luzes de esperança e fé.

3. Habilidade para lidar com Computadores e Dispositivos Móveis

Fico assustada sobre como seus dedos pequeninos deslizam sobre todas as telas e como ele já segue a intuição do que deve ser feito para que seu objetivo seja atendido: o desenho. Nesse caso, a aprendiz sou eu vendo sua persistência e toda a vontade em conseguir reforçar o aprendizado que acabou de abraçar. A boa vontade, a disposição e a busca: eis meu pequenino professor.

4. Ética no Trabalho

Ensiná-lo a fazer parte das regras e preceitos da sociedade em que vivemos mas jamais lhe cortar as asas da imaginação, dos sonhos e dos grandes pensamentos. Fazê-lo entender que respeite seus limites mas que, por sermos seres sociais, aos outros também o respeito devemos conceder. Esses dias um pessoal especializado foi tirar umas fotos na escolinha dele. Todas as crianças tiraram. Ele não quis. Me chamaram para ajudar: quem sabe ele se animava... Sentamos no banquinho, ele olhou nos meus olhos, segurou com as mãozinhas o meu rosto e disse: "Mamãe, por favor, não quero." Olhou para a fotógrafa e disse: "Obrigado, vai com 'Deuso'." Ela sorriu e eu disse que assim seria porque ele me pediu com respeito e não era nada obrigatório. Tenho certeza que, mesmo negando, mas por sua educação e firmeza, a fotógrafa se lembra dele. E eu... Confesso... Morri de orgulho: Ele deu um pequeno voo no caminho do "escutar seu coração".

5. Honestidade e Integridade

Tantas coisas lindas são as mais simples. Os pequenos gestos dele me cativam, como também me assustam e buscam de mim um posicionamento firme. Não é mais "que mundo é esse que vou deixar para meu filho", mas "que filho eu deixarei para cuidar desse mundo". O que é dele, é dele, mas a partilha é uma excelente oportunidade de se conhecer coleguinhas maravilhosos, de se fazer excelentes amigos e ter histórias para uma vida toda. De novo meu pequeno professor sempre me explica bem: "Mamãe, eu caiu... Mamãe, doeu. Mamãe, Vi ama! Mamãe, ô qué." Que seja honesto com todos, mas, muito mais com seus sentimentos, para que não seja refém das armadilhas do ego: se conhecendo, sabendo de suas bases firmes, com valores sólidos e envoltos por amor, essa causa será ganha: um homem bom para um mundo que tanto disso precisa: bondade.

6. Pontualidade

Rotina é a base do nosso sucesso, como mãe e filho. Disciplina para com o mundo, para com a escolinha, para com o seu corpinho ainda tão pequenininho. Por mais que pareça caos, a ordem rege cosmos, mundos e tudo de grandioso do qual temos notícia. Conosco não pode ser diferente. As pessoas confundem disciplina com infelicidade ou falta de flexibilidade. Há felicidade quando somos regentes da nossa vida. Mas tudo está muito superficial para que as pessoas possam entender a grandeza disso. Espero que com ele não. Adoro navegar pelos seus grandiosos e pequeninos oceanos de novidades, sempre tão profundos.

7. Flexibilidade e Adaptação

Ontem fizemos um plano: visitar as vovós, talvez um parque. Mas desde as cinco horas da manhã os vômitos e a diarreia não nos permitiram seguir em frente. No final do dia, estávamos no hospital. Ser mãe é ser mestre em flexibilidade: uma casa para cuidar, roupas te aguardam, a cozinha e o banheiro devem estar limpos e cheirosos, uma cama estendida é uma lindeza mas como fazer isso se aquele Pequetito não pára? Buscamos em menos de minutos diversas alternativas que lhes captem a atenção e o olhar e já pensamos em outra sabendo que aquela não durará tanto tempo assim. Mas aprendemos também a entender que há coisas que são muito importantes como há outras que possuem sua importância, mas podem esperar. Gerenciamos a dança das nossas vidas através da dança deles e de nós depende a beleza dessa valsa. São tantos obstáculos... Maiores ainda são as recompensas! Mães são seres mágicos! rs Ah, e o final da história do hospital: o Sol de sábado estava forte quando fomos ver aviões porque ele é um apaixonado. Os vômitos cessaram, uma historinha boa para que os remédios sarassem tudo e no final do dia, uma prece pedindo a Deus que ele adormecesse bem e em paz. Acordou hoje cheio de satisfação e vida! Agora está na escolinha e eu pensando que aeroporto agora só bem cedo ou com um "sombrero mexicano". rs

8. Habilidade para Gerenciar

Gerenciar a minha vida. A dele. Na hora do medo, parece que tudo está de cabeça para baixo, mas, com um pouco de inspiração e muita transpiração, tudo se ajeita visto que a vida não nos apresenta desafios maiores do que nossa capacidade de vencê-los! Ainda estou aprendendo, confesso. Quantas vezes em meio às responsabilidades de uma casa, de um filho, de uma família, me vi saudosa do escritório, dos e-mails e das conferências documentais. A vida do escritório descansa nosso corpo, mas a vida de mãe traz uma potência de luz para nossa alma: PRECISO conseguir! rs E conseguimos. E seguimos. Um dia terminava uma palestra com ele brincando por perto. Ele disse: "mamãe, cocô...rs". No primeiro segundo, desespero: o tapete, os brinquedos, as paredes e ele. Depois consegui rir e disse que minha hora tinha chegado: "que mãe não haveria de passar por essa cena"? Minha prioridade: ELE! Parei tudo, tomamos um banho delícia e quando ele já estava lindo, de gel, uniforme e pronto para ir para a aula, pedi a ele que cuidasse de uns brinquedos porque precisava dar banho em outros e aí, fui para o segundo desafio: limpar tudo! Deu tudo certo e a palestra estava salva! Mães não tem escolha: devem ficar experts na capacidade de gerenciarem seu tempo e fazer acontecer com o tempo que possuem: com as crianças ou com as crianças dormindo! 

9. Competência Técnica

Não adianta: não há fórmula de maternidade, não há manual de instrução: ser uma boa mãe ou sentir-se confiante em ser mãe demanda um esforço contínuo e um aprendizado constante. Ser mãe requer diversos níveis de qualificação nas áreas mais diversas e por amor a nossa causa, vamos lá e nos colocamos no olho do furacão. Com o tempo, coisas que pareciam ser enormes (falta de sono, correria de vida, falta de tempo) ficam pequeninas perto da facilidade de resolução e da grandeza de outras. Ser mãe é se reinventar constantemente.

10. Capacidade Analítica na Solução de Problemas

O vomito chegou. E imediatamente já se começa a fazer uma planilha mental do que a criança comeu e qual foi o momento. Rememoramos todo o dia em busca do que foi diferente, do que saiu da rotina. Enquanto isso, buscamos rotas de sucesso para que aquilo não aconteça novamente porque não queremos ver aqueles olhinhos assustados de novo. Nos tornamos criativas em cativar-lhes a atenção para outro foco, enquanto, com o melhor pai do mundo, limpa-se daqui, acode-se dali. E vamos crescendo, descobrindo que conseguimos vencer até o que achávamos que não tinha jeito. Ficamos fortes em sair da zona de conforto pela nossa grande causa: ter um filho é desafiar-se constantemente.

11. Motivacão, Determinação, Persistência e Iniciativa

Que delícia falar deste tópico! Minha motivação é aquele sorriso lindo, é a saúde e a felicidade dessa pessoinha que rege meu ser e toda a minha vida! Ir a luta pelos nossos Pequenos é a maior das motivações! Compreendo muito, ainda mais hoje, pessoas que optam por não ter filhos, mas não posso negar o quanto mudei com a chegada do meu Vi! É uma força que toma conta de nós, uma vontade de nos superarmos e sermos exemplo. É estar sempre pronto sem saber o que nos aguarda ali, já na espreita. É se sentir impotente e forte de novo. É dar a vida, sem desanimo, a cada instante visto que a preguiça e a acomodação não tem como fazer parte da rotina materna.

12. Eficiência

Minha mestra mãe (sim, eu tive essa sorte) sempre cuidou do meu Vi para que eu pudesse trabalhar. Desde o dia em que pedi demissão, até agora, assumi as rédeas e quis sentir o que é isso, ser mãe. Ficava com a parte boa porque chegava sempre cheia de saudade e queria só abraçar, beijar, ninar. A educação ficou por conta dela até então e eu passei, nestes dias, a admirá-la ainda mais. Ele não pára. Nem o tempo. Nem a minha mãe e ela sempre conseguindo cuidar de tudo. Eu quis também. E quando errei com as roupas ela me ensinou. Quando me desesperei com a doença, nela encontrei a sabedoria. Quando perguntei, "mas mãe, você teve três filhos, uma casa em construção, almoço sempre no horário... Roupas sempre limpas, todo o cuidado do mundo, como conseguiu!?" "Amor." "Amor e paixão à causa." E assim, nesses dias, a cada vitória neste meu "treinamento", volto meu olhar para as mãezinhas que sempre cuidaram de tudo! Todo o meu respeito e admiração.

13. Empatia e Lealdade

Ensinar o Vi a se colocar no lugar do outro e se esquivar do senso comum é meu maior desafio. Quero-o pensante. Saber que eu não sou a dona da razão, que a vida é um convite eterno e ininterrupto ao aprendizado: eis a minha meta, que ele saiba disso. Mas, acima de tudo, que ele tenha lealdade aos seus ideais e ao seu coração, caminhando pelo bem e pela paz. Que silencie o que não for bom, mas tome o que for mau para exemplificar sempre com o bem. A palavra é de prata. O silêncio, é de ouro.

____________________________________

E se você chegou até aqui, meu MUITO OBRIGADO! Eu quero e preciso trabalhar. Ser apaixonada pela minha causa é batalhar neste mundo para dar o melhor ao meu filho e, pelo exemplo, ensinar que, nem tudo vem fácil, nem tudo são flores, mas a beleza está em todos os lugares, só basta enxergar.

Peço a cada um uma chance. Sei que há espaço para os apaixonados e eu sou uma deles: pela vida, pelo meu filho, pela família que construí e por cada pedaço dessa existência!

Por favor, compartilhem meu perfil. Trabalho pelo meu filho, minha vida. A peteca não pode e não cairá. Mesmo sem saber tudo dessa vida, carrego a boa vontade nas mãos e o brilho nos olhos. Minha mãe cuidará do meu Pequenininho de braços abertos e eu vou, além de todo o amor que o tempo me conceder, prover uma boa escola, um bom plano de saúde, roupas, calçados e momentos de serenidade diante do turbilhão que está aí fora...

Obrigada meus amigos! Obrigada! E seguimos...

Maria Larré

Ajudo empresas a encontrar clientes que precisam delas | Senior Sales Development Representative | Enterprise Outreach | Account Based Marketing | Outbound Prospector | Inbound Sales

2 a

Juliana, obrigada por compartilhar!

Francisco José Cunha Pimenta

Logística | Suprimentos | Comércio Exterior | Gestor | Coordenador | Especialista | Sênior | Supply Chain | COMEX | Líder

7 a

Parabéns pelo artigo. Demonstra que você entende o dom da maternidade.

Camila Conti

Regimes Especiais | Comércio Exterior | Importação | Exportação | Customer Service | Desembaraço Aduaneiro | Compliance | Planejamento Tributário | Gestão de Riscos Corporativos | Gestão de Operações Societárias

7 a

Excelente artigo. Quem dera pudéssemos colocar toda essa experiência em nosso CV. A experiência mais maravilhosa de uma vida. Parabéns e muito sucesso Juliana.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Oliveira

  • 05. Aleatoriedades nada aleatórias!!

    05. Aleatoriedades nada aleatórias!!

    A correria da vida adulta foi a responsável pelo meu atraso na publicação que faço nesse momento. Por um lado, as…

    15 comentários
  • 04. Tem carga valiosíssima nesse navio!!

    04. Tem carga valiosíssima nesse navio!!

    Dia 13 de Novembro de 2021, em meio aos dias incertos da pandemia, eu me vi grávida pela segunda vez. Planejamos!…

    12 comentários
  • 03. Pelas montanhas de Minas

    03. Pelas montanhas de Minas

    Terça feira passada iniciei uma jornada deliciosa de visitas a empresas mais distantes de nossa capital. À medida que…

    2 comentários
  • 02. Por onde a gente "flor”

    02. Por onde a gente "flor”

    Iniciei minha trajetória no terminal e, em muitas visitas feitas em Minas Gerais, a lembrança de uma moça generosa…

    14 comentários
  • 01. Um justo começo sobre o terminal portuário do meu coração!

    01. Um justo começo sobre o terminal portuário do meu coração!

    Dia 02/06/2023 me despedi de um lugar fantástico de se trabalhar! As pessoas que lá conheci, aqui, receberão um…

    17 comentários
  • Um sonho de entrevista

    Um sonho de entrevista

    "O diálogo cria base para colaboração." Paulo Freire Fiz, com a graça de Deus, 3 entrevistas recentes.

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos