Sustentabilidade; Desafio ou oportunidade?
Sustentabilidade em propriedades rurais, em uma análise superficial assusta, mas quando implementada valoriza o empreendimento e acima de tudo, melhora a qualidade de vida de todos os envolvidos.
Não é incomum quando um produtor rural é introduzido às demandas das certificações ou dos modelos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, ele se assustar e achar que não conseguirá atingir nem o nível mínimo. Ele também imagina que tudo será muito caro, que haverá demanda por escassos recursos financeiros, porém quando ele se permite entender que existem alternativas para reduzir tais custos e que pode desenvolver planos de ações de médio e longo prazo para atingir seus objetivos, as melhorias se tornam factíveis e mais que isso, podem se transformar em oportunidades.
Um exemplo é que o meio rural sofre com a falta de mão de obra qualificada e não é de hoje, há um envelhecimento dos profissionais, com lenta renovação, pois o trabalho rural é exaustivo e o salário nem sempre é atraente, não é todo jovem que se sente bem longe das cidades, das tecnologias, das conexões. Acredito que implantar aspectos sustentáveis, ou de ESG (Environmental, Social, and corporate Governance), nas propriedades rurais pode trazer grandes benefícios, como a atração de jovens profissionais. Ambientes modernos, clima organizacional adequado, preocupação com a saúde e bem-estar dos envolvidos, são alguns dos fatores que colaboram para minha crença de que existem benefícios que nem sempre são mencionados ou medidos, mas que podem proporcionar melhorias indiretas valiosas.
Desmistificar a ideia de que sustentabilidade e responsabilidade socioambiental é frescura, ou é para grandes corporações, permite evolução de todos. Permite estender qualidades vistas em ambientes corporativos mais modernos para o campo, para o meio rural e o transformá-lo em atraente para todo tipo de trabalhador. Convenhamos que criar estruturas de apoio e proteção ao trabalhador, por exemplo, nem deveria estar previsto em lei ou em modelos corporativos, mas fazer parte da preocupação de qualquer tipo de empregador, estamos tratando com pessoas, afinal.
Recomendados pelo LinkedIn
Entendo que existem vários paradigmas a serem quebrados, que a forma como se leva a informação ao campo faz toda diferença, portanto sempre que tenho oportunidade de falar sobre o tema, insisto na desmistificação do conceito, na simplificação do modelo, só assim teremos aliados e não aversivos aos processos sustentáveis.
Luciano Piteli | Administrador de Empresas
#sustentabilidade #citricultura #administração
Diretor executivo | Diretor de Operações | C-Level Operações e Supply Chain | Gerente Geral
2 aParabéns pela matéria Luciano. Pura realidade.