Sobre ter filhos no currículo - parte 2
No meu currículo, assim como dita a regra, tem todas as minhas realizações, os cursos que já fiz, minhas habilidades e meus hobbies. No meu currículo também deveria ter os meus dois filhos. Yuri e Yasmin.
Recentemente eu escrevi um texto sobre Yuri quando ele participou de um TedEdClub.
E enquanto Yuri segue em seu caminho para o Ensino Médio aos 16 anos, Yasmin, aos 13 recebe sua primeira convocação para seleção da brasileira de nado artístico, um fato muito importante que a torna mais próxima de seu sonho: participar de uma Olimpíadas.
Nessa de 'mãetorista' , do leva e trás crianças, escolinhas de esportes, Yuri fazia judô e Yasmin pediu para fazer natação. Em um determinado dia, a tia da natação disse que ela nadava com a cabeça torta olhando para a raia das meninas do nado artístico e nos sugeriu que Yasmin tentasse a modalidade. Desde então já se passaram 6 anos e o sonho de participar de uma Olimpíadas fica mais perto.
Yasmin sempre gostou de acompanhar esporte com o pai. Desde pequenina acordava aos domingos cedo deitava com ele no chão da sala para acompanhar a maratona de esportes que ia desde F1, passando pelo basquete, futebol para terminar com uma luta de boxe.
Ela vibrou muito em cada competição que conseguimos comparecer na Copa 2014 e nos Jogos Olímpicos RIO 2016 e na Copa de 2018 ela decorou o nome de todos os jogadores de um time de futebol que fez uma das primeiras goleadas daquele campeonato. Não vou lembrar o nome do país.
Fez contagem regressiva para as Olimpíadas de 2020 e varou madrugadas assistindo as competições.
São 6 anos de muita dedicação não apenas dela e não apenas no nado. São muitas horas de dedicação ao nado, ao ballet e à escola.
Recomendados pelo LinkedIn
O que significa igualmente tantas horas minha e de Christian ( o pai ) para levar, buscar, esperar, viajar. Coloque nessa conta as conversas, o suporte emocional, tudo o que se pode imaginar para que sim, Yasmin consiga com o esforço dela e com o nosso apoio, trilhar essa jornada ou ao menos ter um pouquinho do gosto do que isso significa.
E apesar do suporte pífio e precário ao esporte do governo ( mesmo o estado possuindo um dos melhores parques aquáticos de treino da América Latina) ela tá seguindo. Muitos talentos assim como ela não conseguiram. Foram forçados a desistir.
Além de pai, mãe e irmão, a ela conta com a sorte de encontrar com muita gente que nos orienta o que deve ser feito, que caminho seguir.
Mas esse texto, apesar de parecer, não é para falar da habilidade esportiva de Yasmin. Isso ela tem de sobra assim como a minha corujisse por ela.
Esse texto é pra dizer que sim, meu filhos são parte do meu currículo. Tenho um orgulho gigante não apenas das suas realizações que estão começando a se concretizar mas principalmente pelos seres humanos que eles se tornaram. Que visam a vida, o respeito e a coletividade e acima de tudo.
Eu acho que talvez isso não seria possível sem a dedicação colossal que eu e o pai proporcionamos às crianças.
Então sim, a partir de hoje eles serão parte de meu currículo como umas das maiores contribuições que eu deixei para o mundo: seres humanos capazes de empatizar com outros, que lutam pelo o que querem visando o bem comum e amam a vida.
Como já dizia Andy Stanley- 'Sua maior contribuição para o mundo pode não ser algo que você faz, mas alguém que você criou '
Pois bem eu decidi que seria não apenas dois 'alguéns' que criei mas também um legado no empreendedorismo com vários 'alguéns' que eu impactei. ❤