Soft Skills que um Gestor de BPM precisa desenvolver
O mercado está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças nas demandas do mercado. Nesse cenário, as soft skills se destacam como um diferencial competitivo para os profissionais de diversas áreas, incluindo o Business Process Management (BPM). O profissional de BPM, responsável por otimizar e gerenciar os processos de uma organização, precisa estar equipado com um conjunto de habilidades comportamentais e sociais que o capacitem a lidar com as complexidades do ambiente de trabalho moderno.
O que são soft skills e qual a sua relevância para o profissional de BPM?
Soft skills são habilidades comportamentais e emocionais que facilitam o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal. Diferentes das hard skills (competências técnicas), as soft skills são focadas em como o profissional interage com outras pessoas, como reage a desafios e como se adapta a mudanças.
No contexto da gestão de processos, as soft skills nas empresas têm um papel estratégico. A melhoria contínua depende não apenas da análise e otimização de processos internos, mas também da capacidade do profissional de BPM de se comunicar de forma eficaz, influenciar positivamente a equipe e adaptar-se a novos desafios. As soft skills são, portanto, um diferencial competitivo que permite ao analista de BPM liderar mudanças, engajar a equipe e garantir que o sistema de gestão de processos esteja alinhado aos objetivos de longo prazo da organização.
As Habilidades do Futuro para o profissional de BPM
Um documento extremamente relevante para profissionais e empresas de todo o mundo e que serve como um radar para o futuro do trabalho é o relatório “Future of Jobs”, do Fórum Econômico Mundial, que apresenta periodicamente as tendências que moldarão o mercado de trabalho nos próximos anos, com foco nas habilidades que serão mais demandadas e nas profissões que terão maior crescimento.
O último relatório divulgado destacou a crescente importância das soft skills no ambiente de trabalho, apresentando aquelas que serão as mais procuradas pelas organizações ao contratar colaboradores, incluindo analistas, gestores e especialistas de processos. A seguir, vamos conferir as principais e descobrir como elas se relacionam com as demandas do mercado de BPM atual.
Recomendados pelo LinkedIn
Arquivar Academy: ajudando profissionais de BPM a aprimorar suas habilidades
No futuro, a demanda por soft skills só tende a aumentar. O profissional de BPM do futuro deverá ser ainda mais multifacetado, integrando habilidades técnicas e interpessoais para se adaptar às mudanças rápidas e à crescente complexidade dos processos.
Para ajudar esses profissionais a enfrentar um mercado em constante transformação, em que a orientação para o aprendizado contínuo é uma das competências mais valorizadas, a Arquivar Academy lançou um curso inédito e inovador que ensina uma metodologia própria, criada para ajudar os participantes a otimizar processos, desenvolver um sistema de gestão eficiente e destacar-se como profissional de BPM.
Não perca a chance de aprimorar suas habilidades e conduzir a melhoria contínua na sua carreira e na sua organização. Inscreva-se agora em nosso curso clicando no botão abaixo e prepare-se para liderar mudanças estratégicas!