Surface web, deep web e dark web: qual a diferença?

Surface web, deep web e dark web: qual a diferença?

Conheça os conceitos e saiba como eles estruturam a internet, seja para ações benéficas, seja para aquelas prejudiciais à sociedade.


Nem todo o conteúdo que existe na internet é encontrado pelo Google ou por outros buscadores. Existe muita coisa (muita mesmo) que está abaixo da “superfície” da web. Esse é o conceito de deep web, que surgiu durante a década de 1990, quando o Laboratório de Pesquisas da Marinha dos Estados Unidos desenvolveu o The Onion Routing (Tor, sigla em inglês). O projeto foi criado para proteger a comunicação do serviço de inteligência norte-americano.


Deep web:

A deep web geralmente é associada à dark web, mas são dois conceitos com significados bem diferentes. A dark web é um subconjunto da deep web, acessível apenas por meio de redes anônimas como o Tor. E nem todo o conteúdo da deep web é ilegal ou obscuro. Há conteúdos, por exemplo, que são artigos científicos ou acadêmicos. A deep web abriga uma vasta gama de informações, incluindo bancos de dados internos de empresas, conteúdo multimídia, e-mails e outras formas de comunicação privada.


Dark Web:

Já a dark web não é um lugar homogêneo. Existem comunidades online legítimas e projetos colaborativos que a utilizam para proteger a privacidade e a liberdade de expressão. No entanto, a presença de atividades ilegais e perigosas é inegável.

Leia aqui a matéria completa.




Redes de alto desempenho ampliam resultados em mercados profissionais

Vilson Cobello Junior , diretor de TI do Hospital das Clínicas da USP, não chegou a comparar o custo (nem viabilidade) de manter um especialista nas 27 unidades de saúde do grupo. Ao invés disso, a operação ocorre com médicos que atendem pelo TeleUTI.

O principal resultado que ele cita é a redução de 80% em óbitos em UTI, dada a colaboração dos médicos muito especializados e experientes do HC, que podem contribuir à distância. Além da interação com os profissionais locais, o especialista pode “se aproximar” dos pacientes, com o monitoramento em tempo real. “Isto ocorre quando o médico vê os dados dos equipamentos de forma integrada, já tem a informação para saber como orientar”, explica.


Omnichannel: conceito e estratégia” é tema de ebook gratuito.

Entenda como a estratégia omnichannel proporciona uma integração dos mais variados canais de atendimento de uma empresa.“ Leia mais.


O diretor da área de Telecomunicações da Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica , Wilson Cardoso , revela:

A rede 3G consome dez vezes menos energia que a rede 2G e dez vezes mais que a 4G. O bit transmitido em 4G é 100 vezes mais eficiente em termos de energia.

  • Entre 7 e 10 de janeiro, o CES 2025 reunirá, em Las Vegas, mais de 4.000 expositores e 138.000 participantes para abrir caminho para o futuro e resolver os maiores desafios do mundo, com foco em inovações disruptivas.


Quer ficar por dentro de tudo sobre tecnologia e inovação nos negócios? Acompanhe diariamente o nosso hub de conteúdo proximonivel.embratel.com.br:


Humberto Alves Venturi

#educacaofinanceira #fe #co-cidadania #empreendedor

3 sem

Boa noite desejo sucesso e otima semana.

Gloria Lourenco

Analista de Monitoração de Redes, atualmente estudando arquitetura Cloud GCP Google Cloud Plataform) e AWS (Amazon Web Service) com especialização em Cloud Engineer.

1 m

Muito informativo

Luiz Francisco Vilagran da Rosa

Eletrotécnico I Administrador I Analista de Faturamento EE I Executivo de Contas Grupo A I Analista de Perdas AT e BT I Gestão de Consumidores

1 m

suRface, please.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos