Sua Empresa tem Ociosidade ou Obsolescência? – da série “A Gestão em Xeque!”
Em tempos de microssegmentação do Mercado, temos que buscar entendimento para reafirmar o termo “ociosidade”. Ociosidade representa, em qualquer negócio, a parcela de uso da sua total capacidade produtiva. Assim, entendemos que poderíamos estar produzindo mais, porém isso ocorre somente quando há um aumento da demanda da referida oferta. Essa resposta está no Mercado
Para quem já atua há alguns anos como gestor, já percebeu que existe uma tendência, até natural, dos concorrentes menos preparados em reduzir os preços na busca da recuperação dos volumes de venda. Isso inicia um processo de perda generalizada de Valor da referida indústria, não apenas do iniciador desse processo e/ou seus concorrentes. Uma dica para entendermos o início desse processo pode ser explicado quando o aumento do número de ofertas concorrentes ou interessados em “esquartejar” seu market-share seja infinitamente maior do que o crescimento do Mercado em si – mesmo considerando que estes entrantes têm aumentado o tamanho do próprio mercado em alguns casos – mercados emergentes.
Definitivamente, a redução de preços não trará a prosperidade de outrora. Faça suas contas cuidadosamente e você verá que haverá uma redução desproporcional na remuneração do seu trabalho – e o investidor certamente perderá em remuneração do seu investimento.
Como sair de mais uma armadilha na Gestão? A resposta está no Mercado!
Busque a resposta para: o Mercado encolheu ou está consumindo outras opções – diferentes da sua?
Analise, cuidadosamente o mercado que atua. Identifique se, com o processo de microssegmentação, seu mercado não se segmentou em outros níveis, fato que justifica que esses microssegmentos não necessitam mais da sua oferta, mas de produtos evoluídos ou reduzidos em termos de Valor – diríamos “Justo”. E principalmente no segundo caso, não adianta tentar mudar o mercado tentando provar que sua oferta tem mais Valor do que a oferta que eles passaram a demandar. O mercado pode não estar entendendo ou mesmo requerendo o Valor que você sempre ofereceu.
Se isso for fato, você passa a ter “obsolescência” e não mais ociosidade!!
Pense nisso!! Reavalie, não apenas seu negócio, mas aonde você está aportando seus investimentos. Diversifique, mas orientado ao Mercado! Livre-se de preconceitos! Poucas indústrias ainda conseguem adiar seus sofrimentos com reduções temporárias de tributos. Não dependa da sorte. Você no controle!!
O texto acima traduz reflexões com base na experiência do autor, não tendo compromisso de verdade única nem de verdade absoluta. A proposta é buscar provocação à reflexão por outros profissionais para enriquecimento através de ambiente colaborativo.