A sua pesquisa é realmente realista?
The-research-onion-Saunders-et-al-2012

A sua pesquisa é realmente realista?

A "cebola de pesquisa" do autor Mark Saunders descreve as diferentes decisões que você precisará tomar ao desenvolver uma metodologia. No nível mais externo temos as filosofias adotadas. Muito provavelmente, quando estamos realizando um estudo, não nos damos conta de forma racional quais são os pressupostos adotados.

Por exemplo, você saberia dizer a diferença entre positivismo e realismo?

O positivismo é a teoria filosófica que afirma que tudo o que existe pode ser verificado por meio de observação, experimentos e evidências lógicas. Essa teoria é bastante influenciada pelas façanhas da matemática. O realismo é a visão filosófica que afirma que o mundo externo existe independente de nosso esquema conceitual ou percepções.

A noção de que a ciência e a matemática representam o avanço é profundamente enraizada no positivismo (donde vem a frase da bandeira brasileira "ordem e progresso"). Se você acredita que todo conhecimento deve ser verificado por meio de métodos científicos, como experimentos, observações e provas lógicas, sua decisão será positivista. Tudo o que não for empiricamente verificável não faz parte do conhecimento científico.

O realismo é a filosofia sobre a realidade dos objetos materiais. De acordo com os realistas, existe um mundo externo real, ou objetos sensoriais, independentes de nossas mentes e percepções. Simplificando, o objeto que você vê à sua frente é real. Se não estivermos na Matrix, você pode vê-lo com seus olhos ou tocar com suas mãos. Basicamente, você pode senti-lo com seus órgãos sensoriais. Então, é assim que a maioria de nós vê o mundo. Podemos usar nossos sentidos para coletar informações sobre os objetos ao nosso redor. Esses objetos estão realmente lá fora e têm propriedades físicas (visão, cheiro, som, calor...) que podemos sentir. Então nossas mentes conectam diretamente esses objetos através do pensamento, memória, etc. Assim, a realidade é uma coleção de objetos que sentimos ao nosso redor. O realismo pode ser visto como um anti-idealismo. O idealista acredita que tudo o que há são constelações de ideias que as mentes humanas podem entender. Enquanto o positivismo é epistemológico, o realismo é principalmente metafísico (transcende a experiência sensível).

Podemos dizer que essas duas filosofias que podem ser adotadas em sua metodologia estão muito mais próximas do que estariam de estruturalismo radical, por exemplo, baseado na teoria marxista. De qualquer modo, dê uma bela olhada para a Saunders onion research e deixe a sua pesquisa mais robusta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos