Sororidade: amor, solidariedade e respeito entre nós, mulheres
É bem provável que você ainda não tenha ouvido essa palavra ou, se ouviu, não sabe muito bem qual é seu significado. Pois bem, não se sinta culpada: essa palavra não existe no dicionário, mas prefiro acreditar que é um estado temporário, pois ainda se falará cada vez mais a respeito.
.
#Sororidade é uma palavra originada do latim, SOROR = IRMÃS + #OLIDARIEDADE. Sim, agora sabemos o significado!!! (aplausos)... mas, o que importa, de fato, é a #representatividade desta palavra em sua rotina, mulher!
.
Este é um conceito ainda pouco usado em nossa sociedade, mas que, certamente, você já aplicou na sua vida sem saber. Sabe aquele lance de participar de grupos de mães, ou de mulheres #empreendedoras e dividir experiências, indicar médicos, promoções de fralda, procurar por algum tipo de serviço dentre “as” membros do grupo e indicar à família e amigos? Então, você já pratica e está no caminho certo!
.
Esqueça a ideia de que mulheres sempre são rivais e que disputam a qualquer custo a atenção dos homens, o cargo na empresa, a coroa de rainha do baile.
.
Sororidade é um substantivo com o significado exatamente oposto a esses paradigmas. Ele representa a união entre mulheres em várias dimensões da vida e reflete de maneira exata a expressão "não somos concorrentes, somos irmãs". Mas como expandir isso para sua vida além grupo?
.
Temos que admitir que vivemos em um mundo no qual ainda somos acostumadas a crescer e pensar dentro de uma “caixinha machista”, cercada por preconceitos e padrões de comportamento. É comum ainda dar aquela escorregada e, de vez em quando, julgar outra mulher, por conta da forma que ela age ou como ela se veste.
.
Praticar a sororidade vai contra todos esses discursos machistas pré-concebidos, que ainda afirmam que “mulher não consegue ser amiga de outra mulher”.
.
Que tal se solidarizar com as mulheres ao seu redor e criar laços genuinamente femininos, ao invés de brigarmos umas com as outras? Compartilhe essa ideia!