A importância de focar na experiência dos clientes com deficiência ou com mobilidade reduzida
Você já deve ter ouvido falar que empreender é solucionar uma dor e que é importante ter um propósito, uma missão ou uma causa. Se não ouviu a frase exatamente assim, certamente escutou bastante as palavras dor e propósito.
Propósito é você descobrir a sua razão de existir, fazendo sentido para você e para o outro, e aqui trataremos a palavra sentido como: Atuação com “foco no Humano”.
Por que Humano?
Porque é o que somos, ou deveríamos ser.
Focar no humano, nos permite corrigir a visão turva de analisar o cliente através de uma ótica “comum” e passarmos a inserir as lentes da empatia para percebê-lo pelo olhar inclusivo/realista.
A ótica inclusiva deixa clara a importância de pensar na pessoa idosa, gestante, lactante, com prótese, com criança de colo, obesa, uma pessoa que foi submetida a uma cirurgia e desenvolveu limitações temporárias ou pessoas com deficiência. É olhar também para pessoas que possuem o comprometimento da locomoção e a necessidade de atenção especial ou adaptações nos ambientes.
Não sei se você sabe, mas a inclusão é um ponto tão relevante que existem leis específicas para proporcionar o exercício dos direitos e liberdades fundamentais de pessoas com deficiência.
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) em seu Art. 2º, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”
Ao analisar o artigo, nos chama atenção a seguinte frase: “Obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”
Poderíamos dizer então que, ser inclusivo, seria proporcionar a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na sociedade, em igual condição às demais pessoas, certo?
Com base nisso, já pensou qual experiência a sua empresa ou área está proporcionando aos clientes com deficiência ou mobilidade reduzida?
Talvez a liderança da sua empresa ainda precise dedicar mais esforços na experiência do cliente. Ao não proporcionar a melhor experiência a um considerável número de consumidores, a empresa está perdendo vendas, recursos, além de transmitir uma imagem negativa no mercado.
Segundo o IBGE o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, ou seja, menos 17mi de pessoas que poderiam ser beneficiadas com a sua solução, mas talvez a sua marca não seja acessível para elas.
Muitas empresas não estão preparadas para proporcionar experiências satisfatórias às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Essa experiência negativa vem, na maioria das vezes, de decisões da liderança em questões relacionadas a economia de recursos, alta rotatividade de colaboradores, falta de treinamento, comunicação interna com problemas e, principalmente, ao descumprimento da legislação.
Você como líder tem papel chave para que sua empresa proporcione a melhor experiência às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida com seu produto ou serviço.
Cabe a liderança da empresa:
- Conscientizar seus colaboradores da importância do tema
- Aplicar a legislação vigente
Recomendados pelo LinkedIn
- Capacitar seus colaboradores para prestarem atendimento acessível, considerando as características e necessidades de clientes
- Utilizar os canais de comunicação para se comunicar de forma adequada com clientes
- Desenvolver produtos e serviços acessíveis, considerando as características e necessidades de clientes
Quando você como líder entende a relevância que a experiência do cliente tem nos resultados da organização e investe tempo, energia e recursos nessa área, você terá, além de clientes satisfeitos, os seguintes benefícios:
- Fidelização de Clientes
- Marketing boca a boca
- Cultura Organizacional Humanizada
- Colaboradores mais engajados
- Otimização de recursos e Processos
- Melhores resultados econômico-financeiros
Agora que você tem consciência dos enormes benefícios que a empresa terá ao proporcionar a melhor experiência a clientes com deficiência ou mobilidade reduzida, é hora de entrar em ação.
Escrito com muito carinho por: Gabriela Cipriano e Gabriel Metzler
Referências:
Fonte:
Lei Brasileira de Inclusão, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm acessado em 23/08/2021
#diversidade #inclusão #experienciadocliente
Palestrante Cego Especialista em Liderança e Soft Skills | Ajudo você e sua equipe a ter um novo olhar para o desenvolvimento profissional | Treinamentos | Mentor | Escritor | Diversidade e Inclusão | Superação
3 aGabi, foi uma honra escrever esse artigo com vc! Fico mto feliz em publicarmos nesse dia! Abraço