Sustentabilidade e ancestralidade
Foto tirada no início da trilha das 7 praias, Ubatuba/SP, em março de 2016. Arquivo Mônica Salles.

Sustentabilidade e ancestralidade

"Não me venham falar dos livros que escreveram nem das proezas que realizaram. Digam-me quem eram seus avós".


Por que a jornada de nossos avós e como eles sustentaram suas famílias e quais valores vivenciaram diz mais sobre quem somos e sobre como vamos cooperar em sociedade em favor da vida.


Foi com esta provocação que Jeannette C. Arsmtrong começou uma conferência com 40 líderes mundiais sobre Sustentabilidade. Jeannette é uma índia okanagan, nascida na reserva indígena de Pentiction, na província canadense de British Columbia.


A dinâmica do encontro ganhou uma nova conotação. Muitos que ali estavam e que se conheciam puderam transcender àquele conhecimento, até então, superficial. O exercício proposto por Jeannette convidou os participantes a relembrarem a jornada de seus avós, a de seus pais, até chegarem a si mesmos, ao caminho que estavam percorrendo, o significado de suas vidas, o que haviam herdado e quais eram suas responsabilidades.


E quanto à sua história de vida? Quem foram (ou são) os seu avós? Eles iriam se orgulhar dos valores que você decidiu adotar para viver a sua vida, educar seus filhos e consumir o planeta? Boa reflexão!



Inspiração da leitura do livro “Alfabetização Ecológica”, de Fritjof Capra.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos