Sobre o Tempo

Sobre o Tempo



Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vivemos falando sobre o tempo: “Estou sem tempo”, “Há quanto tempo não nos vemos?”, “Vou dar um tempo”, “O tempo fechou”, “O tempo voa”.

Mas, afinal, o que é o tempo?

Tempo é um substantivo masculino com origem no latim. Deriva de tempus e temporis, que significam a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano etc.

No dicionário, tempo é uma das palavras que mais têm definições. Tempo musical, tempo verbal, tempo atmosférico, tempo de trabalho, época e assim por diante.

Desde que o mundo é mundo, as civilizações buscam sua própria definição do tempo. Uma das mais interessantes é a maneira como os gregos fizeram isso, através os deuses do tempo Cronos e Kairós.

Segundo a Mitologia Grega, Cronos controlava o tempo de todos, desde o nascimento até a morte. Ele tirou o próprio pai do poder, e devorava seus filhos assim que saíam do ventre da mãe.

Parece assustador, mas é só uma alusão ao tempo: cada segundo se inicia e já termina, para que um novo segundo comece.

Cronos é o deus do tempo que se pode medir. É o tempo orquestrado pelo relógio, onde um minuto é igual ao outro, os anos sucedem os meses, que sucedem os dias, as horas e assim por diante.

Tudo o que é conquistado no tempo Cronos não tem valor eterno, nada dura para sempre.

Nossa rotina diária é controlada pelo deus Cronos.

Vivemos escravizados pelo tempo com datas, prazos, cronogramas. Passamos a viver “no automático”, cumprindo prazos, obrigações, tentando alcançar metas, e outras coisas que vão além de nossas condições físicas e mentais.  

Mas existe também Kairós, o deus da oportunidade, do momento, do instante.

Na mitologia grega Kairós é descrito como um jovem calvo com apenas um cacho de cabelos na testa, com asas nos ombros e nos calcanhares. Ele corria rapidamente, e só era possível segurá-lo pelos cabelos, encarando-o de frente. Depois que ele passava, era impossível trazê-lo de volta.

ISSO QUER DIZER QUE QUANDO UMA OPORTUNIDADE SURGE DIANTE DE NÓS, DEVEMOS AGARRÁ-LA, POIS CASO ELA NOS ESCAPE, NÃO VOLTARÁ MAIS.

Kairós é o tempo que não pode ser cronometrado, que simplesmente acontece, sem previsibilidade ou hora marcada. São aqueles momentos que se tornam eternos em nossa vida, deixando uma lembrança forte e única, mesmo que tenham sido breves.

No tempo do deus Kairós temos a consciência do momento presente, sem o peso passado ou a antecipação do futuro. Ele nos convida ao despojamento, a vivermos com mais leveza e autenticidade.

No tempo de Kairós vivemos e não apenas sobrevivemos!

Mas, voltando para a nossa vida, não podemos desvincular Cronos de Kairós.

O equilíbrio entre eles é a melhor alternativa para levarmos uma vida plena.

Tanto na vida pessoal como na profissional convivemos com o tempo do relógio, o chamado tempo real. Porém, em todas as situações existem momentos especiais de alegria, sorrisos, vínculos, emoções.

Nada acontece no passado ou no futuro. Tudo se dá no presente, no agora. Cada momento é pleno, com possibilidades de compreensão, crescimento e amadurecimento.

Mas não se esqueça: temos que viver o agora, porque logo ele termina!


Eliane Silvino Vieira Silva

Executiva de contas na Lockton Brasil -Especialista em Benefícios Saúde - Gestão de Saúde Enfermagem/Massagem Relaxante/Quick Massage

3 a

Muito bom!!! Hoje o tempo nos faz entender o quão precioso é este tempo, um privilégio termos tempo, não é sobre ver o tempo passar ou passar o tempo, este tempo deve ser contemplado, admirado, agradecido... que bom que temos tempo, um segundo bem vivido é muito valioso, e não se trata de viver com luxo, se trata de estar bem, com saúde, VIVO, só devemos agradecer, pois tudo acontece no seu tempo, o tempo é o que nos move, nos motiva, nos permite tantas experiências, há tempo de viver, de chorar, de nos unir, de estar separado, estar perto ou longe, tempo de parar e apenas respirar, ahhh respirar!! Um ato tão rico e as vezes até esquecemos que respiramos, então respire fundo, conte até dez ou até mil, quão valioso é este tempo!!!! Obrigada querida pelo texto, pelas palavras, pela reflexão que nos leva a refletir... Sucesso a ti! Forte abraço!

Ana Lúcia Cabrini

Estratégia | Processos | Pessoas

3 a

Equilíbrio sempre!!! Excelente texto!!!

Vagner Bacellar

Gestão Estratégica | Relacionamento Estratégico | Treinamento de Equipe | Melhoria Contínua | Supervisão de Atendimento

3 a

Muito gratificante ler seu artigo Luziane. Super atual a reflexão, principalmente nestes dias em que para muitos deveriam ter 30 horas, como nas propagandas dos bancos, ou também na correria das entregas logísticas onde o produto chegar cada vez mais rápido é a nova meta a ser atingida. O tempo é como a luz da aurora, vai aumentando até ser o dia perfeito, e após isto acontece o entardecer e ela vai embora com a chegada da noite, que em breve partirá novamente. Gratidão pela reflexão! 🙏⏳👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos