Sua Carreira x Plantio de uma Arvore
Neste "Post" decide escrever um pouco sobre uma experiência pessoal que tive com o meu filho esta semana, e foi o plantio de arvores.
Algumas semanas atrás semeamos algumas sementes no canteiro de casa, colocamos um espantalho do lado e todos os dias regamos a terra, retiramos as pragas, limpamos as sujeiras que caem. Ele esta super animado.
Nos últimos dias percebemos que algumas mudas estão evoluindo enquanto outras nem tanto.
Isto me fez pensar muito sobre gestão de carreia, e gostaria de dividir com vocês estes pensamentos, fiz uma analogia bem interessante: imaginem sua carreira como a arvore.
No inicio de nossas carreiras imaginamos que plantaremos nossas carreiras em solo fértil, e escolhemos com bastante critério como preparar este terreno, ou qual empresa escolher para trabalhar.
Durante nossa carreira aprendemos como limpar as pragas no terreno, fazemos cursos para auxiliar no cultivo da nossa arvore, várias vezes precisamos também de um espantalho para ajudar a afastar algumas ameaças mais fortes, e por espantalho entenda nossos "padrinho" dentro da empresa ou o famoso "Q.I" (Quem Indica). Sempre aprendemos de como cuidar da nossa arvore, e voltando a minha experiência com o meu filho normalmente o cuidado com as plantas é igual, então porque algumas plantas se desenvolvem melhor que outras?
E isto me vez refletir no solo ou no caso da carreira, na empresa em que plantamos nossa semente.
Este deve ser olhado com tal ou mais critério que a gestão da carreira, pois se por um acaso plantarmos nossa semente em um solo não adequado, por mais que sejamos peritos em cuidar dela dificilmente ela crescera da maneira esperada, e em diversos casos poderá até morrer.
Outro ponto importante é perceber como diversas plantas sentem a necessidade de alterar o local do plantio, como por exemplo quando plantamos a semente em um viveiro de mudas para o desenvolvimento inicial e depois que a muda já começou a se desenvolver transferimos para o solo propriamente dito.
Este mesmo comparativo é de muita utilidade para nossa carreira, percebermos o momento ideal onde devemos ter nossa carreira transferida de uma empresa menor para uma maior pode ajudar e muito no crescimento profissional.
Para outras plantas já é aconselhado o plantio direto no solo sem passar por um viveiro, novamente este comparativo é importante pois precisamos entender que tipo de planta somos, e se nosso caso vale a pena o plantio direto no solo.
Acho que deixei alguns comparativos bem interessantes espero que tenham gostado e até o próximo "Post".
Construction Supervisor
9 aConcordo Matheus Macaferri, e ainda acrescentaria, que as vezes somos forçados a imaginar que certa empresa (ou terreno) é bom para nós, porém o tempo nos faz ver que não, Mas o que está errado? A semente ou o terreno? Na verdade nenhum, somente os perfis é que não se encaixaram....