A Sustentabilidade Como Solução Econômica

A Sustentabilidade Como Solução Econômica

Embora a inquietante realidade ambiental seja por muitos ainda ignorada ou menosprezada, torna-se cada vez mais evidente que, quanto a seus rumos futuros, a Humanidade se defronta com um gravíssimo dilema nos tempos atuais.” (CÂMARA,1996)

Qualquer ação antrópica contém um viés econômico. A escolha de uma nova moradia, a produção de bens de consumo ou até mesmo a preferência por uma atividade de lazer mobiliza uma série de agentes econômicos preocupados com uma única finalidade: a rentabilidade.

No entanto, a rentabilidade esbarra em externalidades ambientais que são nocivas a todas as pessoas envolvidas. Esses efeitos colaterais, muitas das vezes latentes a nível individual, apontam inconsistências e ineficiência do próprio sistema econômico de mercado. Como o atual sistema econômico preza, principalmente, pela eficiência com ganho de escala a longo prazo, as reservas de produção devem se manter estáveis.

A sustentabilidade é o único caminho

A atual estrutura econômica explora os recursos naturais de forma míope. Isso perde o sentido, a partir do momento em que são elaborados projeções de ganhos futuros para determinado tipo de atividade. Como projetar ganhos financeiros sem considerar o meio ambiente, principal fonte de recursos para a produção ?

A sustentabilidade ambiental não envolve somente questões ecológicas, abrange todo o campo econômico e político. No campo econômico, a sustentabilidade vai garantir estabilidade e previsibilidade das reservas para produção, uma vez que essas reservas são utilizadas e repostas. Até o mais ambicioso dos milionários gostaria de manter ganhos financeiros permanentemente. No campo político, a correta preservação ambiental vai garantir estabilidade social, devido a ausência de períodos de escassez ou economia de recursos.

Sustentabilidade Ambiental = Capitalismo Perene

O capitalismo ainda se mostra o sistema econômico mais adequado para os tempos atuais. Tempos, estes, de grande contingente populacional e larga abrangência geográfica. Em vista disso, há formas de utilizar o conceito de sustentabilidade ambiental para garantir as principais demandas mundiais, continuamente:

  1. Energia: O desenvolvimento de tecnologias de geração de energia renovável se localiza no epicentro da revolução sustentável. O uso de recursos constante (luz do sol,ventos e água) se mostra vantajoso do ponto de vista econômico. Embora especialistas digam que são tecnologias caras e com baixa eficiência, o seu caráter renovável de produção já garante recuperação financeira a médio prazo de forma permanente.
  2. Alimentos: O contínuo crescimento populacional exige uma produção crescente de alimentos. Entretanto, essa produção pode incorrer em impactos ambientais significativos. A implementação de agroflorestas, sistema integrador da agricultura e florestas usadas para preservar a fertilidade do solo surge como solução. Incentivos fiscais para práticas sustentáveis de manejo do solo também se mantém no radar de soluções sustentáveis.
  3. Bens de Consumo: O contínuo estudo de impactos ambientais anula os efeitos nocivos ao meio ambiente que o setor extrativista causa. O zoneamento ambiental surge como uma técnica para compatibilizar a produção local com os tipos de solos e o consequente uso racional dos recursos. Isso pode ser feito com o uso dos Sistemas de Informação Geográfica, ferramenta computacional de confecção de mapas.

Trabalhar de forma ambientalmente sustentável revela uma ampla gama de soluções que impactam positivamente o sistema econômico de mercado. O contínuo crescimento econômico é possível quando os agentes de produção se adaptam a natureza que os circundam, as soluções citadas acima mostram que é possível. Com tanta tecnologia disponível, o que nos falta é coragem e vontade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos