Sugestão inspiradora para quem gosta de ler (livros)

Sugestão inspiradora para quem gosta de ler (livros)


Há tempos estava a ler um livro que me fez pensar no quão seria útil a uma amiga e tive a ideia de lhe oferecer o livro. Não estou a falar de lhe comprar um exemplar novo mas oferecendo o exemplar que estava a ler, com as minhas notas e tudo.

Fiquei a pensar que isso poderia ser uma prática de generosidade e aprendizagem (além de ecológica) inspiradora.

Eis a minha proposta: quando acabamos de ler um livro, passamos esse livro a alguém na condição de que essa pessoa faça o mesmo criando uma cadeia de inspiração e aprendizagem.

Na realidade na maior parte das vezes nunca mais voltamos a agarrar nos livros que compramos. Oferecer o livro a alguém tem várias vantagens:

  1. Contribuímos para que outra pessoa aprenda algo.
  2. Temos alguém com quem podemos falar sobre o livro potenciando o valor que o livro nos traz por exemplo reforçando aprendizagens e criando uma conversa interessante.
  3. Se o livro é um livro com conceitos que queremos reter, podemos tirar algumas notas antes de passarmos o livro o que nos ajuda a reter melhor o conteúdo.
  4. Minimizamos os nossos pertences físicos.

A condição é que essa pessoa faça o mesmo… e quem sabe até podemos promover um encontro com todas as pessoas que leram o livro.

Escrevi a data, o meu nome e o da minha amiga numa das primeiras páginas do livro na esperança que apareça lá a cadeia de quem por o livro passou.

Vou dar uma volta aos meus livros e pensar a quem podem servir mais. 😊

Só ainda não tenho solução para os livros digitais que não se podem descarregar. Os que se podem descarregar (como os ebooks que publico aqui no site) podem ser facilmente partilhados mas o gesto não tem tanto impacto. 

Rolando Isidoro

Analista (Pensador) ↔️ Programador web (Executor)

4 a

Aplaudo a iniciativa, além das inúmeras mais valias referidas, é uma excelente forma de mostrar a alguém que está no nosso pensamento e dessa forma fortalecer a relação. É algo que já pratiquei q.b. com livros sobre parentalidade.

Mario Ferreira

Independent consultancy - Electrical & Electronic technologies - smart e-textil - 4.0 industry

4 a

Absolutamente responsável e respeitável ideia Ana Relvas

Lurdes Cruz

Especialista Recursos Humanos, publicidade e marketing

4 a

Excelente ideia

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Relvas

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos