Sou desorganizado. E agora?
Organização é:
"Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos".
Organização também pode ser:
A execução de funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia.
Beleza. Agora você já sabe o que é e como se organizar. Vai lá.
Grande abraço e boa sorte :)
...
Frustado né?
É, eu sei.
Sabe essas definições que você acabou de ler? Eu as retirei após uma pesquisa de aproximadamente 0,46758 segundos no Google.
"Como organizar minha vida" foi a pergunta. E o Google respondeu. Mas, definitivamente, não ajudou.
Vou ser sincero: este texto não tem a intenção de trazer 10 passos infalíveis sobre como organizar sua vida pessoal e financeira. Nesta imensidão que é a internet você encontra isso em um estalar de dedos (ou, aproximadamente, 0,46758).
Mas trarei, humildemente, ideias de como a execução de pequenos passos podem te ajudar a concluir o seus maiores objetivos.
Quer entender como um completo desorganizado se tornou uma pessoa regrada e viciada em processos? Se liga.
Sou desorganizado. Ponto.
Sempre fui desorganizado. E nunca, em sã consciência, admiti isso.
Seja as inúmeras provas e papéis que acumulavam por décadas dentro da minha bolsa escolar, até a descoberta do maravilhoso mundo do cartão de crédito. Eu era um desastre.
Por ser um ser-humano de Humanas (rs) tinha em mente que ser organizado era característica dedicada somente à pessoas com vocação para a área de Exatas.
Seja no trato com os números das finanças pessoais até as mais complexas divisões de fichário no Colégio, uma coisa sempre foi muito clara: aquele mundo não era para mim. Ou, pelo menos, acreditava que não.
Involuntariamente eu criei um Guilherme desorganizado e que acreditava não ser minimamente capaz de organizar as coisas. Era o início do fim.
Quero mudar. Mas como?
Não sabia. E tinha preguiça de saber.
Já citei aqui como o desconhecido é um pavor pra humanidade. Enfrentá-lo então, nem se fala. E adivinha: ser organizado, para mim, era um completo obscuro.
Mas a partir de um episódio financeiro (que não convém citar neste texto pela sua imensa extensão) decidi que não queria mais ser a desorganização em pessoa.
Pronto. Beleza. Agora vai!
...
Vou pra onde? Como vou? O que ler? Quem seguir? Como fazer? Etc, etc, etc..
Primeiramente..
Ouça.
Nossa. Uau. Que dica relevante Guilherme. Parabéns.
É, eu também pensava isso quando me davam essa dica. E fazia exatamente o contrário do que mandavam: não ouvia.
Quer ser organizado? Escute quem quer te ajudar!
Se tem algo que possa te afirmar com absoluta certeza é que a visão de quem está fora, SEMPRE, pode ser relevante.
Claro, menos os vizinhos palpiteiros de plantão. Mas isso não vem ao caso.
Se cerque de pessoas que queiram realmente te ajudar e quem tenham uma visão mais ampla de como anda sua vida, seja ela financeira, pessoal ou profissional.
Nunca subestime um conselho ou uma palavra amiga.
Leia.
Quer se organizar financeiramente? Nathalia Arcuri e Gustavo Cerbasi.
Quer organizar seus afazeres profissionais? Trello ou Google Keep
Quer organizar seu dia-a-dia? Pense.
Sim, pense.
De acordo com um artigo publicado pela Dr. Stephanie Stima, pensar e planejar nossas ações do dia ao acordar é um passo essencial para acelerar nossa produtividade.
When you wake up with a plan, you conserve that precious morning energy otherwise wasted on prioritizing tasks. We only have a finite amount of brain juice for decision-making each day, so any way to lighten the load for our future selves is a powerful gift.
A internet é um enorme e vasto mundão, que está lotado de conteúdos didáticos e de pessoas que querem ajudar outras pessoas a solucionarem seus problemas.
Dica: Faça bom uso do seu 3g e procure conteúdo de qualidade. Aquela corrente do Pablo Vittar no WhatsApp pode esperar, te garanto.
Pratique.
O principal slogan de uma das maiores (quiçá a maior) marca de artigos esportivos do mundo é mais do que uma simples frase de efeito.
Não adianta ler, ouvir, aprender e não praticar!
Rabisque suas finanças. Coloque no papel suas tarefas diárias. Organize em etapas seus processos profissionais.
Não tem jeito amigão. Quer botar tudo em ordem: pratique.
Adianto: Vai doer.
Mas, sinto-lhe informar, não existe outra solução.
Não caia na ilusão que após toda sua leitura e aprendizado, tudo irá se organizar maravilhosamente de uma hora para outra. Também não caia naquele mantra: "Agora já sei como faz, tá tudo na minha cabeça".
Só se aprende fazendo. E errando. Muito.
Mas acredite, com um minimo de organização, seus erros vão fazer exatamente assim:
O que eu vou falar agora é a coisa mais clichê do mundo, mas constantemente as pessoas se esquecem disso:
Você é capaz!
Nunca duvide disso. Do it!
----
E você? Também é viciado em processos? Me conta o que você faz pra se tornar cada vez mais organizado e produtivo. Vamos crescer juntos! :)
Mestre em Economia Ambiental
6 aVdddd...kkk...Tenho um pouco disso, mas sem sofrência. Me apego ao que comenta por aí: A boa notícia é que pessoas desorganizadas costumam ser as mais criativas.
Ale Representações - Somos seu elo com os melhores fornecedores para o setor da construção civil.
6 aTá bom! Aposto que andou me espionando kkkk. Confesso que já estou me policiando para pôr a mão na massa e não procrastinar. Obrigada pelo excelente texto.
Mestre Jedi em Marketing / Escrita Criativa / Copywriter
6 aE eu sou outro Guilherme, de humanas também, mas que sempre fui chato demais por ser organizado. hahaha Porém, contudo, todavia, ainda pecava na organização do meu dia (ainda peco, aliás). Isso acho que é o mais difícil. Minhas dicas, a quem possa interessar, é usar o google agenda pra organizar tudo, o Habitica pra tornar a parte de executar tarefas divertida e didática e ter a ajuda de uma agenda física também. Mas tudo isso não serve de nada se a gente não souber deixar o celular de lado. Ahhhh como isso me mata! Mesmo o mais organizado vira uma máquina de procrastinar quando o celular está ligado. Não é fácil, meu chará!! Mas a gente vai tentando, né!? :D