Sua empresa se preparou para os desafios do futuro?
Será que as imobiliárias precisaram passar por uma crise grave, para mudar a forma como atuam?
O que a experiência do pós pandemia nós ensinou? E como as empresas do mercado imobiliário reagiram? Essas são perguntas que precisam ser respondidas.
Ao que tudo indica e, ao julgar pelas ações adotadas por algumas empresas do setor Imobiliário, estamos diante de uma “revolução” e, que já vinha sendo preparada há alguns anos, mas consolidada somente agora.
"A maior das verdades está sendo confirmada, é através de grandes perdas que as mudanças acontecem".
Quem reduziu suas Imobiliárias diminuindo custos operacionais e investiu em softwares de atendimento como C2S está na frente, porém a maioria das empresas por questões da própria cultura não mudou, a explicação é simples! As empresas do setor imobiliário já ganharam muito dinheiro, e não existia até então uma pressão para promover qualquer mudança.
A verdade é que com as Imobiliárias fechadas durante a pandemia, os custos fixos passaram a ser relevantes e, os corretores de imoveis precisaram encontrar uma forma de vender sem o espaço físico da empresa, A solução foi adotar o home office e, como isso estamos tendo boas notícias, vejam algumas delas:
1. Existe pouca diferença entre a presença física e remota do profissional, obviamente com CRM e Softwares como C2S funcionando adequadamente.
2. Passamos a compartilhar melhor o risco da operação, mitigamos a dor no bolso do empresário do setor Imobiliário e do corretor de imoveis em relação as despesas fixas.
3. Está sobrando mais dinheiro também nas imobiliárias e na conta dos corretores de imóveis para investir em promoções de vendas, isso significa que mais oportunidades de negócios estão sendo gerados.
4. O atendimento do proprietário de imóvel, comprador e inquilino melhora e, fica mais rápido pela proximidade do Home Office e imóveis captados em seu entorno.
5. Existe um aumento da capilaridade ($$$) do negócio, É possível atender em regiões distantes sem a necessidade de filiais.
“Depois que adotei o Home Office eliminei os gastos de transporte e alimentação, além de ter ganho tempo com os deslocamentos. Passei a ter mais conforto e também mais tempo para me organizar. Hoje as ferramentas on line, resolvem e aproximam as pessoas. Minha produtividade ficou bem maior, os leads vêm direto para mim, sem ter que passar por filas de corretores. Tenho tudo que eu quero à minha mão”, diz Sergio Guerra um dos corretores mais experientes do setor imobiliário carioca.
Vejam a seguir os pontos relevantes que identificamos sobre um formato eficiente para o atendimento em Home Office. A Rede Lar&Cia® é uma empresa de serviços imobiliários que também apoia essa mudança, avalie se não é a hora de diminuir o espaço físico de sua empresa, com ganhos em escala de toda a operação”, diz Sergio Amaral, Ceo da Rede Lar&Cia®.
Recomendados pelo LinkedIn
(A). É necessário criar regras claras sobre quais são os deveres e limites do corretor e gerência, inclusive no atendimento em Home Office.
(B). O ideal é que o corretor faça as captações e a venda em sua região de atuação (3km, 6km ou 9km de raio). Ao anunciar os imóveis captados nós principais portais, o corretor precisa receber os leads de interessados nos imoveis com exclusividade.
Ninguém conhece melhor o imóvel do que o captador. Na verdade o corretor de imóveis precisa evoluir para que venda suas próprias opções, as imobiliárias estão aprendendo que é melhor abrir mão de uma parte da comissão e, apoiar o corretor somente nas questões jurídicas e gerenciais até o fechamento, inclusive na liberação de crédito Imobiliário.
"Após pivotar a Rede Lar&Cia® no final de 2022 sem sair de nosso eixo ou modelo de negócios, entendemos que o serviço de captação de imóvel precisava estar em nossa prateleira de serviços imobiliários como carro chefe de nossa operação, ao definir isso, conquistamos uma posição importante no mercado". Sergio Amaral, CEO da Rede Lar&Cia®.
(C). Promover treinamentos semanais com os corretores em home office (webinars) para fortalecer as diretrizes do profissional, obrigações e direitos, inclusive em relação às famílias ao qual atende (Ética e Comportamental), geram resultados melhores na fidelização x faturamento.
Não esqueça que os corretores de imóveis são multiplicadores de ações, fomente a formação de suas próprias equipes de bairros, com metas previamente definidas pela Imobiliária, quem sabe você não inicia sua rede de franquias em todo Brasil.
Artigo escrito por Sergio Amaral, CEO da Rede Lar&Cia® para o Blog da Britto Imobiliária em Belo Horizonte MG e, agora reeditado para o LinkedIn.
Sergio Amaral.
CEO da Rede Lar&Cia@
tecnologia1.infinite@gmail.com
Postagem original em: 06/04/2020, com reedição para o LinkedIn em: 20/07/2023.