Superciclo tecnológico: está por dentro da tendência?

Superciclo tecnológico: está por dentro da tendência?

Olá! 🙂

Em sua esperada participação no evento SXSW 2024, a futurista Amy Webb introduziu ao público o conceito de superciclo tecnológico. Segundo ela, nos últimos cinco anos, vimos três áreas da tecnologia evoluírem com muita rapidez: a inteligência artificial, os ecossistemas conectados e a biotecnologia. Agora, elas estão convergindo e impactando nossas realidades. Pensando nisso, nesta edição da Newsletter da Caiena, explicamos o que é superciclo tecnológico e como se preparar para a transformação digital que vem por aí.


O “tal” de superciclo tecnológico 🤓

Se você está com pressa e quer um resumo rápido sobre o que Amy Webb compartilhou a respeito de superciclo tecnológico, ouça esse episódio do podcast “Vida Digital”, da CBN. Mas se quer entender a fundo esse conceito e seus impactos, assista aqui a palestra completa no SXSW, que tem aproximadamente uma hora de duração, ou leia o report completo das tendências para 2024 do Future Today Institute, que tem 979 páginas. 

O fato é que três áreas estão convergindo: inteligência artificial, ecossistemas conectados e biotecnologia. E é aqui que chegamos ao conceito de superciclo tecnológico. As soluções das três áreas já são consideradas tecnologias de uso geral e estão impactando diretamente as pessoas e negócios, assim como aconteceu com a energia elétrica, a máquina a vapor, a revolução industrial, a internet… 

Agora, segundo Amy Webb, o futuro será impulsionado pela inovação que envolve essas diversas frentes. “Significa que a onda de inovação que está por vir é tão intensa, tão potente e tão difundida, que irá literalmente remodelar a nossa existência humana de uma forma que considero emocionante, boa, e absolutamente aterrorizante”.


O futuro já começou… 🚀

Na prática, o que se espera como consequência do superciclo tecnológico nos próximos 20 anos é: a convergência das tecnologias poderá impulsionar a criação de soluções que redefinirão como nos relacionarmos com tudo, desde a medicina até a forma como lidamos com nossos animais domésticos, usamos as soluções dos bancos, e até mesmo a relação com o próprio corpo. 

Tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual, veículos autônomos, satélites de baixa órbita são alguns dos exemplos de produtos digitais que vão se conectar e, assim, têm o potencial de transformar comportamentos e a economia. 

Pense nas tecnologias vestíveis, ou wearables, que já estão em uso hoje. Segundo Webb, esses acessórios inteligentes vão permitir a captação de dados que alimentarão as novas gerações de inteligência artificial, tornando-as ainda mais potentes. Outra tendência será o desenvolvimento de organóides inteligentes – células modificadas em laboratório para usos específicos.


Haverá vencedores e vencidos 😉

Para encerrar, trazemos esta conclusão de Amy Webb sobre os impactos do que pode ser que venha por aí. Para ela, “haverá aqueles que tomam as rédeas desta mudança de época e aqueles que serão engolidos inteiros”.

De acordo com a futurista, muitas organizações não iniciaram uma jornada de transformação digital, por conta dos investimentos necessários ou pela falta de tempo. 

Então, aqui vai um conselho final: as organizações não apenas devem se manter informadas sobre esses movimentos, mas também cultivar uma cultura de estratégia, com capacidade de antecipar mudanças e se preparar para diversos  cenários.

Até a próxima! 👋


📰 Assine aqui a Newsletter da Caiena para receber o conteúdo direto no e-mail!


#newsletter #tecnologia #design #futuro #inovação #transformaçãodigital

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos