Sucesso não garante futuro

Sucesso não garante futuro

Neste artigo eu vou trazer práticas para experimentação e mostrar como você pode ter uma mente mais aberta.

Lembrando que, conforme aprofundo no livro Smart Skills, dependendo do seu perfil, você pode ser mais ou menos propenso à experimentação. Respeite a sua essência, mas eu vou sugerir aqui como você poderia iniciar o hábito da experimentação e os cuidados que você deve ter também. Às vezes as pessoas querem sair testando tudo de qualquer jeito e isso pode ser ruim.

Eu compartilhei uma foto no LinkedIn que traz uma parede com uma frase bem grande escrita nela: “se você tentou e falhou, parabéns! Tem gente que nem tenta”. Quando você experimenta alguma coisa, você tem que ter coragem, porque você vai errar mais. Geralmente é assim que funciona: quem experimenta erra mais, porém também pega muita experiência com os erros e aumenta o repertório – lembra da antifragilidade? Quem experimenta muito e tem uma mente boa aumenta muito a antifragilidade, o que é muito bom.

Então o que é a experimentação? É quando você se propõe a fazer alguma coisa cujo resultado você não sabe qual vai ser, mas tem uma hipótese.

E por que isso é tão importante? Porque a gente vive em um mundo no qual não existe mais um plano perfeito, ou um produto que vai ficar 50 anos no mercado. Acabou esse tipo de coisa. O Ford T foi um modelo de carro disponível em apenas uma cor (preta) que acabou vendendo muito durante anos. Por quê? Porque o Henry Ford teve uma sacada: ele queria fazer um carro tão barato e tão simples que pudesse vendido no lugar dos cavalos. Na época as cidades tinham muitos cavalos, usavam charrete etc. Ter um carro naquela época era o equivalente a ter um helicóptero hoje em dia. Então naquela época tinha muito cavalo e sabe qual era o principal problema que isso trazia para a cidade? Cocô de cavalo nas ruas. As cidades fediam. Teve uma empresa que até lançou fraldas para cavalo. Mas aí chegou o Henry Ford e experimentou algo diferente. Ele pensou que poderia fazer uma linha de montagem com um carro na cor preta e vender mais barato que a charrete. Os próprios funcionários do Henry Ford que faziam hora extra compravam o próprio carro. Foi um sucesso. Por que eu estou falando sobre isso? Porque naquela época o mesmo produto era vendido por anos e só tinha aquela opção, o que é totalmente diferente de hoje em dia. Hoje em dia temos muitos produtos com muitas cores e muitos modelos, não é mais uma coisa só. Por isso, precisamos ter em mente que não temos certeza absoluta de nada. O mesmo produto que é um sucesso pode virar um fracasso rapidamente.

Ou seja, a experimentação é uma cultura que vai ser cada vez mais valorizada. Já está sendo, e exemplos de falta de experimentação e inovação não faltam, né? Já falei da Blackberry, e tem também a Blockbuster, que era uma locadora de vídeo antes do streaming e da Netflix. A Blockbuster e a Netflix alugavam fitas de filmes para você assistir em casa, mas a Netflix também mandava o filme pelos correios. As pessoas pagavam uma taxa mensal para contratar um número fixo de DVDs sem pagar multas. O dono da Netflix usou essa sacada quando ele percebeu que as pessoas ficavam irritadíssimas quando elas precisavam entregar o DVD com multa. A Blockbuster ganhava uma grana só com multas, e inclusive poderia ter comprado a Netflix, mas não comprou porque ela não teve essa visão de experimentação. Posteriormente, a Netflix teve outra sacada: junto com a internet de alta velocidade foi possível mudar para o serviço de streaming.

O que eu quero falar é que empresas que não abraçam a experimentação vão dançar. E o que isso tem a ver com habilidades humanas? Tudo, porque essas empresas precisam de profissionais igual a você, que desenvolvem a mentalidade da experimentação.

Nos últimos anos, criamos o método Advisor Academy para contribuir com as empresas na cultura de experimentação somando programas de capacitação para colaborares, líderes e executivos. Para maiores informações, mande mensagem para combinar uma agenda.

Até a próxima edição!

 

Rodrigo Pereira

Suporte de TI | Infraestrutura de TI | Cloud | Segurança da Informação | Gestão de Projetos

1 m
Wellington Luiz Botelho Pinho

Técnico em Eletrônica na Itransito

1 m

Muito bom.

👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽💥💥💥💥👏🏽✨✨✨✨✨

Ander Fernandes

Agilista na Advisor10X | Editor na revista Jornada Colaborativa | Curador especializado de livros de agilidade, tecnologia, carreira e negócios da Editora Brasport |

1 m

Top!

Keila Melo

CFO na Advisor, Agilista e Administradora

1 m

Muito bom Antonio Muniz !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos