Sua Estratégia Para Ser Profissional - Parte 2
Já definimos como, quando, já sabemos onde estamos hoje e inclusive os objetivos gerais, caso ainda não tenha visto isto clique aqui para ler o artigo anterior. Agora nesta segunda e penúltima parte vamos definir na prática dicas para "coisas acontecerem".
Quer? Então faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva.
1. Quais as ações práticas?
Tomamos como ações práticas aquelas tarefas que teremos que realizar com nossas próprias mãos, as ações práticas nos levarão ao crescimento pessoal e profissional.
A primeira ação prática que pode ter é Gestionar Sua Rotina.
Por muito tempo acreditei que rotina era algo ruim, ter rotina é ser infeliz, ter rotina é não saber viver a vida, só depois dos 30 compreendi que isso era papo de quem não sabe o que fala. A rotina fara você especialista no assunto. A rotina transformará atitudes em hábitos, e claro quando saudáveis, fará você ter muitos bons frutos. Veja 20 hábitos que a Época Negócios sinaliza como importantes clicando aqui e na prática como que eles te ajudariam a ser um ótimo profissional.
Além da sua rotina, a padronização do que for crítico é importante.
Outra dica incrível é o 5S! Aprendi cedo quando empreendedor e assim que casei semestralmente faço em minha casa! Veja, tem trazido ótimos resultados!
O 5S é uma metodologia de planejamento sistemático, ele permite aumento imediato de produtividade, melhorando o clima de onde está e sua motivação.
Finalizando essas 2 dicas e a ferramenta 5S que muda destinos, veja o próximo passo:
2. Como controlar o que faço?
Todos que fazem cursos que envolvam processos, como faculdade de administração, aprendem sobre o PDCA. O PDCA ou PLANEJAR, DESENVOLVER, CHECAR e AGIR ou do inglês PLAN - DO - CHECK - ACT ou ADJUST é um método interativo de gestão. É é uma ferramenta baseada na repetição, lembra da rotina, e pode ser utilizado em qualquer ramo ou organização.
Vou facilitar, pense em algo que você queira fazer, você está na etapa do PLANEJAR, assim que finalizou, DESENVOLVA, ou seja, faça! Enquanto estiver fazendo, você irá analisar se está gerando resultados, se estiver, OK, apenas continue! Caso algo não esteja entregando o resultado esperado você vai CHECAR e identificando o que está errado, vai AGIR para corrigir e pronto, DESENVOLVA novamente, temos então o ciclo completo que vai fazer você executar seus projetos, então AJA, essa foi bônus! ;)
Com estes simples passos nada passará por desapercebido e tudo será acompanhado de perto, PDCA em tudo!
3. Quais ferramentas posso utilizar?
Claro que para isso tudo acontecer, você precisa de ótimas ferramentas, estas vão te ajudar a se organizar, manter o contato, manter o foco e acima de tudo se tornar um profissional. Então veja as ferramentas que separei para te ajudar nisso. Inclusive todas elas eu uso, então se tiver alguma dúvida compartilhe que aprendemos juntos!
- TodoIst - Com ele você pode acompanhar tudo - desde tarefas simples, como compras de supermercado, até seus projetos mais ambiciosos - para que você possa fazer mais e desfrutar de uma mente tranquila no trajeto.
- Pipedrive - Com ele você irá gerenciar suas vendas e contatos comerciais.
- RunRun.IT - Gerencie projetos, tarefas de equipes, delegue atividades, acompanhe tudo em tempo real.
- Evernote - O Evernote ajuda você a capturar e priorizar ideias, projetos, e listas de tarefas, para que nada escape pelas beiradas. O Evernote é um software destinado a organização da informação pessoal mediante um arquivo de notas.
Bem, esta foi a segunda etapa e você aprendeu, acredito eu, o suficiente para de vez se tornar um profissional de qualidade. Aprendeu a gerenciar seu tempo, tarefas, aprendeu sobre a rotina! Em nosso próximo e último artigo vamos falar sobre pessoas! Será incrível!
O que achou deste artigo? Compartilhe!
Até! Estamos Juntos!