Sustentabilidade

Sustentabilidade

Essa palavra é bastante usada, discutida e poderia dizer, “na moda”? 


Mas será que o conceito envolvido está efetivamente sendo compreendido? 

Uma breve e humilde reflexão sobre o tema: 

Não basta comprarmos produtos sustentáveis, a sustentabilidade não se resume à isso, faz parte sim, mas a sustentabilidade começa muito antes disso. 

Vivemos num mundo consumista, disso todos sabem. Nos é imputada uma necessidade de ter as coisas que não mais representam exclusivamente suas próprias funcionalidades, elas representam uma projeção de sentimentos, de estilo de vida. 

O marketing trabalha para subjetivamente fazer você acreditar que se possuir determinado produto, você vai ser mais feliz, ou mais respeitado, atraente, ou qualquer ou sentimento pertinente ao tema. Consequentemente, achamos que precisamos sempre de mais. Afinal quem não quer ser mais feliz, ter mais sucesso? 

E em contrapartida, esses mesmo produtos são fabricados para durar menos, reforçando a necessidade de consumo, em substituição. Ás vezes o produto é substituído sem nem ter cumprido inteiramente o seu tempo de vida ou sua função. 

A cultura da herança foi substituída pela cultura do descartável. 

Quanto mais consumimos e substituímos, mais resíduos geramos, mais recursos naturais são utilizados para fabricação de novos, e por aí vai. 

Portanto, comprar produtos sustentáveis é importante, mas também é importante refletirmos a real necessidade antes de comprarmos. 

E se sustentabilidade é suprirmos as necessidades das gerações atuais, sem comprometer as necessidades das gerações futuras, tendo em vista uma melhora no bem-estar humano, na equidade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos e escassez ambiental/ecológica, temos muito o que refletir ainda. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos