Suas atitudes definirão suas conquistas!

Suas atitudes definirão suas conquistas!

Nós somos os únicos responsáveis pela evolução de nossas carreiras. Nosso progresso não é responsabilidade dos líderes, nem da empresa na qual trabalhamos ou mesmo de nossos colegas de trabalho. Os líderes podem sim apontar o caminho, a empresa pode fomentar o desenvolvimento e os colegas podem contribuir, porém se condicionarmos nosso crescimento a esses fatores e eles não acontecerem, vamos ficar parados e reclamando?

Não há caminho fácil para conquistar avanços se não houver diferenciação; estaremos apenas concorrendo em bases iguais com a grande maioria das pessoas e isso diminui nossas chances e também a velocidade com que nosso crescimento acontece.

Seremos apenas mais um na multidão.

Crescimento exige esforço, dedicação e foco. Ninguém se destaca fazendo apenas aquilo que sua descrição de trabalho determina. Isso no máximo manterá o nosso emprego.

Eu comecei minha vida profissional como servente de pedreiro e assim permaneci até meus 22 anos. Por vários, vivi em alojamentos precários nos canteiros de obra longe da família e com baixas perspectivas profissionais, eu não tinha formação e não sabia fazer outra coisa. Até meus 22 anos eu diria que fui um profissional mediano, fazendo apenas o que me era demandado.

Na última obra que trabalhei, pedi ao proprietário da casa um emprego na empresa em que ele era executivo, eu queria uma oportunidade para deixar o canteiro de obras. E após alguns meses consegui uma vaga de motorista na área de compras.

Como motorista, deliberadamente passei a ficar após o horário de trabalho na empresa, junto com os funcionários da área de CPD (antigo centro de processamento de dados), ajudando-os nas suas atividades. Isso me proporcionou após 7 meses, uma vaga de digitador.

A falta de formação começou a pesar porque eu tinha apenas o primeiro grau. Retomei os estudos para o segundo grau aos 24 anos, entrei na faculdade aos 27 anos e me formei com 31 anos. A seguir ingressei em uma Pós-graduação na FGV e curso de extensão executiva na Fundação Dom Cabral e Kellogg Busisness School em Chicago.

Durante o período de formação do segundo grau e da faculdade, passei pelas mais diversas posições na área financeira da empresa. Quando era supervisor de custos, um novo Diretor que entendia do assunto me qualificou como um analista júnior e essa foi a melhor avaliação que recebi, porque me alertou sobre a necessidade da busca pelo conhecimento para estar em qualquer posição. Pesquisei e estudei toda e qualquer literatura sobre custos e me especializei no assunto.

Aos 32 anos conquistei minha primeira Gerência. Aos 33 mudei de empresa, passei pelas funções de Controller; aos 36 anos era Diretor financeiro, a seguir Diretor comercial e aos 42 anos alcancei a posição de C.E.O., a qual desempenho até hoje.

Toda essa história foi contada aqui para testemunhar que cumprindo apenas a descrição de trabalho, eu hoje provavelmente, seria no máximo um motorista experiente. A única forma de alcançar o próximo degrau foi através da diferenciação. Além disso, serve também como exemplo de que não há limites para o que se pode alcançar, não importa sua origem, não importa sua idade ou o ambiente em que você vive ou trabalha, se você quer ir além, você pode! Mas se prepare! É muito mais transpiração do que inspiração! As teorias sobre desenvolvimento de carreira são maravilhosas, mas muitas vezes a realidade é bem diferente, porém não menos empolgante!

Donizeti Aparecido de Carvalho

AUDITOR DA QUALIDADE SÊNIOR NA ZARAPLAST SA

4 a

Simplesmente show Parabens e sucesso sempre

Isabel Mazoni Andrade, LL.M., PDPF, CCEP-I

Consultora Jurídica em Contratos, Direito Societário, Imobiliário, Planejamento Empresarial e Sucessório

5 a

Linda e incrível a sua historia, Gimenes, parabéns!!

Jefson Osako Colombo

Gerente de Novos Negócios na Camargo Cia de Embalagens

5 a

O que dizer desta história, talvez fantástica, parabéns....

Jose Roberto Gracio

Business Development Executive, Supply Chain Director, Business Advisor, Entrepreneur, Startup Management, Process Management Expert, Coach, Team Building and People Development Expert

5 a

Caro Gimenes, parabens pela clara demonstração de competência e dedicação. Sua história é altamente inspiradora. O Sucesso se torna companheiro, quando a resiliência está presente.

Concordo em grau gênero e numero.......Minha experiência profissional foi também de muita luta ,abertura para aprender e muito suor.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos