A sombra que você não vê
Estamos cercados de pessoas e processos e ocupamos grande parte do nosso tempo com os incêndios diários, com as rotinas e com o corre-corre das organizações. A “reclamação”é geral, pouquíssimo conseguem tempo para ver as coisas que estão diante de si mesmos .
Quanto mais me aprofundo nas conversas com executivos, mas percebo uma sombra que acompanha cada um deles, a chamada sombra de si mesmo.
Estamos infectados e intoxicados por atitudes mentais negativas, estamos pessimistas diante de um país cheio de barbáries comportamentais e o que sempre pergunto para as pessoas é: Como você vai sobreviver a isso tudo.
Alguns negam a realidade e decidem viver num conto de fadas, outros se entristecem e desistem de fazer acontecer, um terceiro grupo fomenta ainda mais o “ódio”coletivo e o ultimo grupo, pouquíssimos executivos, me dizem que querem fazer diferente, que querem encontrar um espaço para despertar em si e em seus liderados a vontade de fazer o extraordinário.
Quero escrever exatamente sobre este quarto grupo. Não temos muitas escolhas se quisermos sobreviver mentalmente sadios ao cenário presente, então atitude mental positive é a sombra que existe em todos nós. Ela está lá, sempre presente em nosso mindset, mas passa desapercebida no dia a dia, pois as toxidades organizacionais acabam “nublando”a nossa percepção. Esta atitude mental não é sobre ver as coisas de forma positiva, transformar o ruim em bom, viver no mundo de “Polyana”, mas é a crença de que você pode e consegue reagir a determinadas situações difíceis em prol de si mesmo.
Se você é um dos executivos, que já percebeu que tem estado mais moroso emocionalmente, que tem se deixado embebedar pelo negativos, aqui vão algumas dicas:
1. Atitude Mental Positiva é uma decisão. Então você precisa se autovigiar para não se intoxicar com o oposto dela;
2. Aprenda a reforçar a sua crença de que você consegue elaborar estratégias para a realização de seus objetivos;
3. Obtenha equílibrio emocional;
4. Saiba ser otimista nas situações cotidianas;
5. Converse com pessoas positivas e afaste-se das pessoas tóxicas;
6. Tenha em mente que o pessimista é um desistidor crônico, então insista nas coisas que você acredita e aja positivamente.
Seu cérebro funciona com reforços mentais, então quanto mais próximo você estiver de fazer as coisas com Atitude Mental Positiva, mais você acreditará que o esforço vale a pena. A Atitude Mental Negativa faz você acreditar que:
1. Não vou tentar fazer as coisas de forma diferente pois sei que não obterei sucesso em um curto prazo;
2. Jamais vou confiar nas pessoas, porque todos querem passar por cima de mim;
3. Evito conflitos, mesmo que construtivos, porque as pessoas me julgam negativamente;
4. Como as pessoas sempre me criticam, por que não posso criticar as pessoas?
Autogerencie sua sombra e ganhe em bem-estar. Para liderar precisamos estar inteiros, então por que não colocar nosso esforço em gerenciarmos a nós mesmo antes gerenciar o outro. Arrume tempo para observar sua sombra. Não se junte ao mundo dos cegos emocionais.
A melhor hora é A G O R A, amanhã, você poderá ter perdido a oportunidade de se colocar em pé.
Otimismo com foco na realidade interna e protagonismo. Por que não?
MCC - Master Certified Coaching |Coaching Executivo, Liderança e Carreiras | Desenvolvimento de Líderes: Imunidade à Mudança, Inteligência Positiva, Liderança Generativa | Workshops e Palestras
6 mLivia Mandelli que texto provocador! Apesar de parecer tocar no que todos já conseguem falar da boca para fora, você escreveu de um jeito que me deu vontade de compartilhar e provocar muitos executivos e pessoas proximas. Adorei... me instigou! Senti como se eu estivesse escutando Pedro Mandelli seu querido pai e parceiro de tantos anos: soco no estomago e vontade de mais movimento para contribuir com as mudanças de mindset.
Consultor, professor e autor
7 aE no incendio que aparece a competencia, a bravura, os valores , a perspicacia e o treinamento recebido de um bombeiro! Nao espere o ambiente aquietar-se, corra! Este e o recado da Livia!!!