Soluções criativas utilizando o positivismo
Qual o impacto do positivismo na criatividade?
Consegue imaginar uma pessoa sendo criativa na negatividade? Pode acontecer, porém me pergunto: como será o resultado? Negativo ou parcialmente bom.
O convite hoje é manter o olhar positivo e a partir dele: criar e inovar. Riscos existem para serem mapeados e trabalhados, não para serem ignorados ou abominados.
Na minha história profissional, atuei 25 anos na área de projetos e um dos focos da equipe era mapear os riscos e definir contingência para cada risco. O ganho vinha no momento da concretização do risco, com uma resposta rápida e racional, o que gerava agilidade na entrega e foco na solução, dando oportunidade ao time de manter o alinhamento positivo com a entrega, sem pressão ou conflitos negativos.
Hoje, com a rapidez necessária para o tempo de resposta e a criatividade que somos convidados a apresentar na busca de alternativas, o positivismo ou o foco em solução, passa a ser uma competência requisitada pelas empresas e valorizada pelas equipes.
Susan Jeffers no livro O Caminho do artista aponta: "Fomos ensinados a acreditar que pessimismo equivale a realismo e que otimismo equivale a algo irreal e eu assino embaixo. Para mim o irreal é aquilo em que nunca pensamos, é o desconhecido ou inatingível e quando praticamos um novo olhar com otimismo, com positividade, transformamos o irreal em real, desenhando possibilidades não imaginadas. Então eu pergunto à você: se algo não está bom, o que dentro da sua história levou você a vencer um desafio semelhante? O que você pode fazer hoje que gerará um resultado diferente amanhã?
Acredite em seu potencial de solução de problemas complexos, foque a solução e aplique o positivismo.
www.movingforward.com.br