SSD ou HD?

SSD ou HD?

SSD ou HD? Por que o SSD é na grande maioria dos casos a melhor escolha?

Decidir sobre um equipamento com SSD ou HDD costuma gerar muitas dúvidas, uma vez que basicamente ambos realizam o mesmo papel que é o armazenamento de dados. No entanto existem diferenças tecnológicas importantes que trazem vantagens e desvantagens e podem impactar e influenciar significativamente no seu uso.

Começando pelo começo, você sabe o que é um HD ou HDD? Em 1956, a IBM apresentou o primeiro HD do mundo, com 5 MB de capacidade e do tamanho de uma geladeira! O disco rígido chamado pela sua sigla em Inglês HD (Hard Disk) ou HDD (Hard Disc Drive) é um dos principais componentes do computador, nele são armazenadas as instruções do sistema operacional e ao mesmo tempo guardar tudo que você precisa: fotos, músicas, vídeos, documentos! Todas as informações gravadas, são lidas ou escritas por meio de um processo magnético E o SSD? Ainda que a tecnologia também existisse desde os anos 50, os SSDs só se tornaram viáveis para computadores pessoais no final dos anos 2000. O SSD tem exatamente a mesma função que o HDD, mas é um drive em estado sólido (Solid State Drive), usam chips de memória flash! Isso significa que o tempo de acesso aos dados é muito menor, proporcionando uma experiência muito mais rápida Mas quais seriam então as vantagens do SSD?

Velocidade: O SSD é muito mais rápido que o HDD em praticamente todas as tarefas:

Inicialização do sistema operacional: Em um equipamento com HDD, o computador liga, carrega a barra de tarefas e a área de trabalho, de forma demorada, muitos em mais de um minuto, mas equipamentos com o SSD, você diz adeus a esse tempo de espera! O computador liga em questão de segundos e pronto para uso! Uso e abertura de programas: Acesse seus programas quase que instantaneamente, na velocidade da luz se comparado ao tempo de espera do HDD

Transferência de arquivos: Mova arquivos grandes com rapidez impressionante, como a taxa de leitura e gravação de dados de um SSD em comparação o HDD é de no mínimo 6 vezes mais rápida! Muitas vezes até muito mais que isso dependendo da marca, modelo e tecnologia empregada no SSD.

Desempenho: O SSD proporciona um sistema mais fluido e responsivo, ideal para quem exige o máximo da máquina. Tanto para uso doméstico quanto profissional a diferença de uso é incomparável, traduzindo em performance e rendimento!

Ruído: SSDs são silenciosos. Como não tem partes mecânicas nem móveis, é livre do barulho comum e muitas vezes irritante dos HDDs.

Durabilidade: Sem partes móveis, os SSDs são mais resistentes a quedas e vibrações.

Consumo de energia: Os SSDs consomem muito menos energia! E se você usa um notebook, você sente a diferença na autonomia da bateria.

Mas e as desvantagens do SSD, quais seriam?

Preço: Hoje são muito mais baratos que há alguns anos atrás, mas levando em consideração ao seu tamanho ou capacidade, SSDs ainda são mais caros por GB do que os HDDs.

Capacidade: SSDs geralmente oferecem menos espaço de armazenamento que os HDs.

Desgaste: Como o SSD é uma memória, possui um ciclo de gravações limitado. Mas não se preocupe, para a maioria dos usuários, a sua vida útil é mais do que suficiente.

E quais seriam então as vantagens do HDD? O HDD apesar de ser mais lento que o SSD, é um experiente veterano com algumas vantagens imbatíveis: Preço: Falando em valores, o HDD é o campeão de custo-benefício, oferecendo muito mais capacidade de armazenamento por um preço menor.

Capacidade: Se você precisa de muito espaço para armazenar seus dados, o HDD é a escolha ideal.

Durabilidade: Os HDDs possuem uma vida útil longa e são menos suscetíveis a falhas por desgaste.

Como desvantagens do HDD, posso citar as principais: Lentidão: O HDD é consideravelmente mais lento que o SSD em quase todas as tarefas, o que aumenta o tempo para realizar as tarefas e pode frustrar usuários normais, quem dirá aos que exigem alto desempenho.

Ruído: O HDD tradicional emite um ruído/zumbido irritante durante o uso, o que pode ser incômodo em ambientes silenciosos.

Fragilidade: Quedas e vibrações podem danificar os braços de leitura e gravação e os pratos magnéticos do HDD, causando defeito ou no mínimo perda de dados. HDD vs SSD

O SSD é superior em velocidade, desempenho, ruído, durabilidade e consumo de energia. O HDD ainda leva vantagem no preço e na capacidade de armazenamento.

Hoje praticamente todas as máquinas saem de fábrica com um SSD, mas se o seu equipamento ainda não tem, o SSD é a melhor escolha. A diferença de preço diminuiu consideravelmente e os benefícios em termos de desempenho e experiência do usuário são indiscutíveis.

Eu mostro aos meus clientes que um deve ser combinado do outro, que ambos podem e devem sempre que possível estar presentes no equipamento.

O SSD é ideal para rodar o Sistema operacional, ele garante inicialização rápida e fluidez no uso diário de programas, jogos, edição de vídeos, fotos, músicas! O HDD oferece grande capacidade de armazenamento a um custo mais baixo é ideal para armazenamento de arquivos e dados e principalmente como backup dos dados do SSD! Quer saber se o seu equipamento ou seus equipamentos podem ser atualizados e terem um SSD instalado?

Teremos prazer em ajudar! TECHNOLEO, atendimento diferenciado com excelência em TI, tudo isso por um valor justo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos