Start again: não tenha medo de recomeçar
Quando sai da faculdade em 2015, o mercado não estava nem um pouco promissor. Logo, por insistência dos meus pais, eu fui estudar para concurso público enquanto aguardava alguma oportunidade no mercado. Me dediquei bastante e só bati na trave em todos os concursos que prestei. Enfim, consegui uma vaga em um hotel 5 estrelas de Goiânia e assim, minha carreira na iniciativa privada começou e qualquer foco no serviço público desapareceu. Quando achava que estava tudo bem, fui demitida por corte de pessoal e então tive que RECOMEÇAR.
Confesso que eu me encontrei na iniciativa privada. A rotina sempre agitada, o foco em alcançar resultados e a competitividade, me encanta. Então, lá fui eu atrás de outra oportunidade. Entrei para o maior grupo de moda masculina do Centro-Oeste e assim teve inicio um período surreal na minha carreira. Fiz coisas tão incríveis no marketing dessa empresa que tenho um grande orgulho quando olho para trás.
Foram 4 anos de muita entrega às empresas pelas quais passei e também de aperfeiçoamento com MBA, cursos de curta duração, inúmeras viagens e muito aprendizado prático que só o dia a dia oferece. Em 2017, no auge da minha carreira na iniciativa privada, me convocaram para assumir um cargo público numa pequena cidade no interior de Goiás. Pensei muito e decidi não aceitar. Muitos me chamaram de louca por recusar um concurso, mas só eu entendia os motivos que me fizeram tomar aquela decisão naquele momento.
Por minha escolha, eu comecei a sacrificar todo o resto da minha vida pela minha carreira. Trabalhava da hora que acordava até a hora que ia dormir, não me alimentava direito, não fazia atividades físicas, não tinha vida familiar e social, mal conseguia estudar (custava ler um livro aqui e ali). O preço começou a ser muito alto e meu corpo e minha mente começaram a pedir arrego. Foi quando eu decidi pedir demissão, sem qualquer tipo de plano B e reserva financeira e RECOMEÇAR.
Quando digo recomeçar, foi recomeçar MESMO. Sai do meu antigo emprego, cansada, fragilizada e cheguei a pensar que a minha carreira nunca mais teria o mesmo vigor que um dia teve. Com muito empenho e respeitando o meu tempo de me recompor e também com acompanhamento médico, com o retorno de atividades físicas e uma boa alimentação, além do foco nos estudos, eu vi a esperança de um novo capítulo da minha vida surgir. Quando dei por mim, comecei a empreender.
Durante toda a minha carreira tratei de fazer e manter uma rede de contatos. Essas pessoas gostavam de mim e sabiam como era o meu trabalho, portanto, foi dessa forma que a oportunidade de empreender e atender várias empresas surgiram. Assim fiquei por 4 meses, me descobrindo nesse novo caminho, até que no dia 27/12/18 uma nova convocação surgiu para assumir o cargo de Relações Públicas no novo campus da Universidade Federal de Goiás, onde eu me graduei. Dessa vez o cenário era diferente e eu senti que para aquela oportunidade estar batendo na minha porta novamente, tinha que ter alguma coisa e eu resolvi RECOMEÇAR, mas sem abandonar o meu sonho de empreender.
Na próxima semana, eu entrarei em exercício como servidora pública federal e em paralelo estou montando meu negócio com uma sócia incrível. Não sei o que vai acontecer, mas uma convicção eu tenho: vou me empenhar ao máximo para tudo isso dar certo e se mesmo assim eu tiver que recomeçar: eu recomeçarei!
Toda essa história que é sobre mim, na verdade é para compartilhar com você o que eu aprendi:
1- Nada que tira a sua paz, vale a pena! Se um emprego, um relacionamento, uma faculdade está te consumindo a ponto de você não ter mais motivação, repense! Mudar a rota não é fácil, mas é necessário e libertador.
2- A Nathalia Arcuri no livro Me Poupe! trouxe uma ordem de prioridade que eu concordo plenamente e te encorajo a aplicar na sua vida também. Primeiro, foque nos estudos (é o conhecimento que te faz avançar); em segundo lugar, priorize o networking (porque são pessoas que movem o mundo e você precisa delas para aprender e crescer); e por último, se dedique ao trabalho (ficar 12h por dia dentro de um escritório NÃO vai te fazer ser uma pessoa de sucesso ou feliz).
3- Podemos e DEVEMOS planejar nossa vida, mas saiba que o que precisa acontecer para te levar para o próximo desafio, vai acontecer no momento certo, se você se empenhar para isso. Acredite que a vida também faz a sua parte. Tenha fé!
4- Seja uma pessoa com mindset de crescimento! Olhe para o fracasso e não procure culpados. Veja uma oportunidade de aprender com qualquer situação ruim. Tire lições disso e crie métodos para avançar. Também não olhe para a grama do vizinho e se compare. Não procure ser melhor que os outros: procure ser o MELHOR que você pode ser. Michael Jordan é conhecido como o gênio do basquete e sabe o que é mais incrível nele? Mesmo no topo, ele nunca deixou de se aperfeiçoar. Era o próprio gênio melhorando a sua genialidade.
5- Marc Randolph (cofundador da Netflix) disse em uma palestra que eu participei em SP que você não precisa ser o melhor e o maior para ter sucesso e nem precisa ter tratamento especial. Você apenas precisa ter tolerância ao risco e fazer alguma coisa!
Te contei a minha história para te mostrar que todos nós podemos recomeçar. Até quando você vai se conformar em viver a sua vida de forma tão pequena pelo medo de recomeçar? Claro que você pode se preparar para esse momento (como eu NÃO fiz hehe), mas não se permita viver mais um ano apenas sonhando com o que você deseja. Walt Disney disse que se você pode sonhar, você pode fazer.
E aí, está preparado para FAZER o seu recomeço?
Marketing | Comunicação | Inbound | Liderança | Gestão de Projetos | B2B | Eventos
5 aQue texto, que história! Só admiração por você... Te desejo só sucesso!