Soft skills são importantes na empresa?
A Quarta Revolução Industrial, que inclui desenvolvimentos em campos anteriormente desarticulados, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, robótica, nanotecnologia, impressão 3D, genética e biotecnologia, causará uma ruptura generalizada não apenas nos modelos de negócios, mas também nos mercados de trabalho.
Os próximos cinco anos serão importantes, com enorme mudança prevista nos conjuntos de competências necessárias para prosperar na nova paisagem. Esta é a conclusão de um novo relatório, The Future of Jobs , publicado pelo Fórum Econômico Mundial.
Peter Drucker, o pai da administração, tem uma célebre frase: ´Você é contratado pelas competências técnicas, mas demitido pelas competências comportamentais`.
Pessoas que possuem #softskills em abundância, são mais maleáveis e ensináveis. E para a atual condição de revoluções tecnológicas impactando nosso mundo, ter essas pessoas na equipe faz toda a diferença nas empresas.
Locais de trabalho modernos exigem que todos os funcionários possuam soft skills, não somente para alcançar resultados nas vendas, mas também para se ter um ótimo ambiente de trabalho.
Conviver com pessoas emocionalmente estáveis num ambiente de trabalho cria uma cultura que faz toda a diferença a seu favor frente a concorrência com aumento de produtividade, satisfação e orgulho do colaborador de trabalhar nesta empresa.
Quando se fala da cultura de uma empresa, estamos falando de competências comportamentais.
Quando vemos a história de sucesso do Nubank, é claramente as soft skills da sua equipe que o tornaram esse unicórnio brasileiro. Afinal o que mais se destaca no Nubank é o seu atendimento ao cliente, a sua equipe tem soft skills que aparecem muito forte como a orientação para servir, a criatividade, comunicação clara, coordenação com os outros e a inteligência emocional.
E num mundo cada vez mais tecnológico, automatizado, robótico, com máquinas substituindo fazeres dos humanos, os trabalhadores mais valorizados serão os que desenvolvem suas #competênciascomportamentais.
E você o que pensa?