Sun Tzu - "o melhor Businessman"​
Autor - Gustavo Fagundes

Sun Tzu - "o melhor Businessman"


Uma guerra é o que existe de pior na história humana, e por causa de diversas guerras a humanidade mudou, se reinventou e se recriou. Não é fácil perder ou sacrificar tantas pessoas talentosas, cheias de sonhos, em prol de uma causa maior. Além disso os recursos naturais, financeiros e tecnológicos envolvidos são usados de maneira inapropriada.

É, guerras são tortuosas. Porém não conseguimos sair ilesos de algumas guerras modernas, sem a preparação necessária, principalmente quando somos alvos constantes de um mercado cada vez mais competitivo.

Empreendedor sabe o que é ter um gigantesco alvo nas costas diariamente.

Empreender é tomar pedradas e flechadas que vem de todos os lados, até mesmo daqueles que deveriam ser nossos aliados.

Empreendedor sabe fazer valer a vida, mesmo dura e sofrida, uma ralação iminente, um tanto carente de apoio.

Empreendedor acredita nos seus sonhos, assim como um pescador que lança sua isca na imensidão de um rio, crendo que o peixe está ali.

Como diz a letra da música “Fininho da Vida” do grupo O Rappa: "Os verdadeiros heróis são os guerreiros da lida".

É meu amigo empreendedor eu te admiro por ser um verdadeiro guerreiro samurai, enfrentando vários desafios durante a sua trajetória em busca do sucesso. 

Alguns deles são dores e feridas constantes – gestão de pessoas, gestão financeira, burocracias jurídicas e regulamentares, inovação, e os temidos marketing e vendas.

Sun Tzu um grande general e estrategista, entendia há mais de 2.000 anos atrás, como você meu caro amigo empreendedor poderia vencer algumas de suas mais duras batalhas. Ele é muito conhecido pelos ensinamentos militares intitulado “A Arte da Guerra".

Eles foram aplicados na vitória do Norte contra o Sul na Guerra Civil dos Estados Unidos, no sucesso da invasão da Normandia resultando na vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, e a derrota dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, que são exemplos da importância dos princípios trabalhados na Arte da Guerra.

3 ensinamentos de guerra para vencer no seu negócio

Se você ainda não tem uma estratégia definida para o seu negócio nesta guerra chamada “Era da Experiência”, eu te desafio a aplicar 3 destes princípios de SunTzu, que te ajudarão a vencer muitas batalhas:

1.  As ordens do General precisam ser claras

SunTzu reunia todos os seus generais antes de cada batalha. Isso era feito também com todos os soldados. As instruções eram passadas e repassadas de maneira clara e detalhada. Seja um líder que repassa todas as informações de maneira clara, certificando-se que todos os setores tenham compreendido seu papel na batalha. Um sistema de comunicação efetiva na empresa ajudará a estratégia a ser aplicada de maneira correta.

2.  Uma guerra é vencida pela Inteligência, não pela Força

SunTzu tinha uma quantidade de 30.000 mil homens do território de Wu, contra o estado de Shu (muito mais populoso) com centenas de milhares de homens. Mesmo assim ele criou estratégias inovadoras para a época. Mesmo sendo uma pequena empresa em expansão, use a inteligência de mercado para conquistar maiores resultados. Foque nos pontos fracos do seu segmento, e nos pontos fortes da sua concorrência. Estude, pesquise, invista em aperfeiçoamento e conhecimento de seus profissionais. Diferencie-se !!!!

3.  Ponha seus soldados na linha de batalha, encarando a morte de frente

SunTzu certa vez colocou seus soldados em um vale apertado para defender seu aliado, chamado Cai. Ele entendia a mente de um soldado, que só tinha uma única coisa a fazer quando deparado com o inimigo: Vencer ou Morrer. Ele disse: Quando seu soldado está preparado, e conhece a estratégia, não existirá nada que ele não possa realizar. Seus liderados só podem dar o seu melhor quando confrontados com grandes desafios. Coloque metas agressivas na empresa, e seja um líder presente. Auxilie cada profissional em suas deficiências, lado a lado. Estimule a criatividade de cada um e valorize o trabalho do time. Cada venda, cada cliente, cada ligação é uma oportunidade de vencer ou morrer.

Estas táticas quando aplicadas por um líder que tem uma influência moral, farão a empresa ter o apoio de todos. Aprender a liderar de maneira organizada e tolhida, farão sua empresa ser rapidamente vitoriosa.

Quero que você ponha estas 3 táticas em prática neste exato momento. Elas mudarão a maneira como seus clientes te enxergam.

William Tadeu

Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.

2 a

Excelente, Gustavo :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos