Sua carreira: como se preparar para uma promoção ou transição (parte 1)

Sua carreira: como se preparar para uma promoção ou transição (parte 1)

A maioria dos profissionais visa algum tipo de crescimento. Esse crescimento pode ser de cargo, responsabilidade, autonomia, remuneração ou outros. No final das contas, acredito que todos queremos evoluir. Mas, infelizmente o que acontece em muitos casos é que não fica muito claro qual o caminho para esse crescimento e então o tempo vai passando, a pessoa – que um dia foi um grande potencial – vai se desmotivando e a empresa acaba perdendo um bom colaborador, que poderia construir uma carreira dentro da companhia, por falta de perspectiva de futuro.

Eu mesmo vi isso acontecer várias vezes e, sempre que pude intervir, fiz o que estava sob meu alcance para evitar. Agora resolvi escrever este artigo para tentar alcançar pessoas que não sabem a quem pedir ajuda ou até buscaram, mas não encontraram respostas estruturadas. O conteúdo desse texto vem de 3 diferentes fontes:

               - Literaturas renomadas e artigos – vou citar algumas referências no final do artigo para quem queira se aprofundar;

               - Minhas próprias preparações;

               - Minhas avaliações de candidatos à promoção durante meus 3 anos liderando equipes;

Vou dividir o conteúdo em 2 textos e cada texto em algumas partes específicas, já que é um assunto complexo e são vários fatores que influenciam. Nesse primeiro artigo vou tratar de antes do momento do convite/promoção, ou seja, é o “como chegar lá”. Então vamos lá.

Tenho ambição de crescer, e agora?

Muita coisa precisa ser levada em consideração quando se fala de processo de crescimento profissional e nada pode ser ignorado. A primeira divisão que faço é entre fatores internos ou externos. Os fatores externos são aqueles que não dependem exclusivamente de nós e envolvem outras coisas e pessoas da empresa. São fatores menos importantes, mas podem facilitar muito – ou não – seu processo.

Os dois principais fatores externos que eu elenco são o momento e a cultura da empresa. O momento da empresa define o quanto sua empresa hoje precisa de alguém para a função que você almeja. Empresas em grande expansão geralmente têm necessidade de muitas pessoas em muitos lugares, então propiciam muitas oportunidades. A cultura define o quanto sua empresa, sua área, sua equipe e seu líder acreditam no crescimento das pessoas. Caso você trabalhe em uma companhia sem muitas chances, sem um plano pré-estabelecido de carreira e onde as pessoas não veem muito futuro, pode ser bem mais difícil – porém não impossível – chegar aonde você deseja.

Digo que não é impossível por acreditar muito que os fatores internos são muito mais importantes. Já vi várias vezes pessoas com todos os fatores externos contra e conseguindo tudo. Nada nem ninguém – praticamente – consegue frear quem tem dois fatores internos bem alinhados:

Motivação certa para crescer: quem tem um motivo genuíno para partir para um próximo desafio tem muito mais chance de sucesso, tanto em conseguir quanto depois da mudança. Esse motivo não envolve não gostar do trabalho atual, crescer por achar que é o único caminho possível ou recompensa financeira pura. Uma movimentação feita por qualquer um desses motivos – apenas e/ou principalmente – tem grande chance de fracasso, já que uma nova função exige uma garra grande para lidar com os novos aprendizados, e novas – e geralmente maiores – dificuldades.

Por exemplo, sempre que eu inicio o desenvolvimento de um(a) liderado(a) para um cargo de liderança, eu preciso sentir nele(a) a vontade genuína de liderar, ajudar e desenvolver pessoas. Eu sempre fiz isso pensando puramente na pessoa, já que eu amo promover e odeio ver pessoas de potencial sendo travadas, mas sei que um movimento desses mal feito pode colocar em risco a carreira de uma pessoa boa dentro da empresa.

Momento atual de vida e desejo de vida futura: cada um deve ter exata noção do tipo de vida que deseja e quais concessões está disposto(a) a fazer para chegar a ela. Uma promoção ou movimentação pode envolver mudança de cidade, carga horária maior, estudos fora do horário de trabalho e muitas outras coisas. Quem pensa em ter uma carreira de grande sucesso precisa, em primeiro lugar, saber o que é sucesso para si.

Além da parte mental e de autoconhecimento, em primeiro lugar, se você quer progredir na carreira, precisa entregar resultado. De preferência, um resultado incontestável. Quando eu era vendedor e pensava em me tornar gestor, eu me empenhei em apresentar uma performance boa o suficiente para que nem a pessoa mais crítica da minha equipe tivesse dúvidas de que eu deveria ser reconhecido. Quando recebi o convite para ir ao treinamento de liderança, ouvi do vendedor mais antigo do time dizer “que surpresa!” de forma sarcástica, e isso para mim já foi uma grande alegria. O mínimo necessário é ser bom no que faz, e muito. Tendo garantido isso, é hora de passar para a prática.

Alinhe as expectativas

Se possível, converse com seu gestor a respeito do seu desejo. Se ele tiver a mentalidade correta de um líder, ele poderá encurtar muito seu caminho com bastante feedback e até mesmo um plano de desenvolvimento bem estruturado.

Já vi muita gente não ter o crescimento desejado dentro de uma empresa por conta de seu líder não saber que esse era um desejo da pessoa. Você pode até argumentar que “ele deveria saber”, mas a única maneira de garantir sem depender da empatia alheia é falando, mesmo o que parece óbvio. Estes papos de futuro são importantes até para saber quais são as possibilidades de avanço além das conhecidas. No meu ramo, por exemplo, vi muitos vendedores se tornarem gestores – muitos deles medíocres ou mesmo ruins – por não saberem que podiam avançar em outras direções.

Entregue mais que o esperado

Além de entregar um resultado constante e de qualidade, é preciso ir além. É importante entender uma coisa: ser o melhor na sua função atual não vai garantir a você uma promoção ou movimentação, já vi até ter efeito oposto. O que garante isso é ser a pessoa com o maior potencial para a função desejada.

Segundo o famoso livro Pipeline de Liderança, do professor Ram Charan, para preparar alguém para uma nova posição, essa pessoa precisa ser treinada com as novas habilidades, valores e gestão do tempo necessários, e não as antigas. Eu mesmo como gestor já precisei escolher entre um vendedor quase perfeito e outra pessoa mais preparada para a liderança e optei pela segunda pessoa.

Estude, de todas as maneiras

Use o método da andragogia – aprendizado de adultos – e se desenvolva: leia, converse com referências e trabalhe na prática para aprender as características necessárias. Eu sempre comentei que nada mudou na minha primeira promoção, afinal de contas eu já fazia todas as funções de um líder de polo ainda sendo vendedor.

Uma última dica que eu dou é: seja protagonista do seu desenvolvimento profissional. Não delegue nem terceirize a culpa sobre esse assunto. Não espere que seu gestor seja também o gestor da sua carreira. Eu sempre tive essa preocupação com meus times, mas não é todo líder que pensa assim. Recentemente li o livro “Powerful” da Patty McCord sobre a cultura da Netflix e ela diz que lá, são absolutamente contra os gestores fazerem isso. Não dependa de ninguém, seja dono da sua jornada.

Como prometido, vou deixar aqui duas referências bibliográficas para você que quer se aprofundar no tema de transição de carreira:

Pipeline de Liderança - Ram Charan

Os Primeiros Noventa Dias - Michael Watkins

Gostou do conteúdo? Siga meu perfil e acompanhe os conteúdos, em breve vou postar a continuação desse assunto!

Stephany Nalone

Product Owner | Product Manager | Transformação Digital | Gestão de Negócios | Processos | Ágil | Liderança | TI | Produtos Digitais

3 a
Matthaeus Carvalho

Estrategista CRO na WeConvert | Certificado pela CXL | Consultor de ClickUp

3 a

Excelente. A pró-atividade de entregar mais do que o esperado é uma habilidade que o mercado de trabalho gosta muito.

IMPORTANTISSIMO! MAS SEM INGLÊS A CARREIRA FICA limitada. Bora agora começar o ano melhor ainda, aprimorando seu inglês? Me passa seu contato que irei lhe explicar detalhes

Julio Szalay

Diretor na Casa Julio Tapetes

3 a

Interessante

Wellington de Souza

Adiministração | Universidade Gama Filho

3 a

Ótima informação. Thiago parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos