Suas atitudes definirão suas conquistas!
Nós somos os únicos responsáveis pela evolução de nossas carreiras. Nosso progresso não é responsabilidade dos líderes, nem da empresa na qual trabalhamos ou mesmo de nossos colegas de trabalho. Os líderes podem sim apontar o caminho, a empresa pode fomentar o desenvolvimento e os colegas podem contribuir, porém se condicionarmos nosso crescimento a esses fatores e eles não acontecerem, vamos ficar parados e reclamando?
Não há caminho fácil para conquistar avanços se não houver diferenciação; estaremos apenas concorrendo em bases iguais com a grande maioria das pessoas e isso diminui nossas chances e também a velocidade com que nosso crescimento acontece.
Seremos apenas mais um na multidão.
Crescimento exige esforço, dedicação e foco. Ninguém se destaca fazendo apenas aquilo que sua descrição de trabalho determina. Isso no máximo manterá o nosso emprego.
Eu comecei minha vida profissional como servente de pedreiro e assim permaneci até meus 22 anos. Por vários, vivi em alojamentos precários nos canteiros de obra longe da família e com baixas perspectivas profissionais, eu não tinha formação e não sabia fazer outra coisa. Até meus 22 anos eu diria que fui um profissional mediano, fazendo apenas o que me era demandado.
Na última obra que trabalhei, pedi ao proprietário da casa um emprego na empresa em que ele era executivo, eu queria uma oportunidade para deixar o canteiro de obras. E após alguns meses consegui uma vaga de motorista na área de compras.
Como motorista, deliberadamente passei a ficar após o horário de trabalho na empresa, junto com os funcionários da área de CPD (antigo centro de processamento de dados), ajudando-os nas suas atividades. Isso me proporcionou após 7 meses, uma vaga de digitador.
A falta de formação começou a pesar porque eu tinha apenas o primeiro grau. Retomei os estudos para o segundo grau aos 24 anos, entrei na faculdade aos 27 anos e me formei com 31 anos. A seguir ingressei em uma Pós-graduação na FGV e curso de extensão executiva na Fundação Dom Cabral e Kellogg Busisness School em Chicago.
Durante o período de formação do segundo grau e da faculdade, passei pelas mais diversas posições na área financeira da empresa. Quando era supervisor de custos, um novo Diretor que entendia do assunto me qualificou como um analista júnior e essa foi a melhor avaliação que recebi, porque me alertou sobre a necessidade da busca pelo conhecimento para estar em qualquer posição. Pesquisei e estudei toda e qualquer literatura sobre custos e me especializei no assunto.
Aos 32 anos conquistei minha primeira Gerência. Aos 33 mudei de empresa, passei pelas funções de Controller; aos 36 anos era Diretor financeiro, a seguir Diretor comercial e aos 42 anos alcancei a posição de C.E.O., a qual desempenho até hoje.
Toda essa história foi contada aqui para testemunhar que cumprindo apenas a descrição de trabalho, eu hoje provavelmente, seria no máximo um motorista experiente. A única forma de alcançar o próximo degrau foi através da diferenciação. Além disso, serve também como exemplo de que não há limites para o que se pode alcançar, não importa sua origem, não importa sua idade ou o ambiente em que você vive ou trabalha, se você quer ir além, você pode! Mas se prepare! É muito mais transpiração do que inspiração! As teorias sobre desenvolvimento de carreira são maravilhosas, mas muitas vezes a realidade é bem diferente, porém não menos empolgante!
AUDITOR DA QUALIDADE SÊNIOR NA ZARAPLAST SA
4 aSimplesmente show Parabens e sucesso sempre
Consultora Jurídica em Contratos, Direito Societário, Imobiliário, Planejamento Empresarial e Sucessório
5 aLinda e incrível a sua historia, Gimenes, parabéns!!
Gerente de Novos Negócios na Camargo Cia de Embalagens
5 aO que dizer desta história, talvez fantástica, parabéns....
Business Development Executive, Supply Chain Director, Business Advisor, Entrepreneur, Startup Management, Process Management Expert, Coach, Team Building and People Development Expert
5 aCaro Gimenes, parabens pela clara demonstração de competência e dedicação. Sua história é altamente inspiradora. O Sucesso se torna companheiro, quando a resiliência está presente.
Diretor Industrial/Operações
5 aConcordo em grau gênero e numero.......Minha experiência profissional foi também de muita luta ,abertura para aprender e muito suor.