A sua Página da Empresa no Linkedin é fraca? Conheça os 7 principais erros!

A sua Página da Empresa no Linkedin é fraca? Conheça os 7 principais erros!

 Sente que não sabe como potenciar uma página de Empresa no Linkedin? Ou até mesmo se faz sentido a sua empresa, ou dos seus clientes (no caso de trabalhar em marketing), ter uma página empresarial no Linkedin?

Então leia este artigo até ao fim, porque irá ser bastante útil... e fique descansado, porque não está só nessas dúvidas e são simples de resolver ;).

Neste artigo, identifico os 7 Principais Erros das Páginas de Empresa no Linkedin e que vejo diariamente empresas a cometer... o primeiro deles é:

 

1. Usar Perfil Pessoal em vez de Página de Empresa

"O" erro clássico! Muitas empresas têm dificuldade em entender estas duas tipologias existentes no Linkedin: Perfis pessoais vs Páginas de Empresa. Por isso vou explicar as suas principais diferenças:

 

Perfil Pessoal

Os perfis pessoais devem ser usados APENAS por profissionais, ou seja, Pessoas! E vão ser estes profissionais que vão realizar as tarefas mais relevantes no Linkedin: conexões, recrutamento de pessoas, prospeção de potenciais clientes, etc...

Por sua vez, as...

Páginas de Empresa

As páginas de Empresa no Linkedin são, como o próprio nome indica, para serem utilizados pelas Empresas e entidades. À semelhança do que acontece no Facebook, as páginas, podem ter seguidores e fazer publicações. Para obter seguidores no Linkedin, a empresa deverá publicar conteúdo relevante entre outras estratégias.

Quando uma empresa, usa um Perfil Pessoal em vez de usar uma Página Empresarial uma das coisas que acontece é... ao iniciar um processo de pesquisa, deparamos logo com resultados de "pessoas" com "nomes estranhos". Estes perfis estão claramente orientados para pessoas e não para estes propósitos corporativos.

Estes exemplos estão a colocar em causa a imagem da empresa bem como a desafiar os termos de utilização do Linkedin.

A página de uma empresa tem características e um propósito diferentes dos perfis pessoais e deverá ter uma estrutura semelhante a esta que aparece na imagem seguinte.

Felizmente para quem iniciou um perfil pessoal, em vez de uma página da Empresa, o Linkedin explica de forma muito simples essa alteração... Veja neste artigo como Transformar Perfil Pessoal em Página de Empresa no Linkedin.

 

Checklist para Criar uma Página de Empresa de Sucesso

Saiba quais os 35 pontos críticos a verificar numa página de Empresa no Linkedin

Clique AQUI para Aceder à Checklist

 

Clique na Imagem - Novo Curso Linkedin Empresas

2. Não usar imagens na sua Página de Empresa no Linkedin

 Como começa a perceber a existência de uma página corporativa no Linkedin pode ser muito relevante mas é fundamental que contenha informação válida, caso contrário torna-se prejudicial e dá uma má imagem da empresa.

Das principais informações a usar deverão ser imagens de qualidade... imagem de capa e imagem para logotipo.

Frequentemente encontram-se páginas de empresa sem imagens, como a que pode ver abaixo. 

Veja agora a diferenças para uma página com imagens de qualidade... Qual causa a melhor impressão?

Já sabe... utilize SEMPRE imagens na sua página de Empresa no Linkedin!

3. Não adicionar descrição na sua Página de Empresa no Linkedin.

 

A descrição da empresa é fundamental para a dua empresa aparecer nas pesquisas no linkedin! Se não tiver conteúdo, a página não fica pesquisável.

Este conteúdo pode ainda estar em vários idiomas, em função do mercado alvo.

Não deverá esquecer-se também de, além da descrição, associar TODAS as localizações da empresa para que possa surgir nas pesquisas com filtro de localização. 

Este é um exemplo de uma página de empresa sem qualquer descritivo ou localização...

 E agora pode ver o que acontece quando faz uma pesquisa de uma empresa onde estão devidamente preenchidas essas informações na sua página.

4. Não associar administradores à sua Página de Empresa no Linkedin.

 

No processo de ativação da presença corporativa no Linkedin, os utilizadores não designam vários administradores, podendo perder acesso à página. Esta perda de acesso à pagina pode acontecer por várias razões: se o colaborador tiver algum problema com o seu perfil pessoal, pode perder acesso à página; Se o colaborador abandona a organização, pode levar com ele a administração da página!

5. Não Usar a Página Para Comunicar

 

Não será muito difícil depreender em relação aos problemas de não comunicar com regularidade neste canal digital. O problema aumenta com a notoriedade online e offline da marca, com o número crescente de seguidores e com a área de atividade da empresa.

A empresa deve estabelecer uma política de comunicação regular no Linkedin com publicações sobre variados assuntos da vida da organização. As tipologias mais indicadas devem conter links para websites e imagem.

Ter um espaço para comunicar e não aproveitar essa oportunidade? Algumas das páginas corporativas chegam a ter milhares de seguidores! 

As empresas que publicam regularmente conteúdos estabelecem uma ligação mais próxima com a sua base de seguidores, tendo maiores níveis de interação e envolvimento. A TAP Portugal é um bom exemplo com uma página atualizada diariamente!

6. Não Aproveitar o Potencial dos Grupos Corporativos

 

Os grupos são recursos da rede para agregar pessoas em torno de um objetivo comum. Este grupos podem ser criados por pessoas que procuram notoriedade junto da sua classe, pessoas que criar espaço de participação sobre determinado tema ou área de interesse. As empresas através dos seus profissionais podem também criar grupos com alcançar vários objetivos: fomentar a comunicação interna, facilitar ações de recrutamento, estimular a discussão em volta de temas de interesse.

O não aproveitamento deste recurso, pode ser uma grande oportunidade perdida pela empresa. Esta estratégia facilita uma maior ligação às diferentes comunidades: sejam elas de prática, de potenciais candidatos, de públicos internos e de restantes stakeholders.

No entanto, alguns desses grupos "morrem" sem nunca terem sido suficientemente promovidos e dinamizados!

O maior problema será manter-se pesquisável na rede e dar fraca imagem à empresa.

A Msearch tem um bom exemplo de utilização dos grupos Linkedin, ao potenciar as suas oportunidades de emprego através desta via.

 

7. Não sensibilizar os funcionários para uma correta utilização da Rede Linkedin

Muitas das empresas ainda não revelam muitas preocupações sobre o bom uso das redes mais profissionais como o Linkedin. Os profissionais acabam por usar mal estes meios digitais e retiram força digital à organização.

Os maus exemplos são diversos e à vista de todos!

 

Esta má escolha de conteúdos nos Perfis individuais penaliza não só o colaborador mas também a sua empresa que sai beliscada desta situação. A rede tem enorme visibilidade junto de potenciais clientes, parceiros e/ou investidores! 

Algumas das empresas estão mais conscientes desta pegada digital como se percebe pelo exemplo na imagem.

 

Para ajudar nesta sensibilização tenho desenvolvido diversos programas de consultoria nas empresas para alinhar e uniformizar, evangelizar e sensibilizar, credibilizando desta forma a presença digital da organização.

Se chegou até aqui, talvez tenha achado este artigo útil... então vai adorar esta Checklist que criei para si...

Clique na Imagem - Novo Curso Linkedin Empresas

Dalton Valadares

Faço suas empresas parceiras de governos ||| Diretor Executivo || Negócios Públicos | Licitações Públicas | Prospecção | Comunicação Pública | Planejamento estratégico de Comunicação

4 a

Atentos aos detalhes ;)

Fabiane Borges Fedozzi

Executiva de Pessoas | Recursos Humanos | Desenvolvimento de Pessoas e Cultura

8 a
VANESSA LIRA

Empreendedor na Si14 - Sistema de Gestão

8 a

Ótimas dicas Pedro Caramez espero que a página da Si14 Tecnologia esteja no padrão esperado :) Depois quando tiver um tempinho dê um espiada e me diga, grande abraço.

Muito bom! Obrigada!

Rodrigo C.

Diretor estratégico | Eficiência Estratégica & Operacional para Times de vendas | Mais de 240 milhões de reais gerados aos clientes atendidos (Google, Hewlett-Packard, e +40).

8 a

Agradeço por compartilhar Andrio Ferreira!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos