Sua evolução como líder depende de seus relacionamentos, não de seu poder.

Sua evolução como líder depende de seus relacionamentos, não de seu poder.

Em grande parte das vezes, quando iniciamos em uma posição de liderança nos preocupamos em entender os processos, resultados, metas a alcançar etc, e não damos a atenção necessária as pessoas que pertencem ao nosso time, ou seja nossos liderados, e que serão os grandes responsáveis por chegarmos ao objetivo traçado.

Estabelecer um relacionamento de confiança é um processo de construção, que devemos iniciar no primeiro contato que realizamos com os liderados de nossa equipe.

Se você lidera uma grande organização, pode não ter condições de desenvolver um relacionamento com todas as pessoas, porém tem como conhecer seus subordinados diretos.

Entretanto, o exercício da liderança nos traz vários obstáculos naturais em nossa jornada, como: a dinâmica do poder, a dificuldade do confronto, o medo de perder a autoridade, a falta de tempo, etc.

Estar atento e priorizar conhecer seus liderados ao iniciar sua jornada, te ajudará a cumprir três importantes responsabilidades no exercício de sua liderança.

São elas:

a)   Criar uma cultura de feedback, de forma manter todo o time avançando na direção certa;

b)   Entender o que motiva cada um de seus liderados, de forma tornar o trabalho mais leve e motivador mantendo o time coeso;

c)   Gerar resultados trabalhando de forma colaborativa.

Exercer suas responsabilidades enquanto líder e desenvolver relacionamentos transparentes e verdadeiros com seus liderados, te proporcionará desenvolver um círculo virtuoso que culminará na construção de uma relação de confiança entre líder e liderado gerando resultados positivos e sustentáveis.

Devemos lembrar que seus relacionamentos com seus subordinados diretos, afetam os relacionamentos deles com os subordinados diretos deles e a cultura da equipe como um todo.

Sendo assim, podemos concluir que a sua capacidade de desenvolver conexões humanas baseadas na confiança com as pessoas que reportam diretamente a você, decidirá a qualidade de sua gestão como líder.

Reflita sobre esse tema!      

Vania Carvalho

Coach | Consultora de Marketing e Comunicação | Consultora em Estratégia de Atendimento e Relacionamento | Palestrante | Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa - Porto.

2 a

Muito bom, PV. Também estou fazendo Coaching e Mentoria, além de Consultoria, e me deparo frequentemente com "chefes" que se julgam líderes e que, por esta razão, provocam muita frustração, medo e insegurança entre os seus colaboradores. É tão mais simples e inspirador quando um executivo ou empresário tem a preocupação legítima com seu time e quer desenvolver todos com atenção e cuidado.

Sabrina Carvalho do Carmo

Analista Comportamental e Mentora na MAPA DO DNA COMPORTAMENTAL | Análise comportamental personalizada | P.O.

2 a

Excelente texto, todos os líderes precisam praticar as três dicas que você colocou e destaco ainda o trabalho colaborativo. Parabéns!

Jose Luis Fernandez Correa

Fundador do Blog Vinhos e Castelos

2 a

Muito bom. 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos