Soft Skills: Qual sua importância?
Soft Skills são habilidades comportamentais diretamente relacionadas a inteligência emocional, baseada na capacidade que você tem para se relacionar com as outras pessoas sem criar conflitos. A maioria das habilidades de uma pessoa está ligada ao seu histórico de vida pessoal e profissional.
As empresas buscam profissionais capazes de controlar suas emoções, absorver críticas e se manterem motivados para continuar dando resultados em alto nível.
Diferentemente das hard skills, que estão diretamente ligadas ao conhecimento técnico específico para a função ocupada, exemplo: graduação, idiomas, cursos de especialização, participação em vários eventos, etc.
Soft skills é a inteligência emocional, que é a capacidade de lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade ou arrependimento posterior.
Cinco Soft Skills valorizadas no ambiente corporativo:
1 - Capacidade de se comunicar: Nos permite comunicar com outras pessoas de forma precisa, eficaz e mostrando nosso nível de competência e habilidades em relação a um determinado assunto.
2 - Solução de problemas: É a habilidade de sobressair de situações de adversidade e resolvê-las de maneira pacífica e exitosa. Essa característica faz a diferença na equipe, motivando os colegas e satisfazendo os clientes.
Recomendados pelo LinkedIn
3 - Criatividade: É uma qualidade adquirida por pessoas que buscam inspirações em informações, pensando em soluções para o futuro da empresa ou novos produtos, isso traz maior vantagem para todos os envolvidos na organização.
Como dizia Thomas Edison “Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”.
4 - Persuasão: Está diretamente relacionada a uma boa comunicação e a um ótimo relacionamento, com a equipe de trabalho e clientes. Consiste em utilizar recursos emocionais pra induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.
5 - Trabalho em equipe: A empresa é feita por pessoas e ter um trabalho em equipe é fundamental para o sucesso da empresa. Afinal o trabalho em equipe aumenta o desempenho dos profissionais e favorece um ambiente colaborativo.
Todos nós temos habilidades que são desenvolvidas naturalmente, porém podemos evoluir todos os dias e até mesmo aprimorar e desenvolver muitas outras novas habilidades.
Então podemos afirmar que as soft skills potencializa a construção de uma equipe de trabalho de auto desempenho, assim é possível construir um bom ambiente de trabalho e reter os seus talentos.