Social branding
Atualmente, o público possui mais poder do que nunca para escolher onde irá encontrar conteúdo, principalmente na internet.
Hoje, o sucesso não depende de ações promocionais para um grande público, mas de centenas de pequenas ações direcionadas para os usuários certos da sua marca. Encontrar o público certo, pequeno e direcionado, em vez de ir para o outro com os maior numero de "clientes potenciais", pode fazer toda a diferença.
“A tecnologia permite que as marcas impactem os consumidores no momento certo, com a oferta certa, e ainda possibilita extrair da própria estrutura conectada dados como estatísticas de consumo. Estamos vivendo uma era de transformação do hábito de compra em que, em nenhum outro momento de nossa história, o consumidor teve tanto poder. Tanto acesso à informação, tanto poder de decisão de o que comprar, onde e como.” Ana Paula Andrade, Marco Marketing Brasil
As mídias sociais são perfeitas para isso, pois elas possibilitam segmentar facilmente o público-alvo, possuem valor relativamente baixo para realização de ações simples, oferecem ferramentas que possibilitam o relacionamento com o público, entre outros benefícios. Nos dias hoje, a mídia social nivelou o campo de jogo, e se você é consistente na construção de sua marca pessoal, você também pode colher os frutos. Não é preciso um grande esforço, complicado, mas exige uma abordagem persistente para promoção. Comunicados de imprensa, blogs de mídia social e outras atividades de marketing de conteúdo são como uma maratona , um processo persistente de construir sua marca pessoal e empresarial. As campanhas ou ações promocionais realizadas na internet, devem explorar três desejos essenciais do consumidor que está presente no meio digital: informação, entretenimento e relacionamento.
Um estudo recente do Grupo ODM mostrou que 74% dos consumidores confiam nas redes sociais para orientar as decisões de compra.
Quanto mais frequentemente você aparecer na mídia social, maior a exposição da marca, e mais reconhecimento e credibilidade vão ser atribuídos a você e sua empresa. Isso vai impulsionar sua credibilidade alavancada, o que ajuda a criar o tipo de confiança necessária para o sucesso da sua marca e pessoal.
Isso não quer dizer que voce deve sair feito louco alimentando 4,5,6 sites ao mesmo tempo e todo o tempo. Segundo consultorias de marketing renomadas como a Mext Consulting o número ideal são dois a tres sites no máximo para concentrar seus esforçõs em um veículo mais direcionado para seu produto.
" Se os consumidores confiam em uma marca, 83% irão recomendar, 82% usarão seus produtos e serviços com freqüência, e 78% vão dar prefência a ela quando buscam um produto." Mext Consulting
Agora voce deve estar se perguntando: então quais os sites apropriados para minha marca?
Atualmente os quatro maiores sites para esse tipo de ação ( TOP DOGS ) são:
LinkedIn - número 1 no nicho B2B . A maior parte das atividades é dedicada aos serviçõs de IT, finaceiros, software e telecomunicações. 82% dos usuários estão na faixa dose 35 anos ou mais velhos; e 62% dos profissinais de marketing B2B consideram o LinkedIn uma ferramenta extremamente efetiva.
Twitter. extremamente eficiente para quem é expert em alguma coisa e consegue reduzir sua mensagem a 140-caracteres ou menos. 37% dos usuários do tem entre 18 e 29 anos.
Por causa de sua popularidade 86% das peuqenas empresas estão no Twitter mas apenas 25% utilizam diáriamente.
Facebook. é o peso pesado B2C na Intenet ,66% dos usuários tem entre 15 a 34 anos; 18% tem 55 anos ou mais; e 58% são do sexo feminino. Atualmente é o site número 1 de social networking site, com mais de 1 milhão de empresas que gastam $100 milhões de dólares por ano em promoção.
Pinterest é para empresas-empresários que podem contar sua história e vender seus produtos através de fotos e imagens. Mulheres entre 25 e 54 anos totalizam 80% dos usuários desse site.
O Pinterest permite uma descrição de até 160 caracteres mas por ser extremamente visual, a qualidade das imagens e fotos postadas é que vai atrair a atenção dos usuários.
Facebook ,Twitter, LinkedIn e Pinterest podem ser a bola da vez porém não se esqueça que essa pesquisa teve como foco omercado americano. O Instagram é extremamente usado no Brasil e outros sites como Google Plus, e Tumblr estão correndo por fora .
O ano de 2016 é um ano de grandes oportunidades para o live marketing. Com a economia em desaceleração, as marcas querem fazer ações de baixo custo, mas com grande poder de impacto. As ferramentas digitais são “indispensáveis” para as ações de live marketing. Apesar de as mídias sociais e os canais digitais já serem uma realidade e não mais uma tendência, ainda estão sendo digeridas, o que requer uma rapidez, um preparo e uma vontade de manter-se atualizado que são importantes para o desenvolvimento. Estar presente nas redes sociais de forma séria e comprometida é fundamental para o crescimento do seu negócio. Em um mundo cada vez mais digital e interativo, a marca ou figura pública tem que estar preparada para iniciar uma relação personalizada com o usuário, deixando de lado uma postura mecanizada e impessoal.