Sobre robôs e empregos.
Você já se perguntou o que acontecerá com o mercado de trabalho, nos próximos anos, frente à consolidação das inteligências artificiais e popularização de equipamentos robóticos? Você já se deu conta de que o mundo que você conhece está mudando?
Até o ano de 2030, 14% da economia global terá apoio da IA.
Segundo a IBM Brasil o impacto da IA (inteligência artificial) forçará mais de 7 milhões de brasileiros à se recapacitarem nos próximos 3 anos. E, globalmente, serão mais de 120 milhões de pessoas que precisarão de treinamento para atuar com as novas tecnologias.
No mercado financeiro, por exemplo, no último ano, as ofertas por posições com habilidades para lidar com dados e bigdata já se ampliou em 60%.
Em apenas 10 anos serão mais de 20 milhões de empregos assumidos pelas máquinas, segundo estudo da Oxford Economics. Posições na indústria de manufatura, transporte, agricultura, construção civil sofrerão os primeiros impactos, mas os novos robôs e máquinas não terão apenas força bruta. Os novos equipamentos serão também inteligentes e capazes de ler, falar, ouvir e pensar. Poderão estudar, conduzir transações e realizar processos cognitivos hoje feito apenas por humanos. E isso impacta diretamente setores onde impera o contato humano como varejo, hospitalidade e saúde.
Adote a mentalidade do aprendizado por toda vida já que não existem mais empregos para sempre.
Com o avanço das máquinas inteligentes, no universo humano, a nova força de trabalho precisará se requalificar para atuar com dados, algoritmos, automação e com a inteligência artificial. E assim, enquanto milhares de empregos desaparecerão, diversas outras novas posições surgirão. Por isso é tão importante se requalificar, já que esse movimento é natural e já é perceptível em alguns setores. No mercado financeiro, por exemplo, no último ano, as ofertas por posições com habilidades para lidar com dados e bigdata se amplificou em 60%.
10% das vagas serão completamente substituídas por robôs inteligentes
Segundo a PwC, até o ano de 2030, 14% da economia global terá apoio da IA. Sendo que hoje, 47% dos empregos norte americanos já se encontra ameaçado pela automação. Desse total, pelo menos 10% das vagas serão completamente substituídas por robôs inteligentes, principalmente nas posições de baixa renda e baixa qualificação. Ou seja, atividades mecânicas e repetitivas já estão com seus dias contados nos Estados Unidos. E os empregados já deveriam se adaptar às mudanças de cenário ou perderão relevância. Esse é um caminho sem volta.
E você? O que tem feito para se ajustar aos novos ventos da mudança digital? Como sugestão final, adote a mentalidade do aprendizado por toda vida. Já não existem mais empregos para sempre.
Fontes: IBM // PwC // Oxford Economics
#vaga #futuro #emprego #digital #mudança #paradigma #recapacitação #robos #Lifetimelearning #iot #trabalho #inteligenciaartificial
---------------------------------------------------------------------------
Paulo Amendoeira é designer, palestrante, evangelista de marca e Chief Creative na Carambola. Leia outros artigos no rodapé dessa página.
Empreendedor e "CEO da minha vida" | Vendas & Operações Transformacionais | Gestão de Contas Estratégicas & Projetos | Melhoria de Processos & Automação | Terceirização
4 aBem por aí mesmo...