Sua StartUp pode começar Aqui!
Num Futuro mais próximo que imagina, todos os negócios terão presença digital.

Sua StartUp pode começar Aqui!

"Não Morreremos no mesmo Mundo que Nascemos"
Milos Forman

Esta frase veio ao mundo em 1979 no livro “A insustentável Leveza do Ser”. Curioso por ser um livro que ficou famoso pela visão dos relacionamentos pessoais. Eu acredito que Milos estava falando de adaptação, as novas regras e a um novo mundo. 

Essa impressão de que o mundo está parado, é só isso mesmo, impressão. Tem uma previsão de que metade dos produtos e serviços que iremos consumir no ano de 2030 [espero poder validar isso!], ainda não foram inventados. 

Qualquer tipo de negócio, daqui a pouco, será um negócio digital, “Não importa qual a natureza de seu negócio hoje mas ela será uma empresa de software num futuro nem tão distante, inevitavelmente” citando Kevin Surace, mas muitos outros compartilham do mesmo pensamento. E, se há 10 anos atrás, eu te contasse isso, que todos os negócios do mundo seriam impactados pela internet, provavelmente você exclamaria: -Não Acredito!

Alinhado a este novo conceito de negócios, nesse mundo que muda a cada segundo, podemos olhar um pouco melhor pro Marketing de Relacionamento, e só para esclarecer, estamos tratando de relacionamentos de longo prazo, com foco na fidelidade e identidade do cliente. 

É contrastante com a abordagem de Marketing Transacional tradicional, com foco no número de vendas individuais. Nesse modelo tradicional, pode até convencer a selecionar sua marca uma vez, mas sem Marketing de Relacionamento, ele poderá não ser seu cliente no futuro do tipo, amanhã.

Por que estou falando Essas Coisas?

Acredite em mais uma coisa: você está cercado de pessoas que vão ajudar no sucesso de seu projeto. Sem esquecer os mandamentos da StartUp de Sucesso:

1. Projeção financeira de startups não é previsão de futuro, é plano de execução.

2. Planejamentos em startups devem ser revistos constantemente. Todo mês, se possível.

3. Desvios de percurso são normais, adapte-se, corrija os erros e aprenda com eles.

1. Então projeção financeira de startups não é previsão de futuro, é plano de execução.

Onde está meu Negócio Digital ou Quanto devo Investir?

Para começar um negócio, sabemos que oferecemos algo [produto/serviço] para alguém [cliente] que irá perceber valor nessa operação [pagando seus custos e obtendo o lucro]. E estamos cercados, digitalmente falando, de pessoas que vão ajudar no sucesso de nosso projeto. Talvez no começo não seja viável, talvez nem prudente, que façamos altos investimentos para testar nosso projeto de negócio. Se deseja engajar e dar material para toda sua rede, que compartilham os mesmos interesses, buscam as mesmas informações, vai uma dica: conheçam o eDirectory, que é plataforma atual, em constante evolução, desenvolvida por profissionais qualificados, e assim seu projeto será seguro e estável. Algumas vantagens, que devem estar prontas:

- Sistema otimizado para SEO;

- Suporte para esclarecimento de dúvidas e correções;

- Search pelo Elastic Search: uma solução de pesquisa escalável;

- Plataforma de administração amigável;

- Aplicativos Móveis;

- Integração com redes sociais e Google Maps.

2. Planejamentos em startups devem ser revistos constantemente. Todo mês, se possível.

Engajamento do seu Amigo-Cliente

Definindo engajamento como processo ativo de nutrir e gerenciar o relacionamento na sua comunidade, sem perder a identidade de cada membro. Se este processo, efetivamente acontecer, com certeza o resultado será clientes leais, que lhe darão feedback sobre seus produtos e, basicamente, estarão envolvidos e comprometidos com seu projeto, seu produto, seu serviço, com você. 

Exemplo prático de incorporar seu negócio a WEB:

Vamos considerar que você tem uma agência imobiliária, aqui está uma das inúmeras possibilidades que pode desenvolver: 

1. Ter um módulo de empresas, onde serão expostas as imobiliárias parceiras, as que estão patrocinando seu projeto, que estão colocando dinheiro no seu projeto e fazendo a roda girar;

2. Classificados ou anúncios de imóveis, seja de aluguel, venda, temporada;

3. Um blog?! Sim, e por que não? Você pode, e deve, criar um blog onde explica o processo de compra e venda de casas para seus leitores. O que eles devem considerar quando estão à procura de um apartamento para alugar ou para venda? O que evitar? A documentação necessária para tomar empréstimo no banco? Se liberte, e escreva, procure, pesquise, peça apoio sobre tudo o que vem com o processo, e escreva sobre isso a partir de sua própria experiência, de seus clientes e de seus parceiros. Crie conteúdo de vídeo?! Sim, e por que não? Você pode criar uma visita virtual para os imóveis anunciados em seu site.

Enfim, há muitas possibilidades, e você não deve se limitar apenas a sua criatividade. 

3. Desvios de percurso são normais, adapte-se, corrija os erros e aprenda com eles.

Por que vale a pena se concentrar em um marketing de relacionamento?

Porque uma vez que você cria um vínculo com seus amigos/clientes, pessoas que compartilham de seus mesmos interesses, passam a fazer parte de grande grupo que está criando que podemos chamar de "Nós". Você os entende e eles os veem como um igual, passa a existir aqui o vínculo de lealdade.

Onde há um relacionamento, há emoções, adquirimos/compramos itens com base em nossos sentimentos, e não no preço em si, e o valor está acima do dinheiro, nesse caso.

Ao contrário do tradicional Marketing Transacional, que pode funcionar uma ou até duas vezes por cliente, o Relacionamento sempre nos coloca com as marcas (e pessoas) que nos fazem sentir bem, com quem compartilhamos valores ou com quem simplesmente temos uma boa conexão. 

Pense em marcas que fornecem uma excelente experiência ao cliente, marcas que te fazem sentir bem, como se estivesse com um amigo, ou melhor, conseguem fazer com que acesse suas memórias afetivas.

Lembro-me quando frequentava uma livraria que tinha um café. Adorava aquele lugar, foi uma das primeiras vezes que me senti parte de alguma coisa, porque com o tempo me tratavam como parte da casa, me ofereciam mimos e sabiam das minhas preferencias: literárias e as relacionadas ao café. Conseguiram criar uma conexão comigo e eu sempre queria estar lá. Em resumo, foi lá que conheci quase todos escritores que li, foi lá que apreciei o café e me fez entende-lo como algo afetivo. Acredito que todos tenham um lugar assim, e acredito que possa ser feito esse empreendimento na internet. Como?! Faça e Surpeenda-me!

Se quiser conhecer mais do eDirectory

edirectory.com.br

Ou pode me chamar para uma conversa. Estou a disposição!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos