STARTUP WEEKEND CRICIÚMA - SC
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". Albert Einstein. Quem participa do evento Startup Weekend jamais será o mesmo, sai transformado do evento. Não importa se é organizador(a), mentor(a) ou participante.
No último final de semana (8, 9 e 10abr) aconteceu em Criciúma - SC mais uma edição do evento global. Eu já havia participado de outras edições do evento, como participante (4 vezes) e agora como mentora e o aprendizado e networking foram incríveis.
O evento foi criado pela Techstars, empresa americana de aceleração de sementes, fundada em Boulder, Colorado em 2006. É uma rede global de líderes e empreendedores em uma missão de inspirar, educar e capacitar pessoas e equipes.
As fases da metodologia incluem desde a criação ideia, qual a dor/problema que resolve, validação do problema, qual a solução, validação da solução, criação de modelo de negócios, MVP, design, validação de mercado, PITC tudo em um ambiente de equipe amigável e colaborativo com presença e ajuda de mentores todo o tempo. Tudo com uma metodologia validada chamada Zero to Hero em apenas 54 horas. O Zero to Hero serve para ajudar os empreendedores a traçar uma linha lógica, entre a ideia (zero) e o pitch (hero).
Tudo começa na Sexta-feira. As etapas do Zero To Hero geralmente são:
Zero: ponto inicial ou ponto de partida. Quem tem uma ideia compartilha aos demais participantes.
Ideia: As ideias vão para votação de todos e as mais votadas são escolhidas e formam-se os times.
Durante o sábado e domingo os times trabalham no desenvolvimento da sua Startup. Durante todo o tempo são realizadas as capacitações de cada fases da metodologia sempre com o apoio dos mentores.
Identificar e Validar o Problema: verificar se o problema ou a dor é real e quem sofre do problema. Ressaltando que o processo de validação deve ser uma preocupação contínua em qualquer startup, entender como o produto se adequa às necessidades do cliente e o que deve ser feito para deixá-lo mais atrativo. No SW você aprende a amar o problema e não a solução, pois esse é o caminho;
Recomendados pelo LinkedIn
Propor e Validar a Solução: tendo o problema validado é hora de pensar na solução e validar com as pessoas que sofrem com aquela dor, como resolvem atualmente e como gostariam de resolver;
MVP: Mínimo Produto Viável ou solução mínima que se coloca à disposição do público-alvo para feedbacks;
Concorrentes: quais as alternativas que existem no mercado, mostre os diferenciais da solução ou como a solução é melhor ou diferentes daquelas existentes no mercado;
Modelo de negócio e Modelo de receita: O Modelo de receita de uma startup mostra como ela vai ganhar dinheiro ou o formato pelo qual o cliente vai pagar pela aquisição do produto ou serviço. O modelo de negócio é a estrutura composta por todos os aspectos de uma empresa, incluindo modelos de receitas e fluxos de receitas, e descreve como todos eles funcionam juntos.
Pitch: é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidora, investidor ou cliente) pelo seu negócio.
Convém ressaltar que os organizadores e mentores são todos voluntários, pessoas que acreditam no modelo de imersão para desenvolver PESSOAS e NEGÓCIOS.
O evento é sem fins lucrativos todo valor arrecadado é investido nele mesmo, visa o fortalecimento do empreendedorismo, inovação, principalmente no ecossistema regional. Para que esse movimento se fortaleça é muito importante que o setor público e privado acredite no impacto positivo do evento e colaborem para o desenvolvimento econômico e social das pessoas e da região.
Docente e Pesquisador na Universidade de São Paulo
2 aParabéns