Storytelling, aprenda a contar histórias para promover a confiança

Storytelling, aprenda a contar histórias para promover a confiança

Nas organizações de autogestão, assim como nas hierarquias, confiança é o tempero secreto da produtividade e da colaboração prazerosa. Mas é difícil para ela desabrochar quando todos estão escondendo, até certo grau, atrás de uma máscara profissional. Nós não perdemos apenas produtividade, num nível mais profundo, nossa humanidade se sente traída pelas relações superficiais que temos quando não nos engajamos com os outros num nível realmente importante.

Se o que queremos são locais de trabalho de confiança, se esperamos relações profundas, ricas e significativas, temos que revelar mais quem nós somos. Quanto mais você sabe sobre a trajetória de outra pessoa, menos a possibilidade de se desconfiar ou de não gostar dela. Quer saber como criar confiança relacional? Aprenda mais sobre cada um. Aprenda com perguntas simples que podem ser inseridas nos afazeres do trabalho, criando locais de trabalho que não são só empregam pessoas.

Pessoas compram de pessoas com quem se sentem confortáveis, pessoas que eles consideram amigas.

Os negócios, assim como a vida, se resumem em como você faz as pessoas se sentirem. As histórias ajudam as pessoas a sentir tudo mais profundamente e a interiorizar os comportamentos que você espera que sua equipe desenvolva.

Qualquer pessoa pode construir uma história em três passos:

1)     Obtenha a atenção de seus ouvintes com uma questão ou desafio inesperado.

2)     Ofereça a eles uma experiência emocional, contando-lhes uma história de superação de dificuldades que, por fim, levará à conquista do desafio.

3)     Estimule-os com um chamado final para a ação.

O storytelling, por definição, requer performance. Uma narrativa forte não é suficiente. A desenvoltura é composta por algumas das ferramentas abaixo:

Paixão: É quase impossível ser um storyteller bem-sucedido sem paixão. A paixão leva à energia, entusiasmo e emoção, fica muito difícil prender a atenção do público.

Sorrisos: Você pensa que sorrir é fácil. Quando estamos felizes, sorrimos. Por que, então, a maioria dos executivos parece estar infeliz quando grava um vídeo? Os sorrisos são raros em vídeos profissionais, mais onipresentes no rosto das personalidades de TV. Lembre-se de que contar histórias é sempre sobre emoções, e sorrir se relaciona à mais forte reação emocional.

Conversa: Todos nós já ouvimos falar de pessoas que parecem “pomposas”, “formais” ou “rígidas”. Essas palavras descrevem a mesma coisa: alguém que não soa natural. Queremos fazer negócios com alguém de quem gostamos, alguém como um amigo com quem conversamos durante o jantar.

Os lideres empresariais têm contado cada vez mais com vídeos para disseminar suas histórias de transformação na companhia.

Líderes de sucesso motivam suas equipes com histórias que narram o cenário atrás da missão, do proposito e da visão da companhia. As pessoas não se importam com o modo como deveriam fazer o seu trabalho até entenderem por que o estão fazendo.

Quatro palavras explicam a habilidade de construir fortes relações comerciais baseadas em confiança: EU SOU COMO VOCÊ. As pessoas querem fazer negócios com alguém de quem gostem e em que confiem. A transparência faz com que as pessoas gostem e confiem em você. As pessoas se importam e são motivadas ao serem inspiradas e ao saberem que estão trabalhando com outras pessoas boas, comprando delas ou trabalhando para elas.

Se você conseguir fazer alguém sentir-se bem comigo mesmo, essa pessoa passará a amá-lo por isso. Ela será leal a você. Se conseguir fazer alguém se sentir melhor sobre si mesmo, você acertou na loteria. É o tiro certeiro das relações humanas.

Fonte de inspiração: Livro Storytelling


Outro artigo relacionado ao assunto:

7 gestos manuais para levar as pessoas a ouvi-lo, veja com o auxílio do infográfico

07 lições do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” para os nossos relacionamentos na vida pessoal e profissional.

Neurovendas: Venda para a mente, não ao cliente


Raimundo Ribeiro

Executivo da área comercial, Educador Executivo, Master Practitioner em PNL e apaixonado por: Liderança e sua essência; Desenvolvimento de pessoas na sua vida pessoal e profissional; Negociação e Vendas; Psicologia e leitura de livros; Palestrante Provocativo e Inspiracional.

Estou à disposição, quer saber mais? Que tal mandar uma mensagem e/ou me seguir no Linkedin ou Instagram:

Messias Cruz

Análise de Dados | Prevenção à Fraude | Segurança da Informação | Cibersegurança Consultoria e Comunicação Corporativa | Palestras e Treinamentos | Inteligência Artificial

8 m

Excelente exposição! Perfeição atrai, mas o imperfeito conecta. A vulnerabilidade é essencial para construir confiança e engajamento especialmente através do storytelling. O processo de revelar nossas histórias pessoais e desafios superados não apenas humaniza as relações, mas também inspira e motiva outros. Obrigado por compartilhar essas valiosas reflexões Raimundo Ribeiro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos