SUCESSO - VOCÊ SABE LIDAR COM ELE?
Após ter falado sobre o FRACASSO e como podemos gostar e lidar com ele (pra quem não leu, o artigo está aqui nesse link), é hora de fazer uma provocação sobre o SUCESSO.
Ahhhh... o SUCESSO! Quem não quer alcançá-lo?
O sucesso é bom! Todos querem TER ou SER uma pessoa de SUCESSO. Mas afinal, o que é sucesso? Como TER sucesso? Como SER uma pessoa de SUCESSO?
Não há uma reposta “receita de bolo”. Afinal, o que é sucesso pra mim, não necessariamente é pra você. Me atrevo, inclusive a compará-lo com a FELICIDADE: o que me faz feliz nem sempre o fará e vice-versa.
Sucesso tem a ver com TALENTO, mas também tem a ver com ESFORÇO, AJUDA e SORTE. É o que diz o vídeo abaixo, publicado pela Casa do Saber (São Paulo e Rio de Janeiro), cuja abordagem achei interessantíssima.
Quanto a SORTE, tenho algo a acrescentar, que ouvi de Max Gehringer, no curso “VIRANDO A CHAVE” e que nunca mais esqueci: sorte está relacionada a um preparo prévio para quando surge a oportunidade. Preciso estar preparadx pra quando a SORTE chegar.
E já que estamos falando em SORTE, por que não chamar o AZAR pra conversa? Este se faz presente quando tenho preparação, reúno as competências e habilidades necessárias, mas a OPORTUNIDADE não aparece.
Faz sentido pra você, que a busca para o SUCESSO, passa por esse caminho?
E se usarmos a mesma abordagem do artigo anterior (mindest fixo x mindest de crescimento), podemos dizer que, para aqueles que possuem um mindset fixo, SUCESSO pode ser simplesmente estar no pódio, chegar ao topo; tem a ver, pura e simplesmente com a afirmação de sua superioridade. Enquanto para os que possuem o mindset de desenvolvimento, sucesso é fazer o melhor possível, aprender e se aperfeiçoar.
Abaixo um trecho extraído do livro que me inspirou a falar sobre o FRACASSO e na sequencia, sobre o SUCESSO, tema deste artigo (e também do anterior).
“Para mim, a alegria do atletismo nunca esteve no fato de vencer. Encontro tanta satisfação no processo quanto nos resultados. Não me importo em perder, desde que veja que houve melhoria ou sinta que fiz o melhor que podia. Quando perco, volto aos treinamentos e trato de trabalhar mais”. Jackie Joyner-Kerssee
Por fim, para os que desejam se aprofundar um pouco mais no tema, recomendo a leitura deste artigo: Como lidar com sucessos e insucessos?
Das frases clichês que ouvimos por aí, duas se aplicam ao tema deste artigo, por isso compartilho com vocês:
1) Se a vida te der limões faça uma limonada (ou uma caipirinha).
2) Pedras no caminho? Guardo todas... um dia vou construir um castelo.
Desejo a todos uma vida plena! Que possamos aprender a lidar com os fracassos de uma maneira positiva, vislumbrando o sucesso. E que possamos, consequentemente, lidar com o sucesso de uma maneira leve e recompensadora para o esforço que nos levou até lá!
Ótima reflexão e dicas perfeitas!!!
Gestão de Operações | Desenvolvimento de Negócios | Gestão Comercial e Marketing | Foco em Engajamento e Desempenho
3 aExcelente texto!!! Parabéns!!! Costumo dizer que sorte nada mais é que o encontro (ou a construção) da oportunidade com o preparo... Quanto mais vc se prepara, mais cria e aproveita oportunidades, mais sorte tem!!!