Sustentabilidade Humana
Somos bombardeados constantemente por informações sobre a sustentabilidade do planeta, sejam nas mídias em geral, redes sociais, empresa, amigos, ONGs, entidades e afins, e o ideal é utilizar produtos sustentáveis, pois assim serão reciclados, renováveis e reutilizados para nossa honrosa contribuição em salvar o planeta, que está doente e pedindo socorro.
Cabe uma reflexão em torno deste tema que causa tantas controvérsias e polêmicas, acredito que o Uno é igual ao todo, somos formados da mesma composição química do planeta, portanto, nós seres humanos, também estamos doentes e gritando em silêncio o pedido de socorro.
Milhares de pessoas sofrendo de depressão, de angustias, tristeza, síndrome do pânico, solidão, ansiedade entre tantas e outras, e se fechando cada vez mais no seu mundo particular ou buscando viver em um mundo paralelo.
Estamos olhando somente para fora e não para dentro de nós, como podemos querer salvar o planeta se não estamos abertos a nos reciclar e renovar?
Não nos permitimos ter um novo olhar muito além daquilo que defendemos como “minha verdade” e acreditamos que nossas crenças são imutáveis e perpétuas. Preferimos ter razão a ter paz. Sinto em dizer, mas tudo muda o tempo todo! E a sua verdade é sua, deve ser respeitada, da mesma forma que a verdade do outro é dele e merece respeito.
Valorizamos mais o orgulho, o ego, a vaidade, deixando que estes sentimentos dominem nossas atitudes. Estamos enfraquecidos emocionalmente e espiritualmente.
E como está a sustentabilidade de nossas relações familiares, profissionais, de amizades e amorosas? Será que não é a forma como nos relacionando que está impedindo nosso desenvolvimento emocional e espiritual? Somos seres relacionais e precisamos disto!
A sustentabilidade das relações anda frágil, muito superficial e um tanto quanto rasa.
E nós somos responsáveis por isto! Falamos muito e praticamos quase que zero. Será que realmente temos atitudes empáticas com o próximo? E salientando que o teu próximo mais próximo é aquela pessoa que convive diariamente com você, sendo seus pais, irmãos, marido ou mulher.
E como anda nosso controle emocional? Estressa-se pela folha que caiu da árvore? Ou se irrita por que seu amigo não compartilha das mesmas ideias que a sua? Briga com uma pessoa por que ela não tem o mesmo entendimento que você? Corta relações de amizade por que ela te disse algo que não era condizente com suas “verdades”? Discute com seu marido por causa da toalha molhada em cima da cama? Grita com seu filho de 5 anos por que ele não te obedece? Como gestor, não tem paciência e tolerância com seus pares e sua equipe? Não compartilha conhecimento com outros colegas por medo?
E aqui cabe outra reflexão: Será que estas coisas não são pequenas demais para a grandiosamente e importância que as relações têm em nossas vidas? ? Somos seres relacionais e precisamos disto!
Como podemos dar sustentabilidade em nossas relações se não usamos de empatia, da compaixão, do amor, da compressão, da escuta ativa, do respeito, da amizade verdadeira, da gentileza, da bondade, de temperança, da tolerância e da paciência?
Estamos sempre com uma disposição gigante para receber, sendo que não é a mesma proporção para doar-se. Ser prestadio é um privilégio!
É importante que cada um de nós cuide e cative a sustentabilidade de nossas relações humanas, falando nada e praticando muito, tendo atitudes de amor, cuidado, carinho, respeito, generosidade, empatia, de compaixão, da amizade, aceitar as diferenças. Aprendendo a usar a inteligência emocional para lidar com tantas adversidades, facilita bastante a vida!
É fácil? Nem um pouco, mudar dói, dá trabalho, mas compensa. E começa de dentro para fora.
E ao atingir este nível de consciência, estaremos aptos a cuidar do nosso planeta!
“Se cada um de nós plantarmos uma semente e cuidarmos, um dia teremos uma arvore e que todas juntas formarão uma floresta”.
Pense nisto
Mára R. Grécco
Nutricoach com Ênfase em Gestão de Pessoas.