SUPEREXPOSIÇÃO: UMA ANÁLISE DO CASO ADRIEL

SUPEREXPOSIÇÃO: UMA ANÁLISE DO CASO ADRIEL

A ideia desta coluna semanal no LinkedIn nunca foi falar de futebol. Porém, nos últimos dias vivenciamos uma crise se formando no Grêmio (meu time do coração). Aproveitei o momento para unir o útil ao agradável e realizar uma análise do caso para falar de três coisas que tanto gosto: Grêmio, Comunicação e Gestão de Crise.

Para quem está lendo este texto mas não é gaúcho, ou não sabe o que aconteceu, vou fazer um breve resumo do ponto de vista profissional. O goleiro Adriel foi "punido" e ficou de fora das partidas contra o Cruzeiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e contra o ABC pela Copa do Brasil. Ao final do primeiro jogo, após péssima atuação gremista e derrota por 1x0 para o Cruzeiro, o técnico Renato foi aos microfones e jogou Adriel aos leões.

Como gestor penso que roupa suja temos que lavar em casa. Levar esse tipo de problema interno aos microfones pode prejudicar um ativo do clube que começava a ganhar valor. Neste caso existe uma sequência de erros, desde a abordagem publica, até o técnico Renato que se transformou no porta-voz do assunto. Nem vou entrar no mérito esportivo e profissional das falhas do Adriel, aqui vamos debater apenas a forma como o assunto foi tratado.

Adriel é um jovem promissor, assim como os outros dois goleiros do Grêmio, Breno e Gabriel Grando. Ele começava a ganhar um protagonismo importante no time titular, sendo cotado, inclusive, para uma vaga na Seleção Brasileira que disputará os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Sem dúvidas um ativo do clube que vinha ganhando algum valor como atleta profissional. Por esse motivo devemos ter cuidado em como gerenciar problemas em nossas equipes. A superexposição, sem a devida orientação, pode gerar problemas tanto para o profissional quanto para o clube/empresa.

A assessoria de imprensa do clube poderia ter evitado a crise, não permitindo que Renato Portaluppi fosse o porta-voz do problema. Mesmo que o assunto devesse ser levado a público, os melhores porta-vozes seriam o vice-presidente de futebol ou o presidente do clube, para dar um tom institucional ao problema. Todos sabemos que Renato tem um papel importante na história do Grêmio, mas por vezes pensa que é o dono do clube e assume papéis que não fazem parte das suas atribuições como treinador. É uma grande encrenca você arranjar problema com a estátua.

Com a crise já formada e durando 10 dias, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, fez uma maratona de entrevistas e falou sobre o assunto, botando um ponto final na polêmica e resolvendo a crise. Gerenciar crises não é uma tarefa simples, exige estratégia, e cada situação requer uma estratégia diferente. Na maioria dos casos a crise se resolve quando a autoridade fala com a imprensa sobre o assunto. 

Agora resta aguardar os desdobramentos da história e ver se Adriel voltará ao gol gremista nas próximas partidas. Na próxima quarta-feira tem artigo novo!

Ney Junior

Jornalista | Produtor de Conteúdo | Social Media

1 a

Concordo plenamente! Adriel, além de excelente goleiro, foi exposto em demasia. Errou, que seja punido, mas não perseguido, principalmente por parte da imprensa, que fala besteira demais e estraga a imagem pública do atleta.

Guilherme Morais

Líder de Vendas | Estratégia Comercial | Gestão de Equipes | Otimização de Processos | Inside Sales | EdTech | Gestão Comercial

1 a

Acredito que nao deveria ter a exposição, e um melhor gerenciamento de crise. Mas também o video que ele postou no Instagram acredito que nao era esperado. Agora nao sabemos se ele foi reintegrado por possíveis futuros problemas judiciais, ou se trocou de empresário.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos