SOMOS TODOS AGENTES DE MUDANÇA
Quem já trabalhou comigo com certeza já me ouviu dizer essa frase: “Somos todos agentes de mudança.”
E aí você concorda com essa afirmação?
Trabalhando para grandes corporações nacionais e internacionais em mais de 20 anos dedicados a Tecnologia da Informação aprendi que um sistema se constrói de uma ideia base, mas se mantém vivo a partir de várias pequenas ideias que nascem após seus mapeamentos iniciais e continuam após a sua primeira versão ser liberada.
Um sistema é um organismo vivo e mutável que se aprimora a cada dia a partir das contribuições de quem o desenvolve e de quem o utiliza, por isso a participação do time de desenvolvedores, QAs, DBAs, Arquitetos, DevOps e principalmente do time de negócios é de suma importância para garantir o valor do produto, serviço ou sistema que está sendo desenvolvido.
Mas como desenvolver esse espírito de mudança no time? A palavra-chave aqui é “empowerment”!
Como líder como você tem que empoderar seu time, delegar atividades e tarefas e acompanhar a evolução.
A gestão de pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação.
Como gestor qual é o estilo de liderança você tem praticado ultimamente? Não precisa responder para mim e sim para você mesmo de uma forma muito honesta e autorreflexiva.
Um time que prática a mudança é um time empoderado, que tem metas claras, sabe para onde e o que tem que fazer para alcançar os objetivos propostos. Mas se a comunicação não é clara ou não existe a máxima que diz “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” vai ser aplicada e isso pode custar um bom dinheiro que não é seu e sim da empresa.
Recomendados pelo LinkedIn
Um time que sabe para onde tem que ir e porque está indo numa determinada direção é um time comprometido com resultados, qualidade e principalmente com propósito. Isso só é possível como comunicação clara, confiança e liderança inspiradora.
Times de alta performance não se formam da noite para o dia, assim como bons gestores não nascem em árvores. Tudo tem que ser construído, lapidado e melhorado. Passamos pela era VUCA [Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade)], depois MUVUCA (Meaningfull-Propósito e Universal + VUCA), revoluções e evoluções provocadas pela pandemia do COVID e agora vivemos um novo ciclo de mudanças através da IA (Inteligência Artificial) e tudo isso só é possível graças a milhares de agentes de mudança famosos e anônimos que tem liberdade para expressar sua inquietude com o que está ao seu redor.
Exercer tarefas ligadas a liderança e gestão significa que todos os dias é um novo começo onde devemos sempre nos perguntar: “Como posso fazer a diferença hoje?”.
Essa resposta não vem fácil e por isso o exercício diário em busca da melhoria contínua se faz necessário.
Saiba onde você como gestor que chegar, comunique-se com clareza, faça o que precisa ser feito e seu time com certeza o seguirá. Seguimos aqueles que nos inspiram e nos mostram caminhos, paramos ou pior andamos em círculos quando não sabemos para onde ir.
A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.