SXSW 2023: Faça boas perguntas e conecte-se com quem importa.
Muita gente me perguntou por que resolvi voltar esse ano ao SXSW, saindo de São Paulo rumo ao Texas para o maior festival de inovação do mundo. A resposta é: CURIOSIDADE.
A curiosidade é o denominador que motiva as milhares de pessoas que visitam o festival anualmente. Pessoas que não se acomodam, que gostam de beber diretamente da “fonte” e tirar suas próprias conclusões. Pessoas que como eu, precisam fazer novas conexões e expandir seu círculo social e profissional para se sentirem vivas e em movimento.
Foram 8 dias de palestras, imersões, experiências de realidade virtual, real, “phygital”, muitos eventos de networking, ativações de marcas super descoladas, e muitos insights.
Na palestra de abertura, fiquei surpresa de ver que o convidado foi o ativista Sirman Jeet Singh de origem indiana, e ele nada falou de tecnologia. Falou de relacionamentos humanos, e como cada um de nós pode “escolher” como ver o mundo, com beleza e equilíbrio, ou com conflitos e medo.
Falou-se muito sobre CONEXÂO e como criar esse sentimento entre as pessoas. Adorei ouvir o CEO da Disney, Josh D´Amaro explicando como as pessoas se conectam profundamente quando compartilham experiências presenciais em um “care-free time” - ou seja, em momentos de lazer.
Por trabalhar no mercado de eventos, não pude deixar de fazer um paralelo com os eventos, já que eles são umas das melhores formas de CONEXÂO entre pessoas.
Josh: #tamojunto
Recomendados pelo LinkedIn
Além da importância dos relacionamentos, o grande tema do SXSW esse ano ao meu ver foi a Inteligência Artificial, a famosa “A.I”.
A futurista Amy Webb, sempre muito catastrófica em suas previsões, criou o termo “AIMOSIS” fruto da junção de A.I + Osmosis e que significa que a A.I vai absorver informações de tudo e todos, a qualquer tempo e de qualquer fonte. Nosso celular, nosso corpo, nosso cérebro, e até nosso cheiro será uma fonte de informação e viveremos cercados 100% do tempo por uma internet que passa a nos pesquisar, em vez de ser uma fonte de pesquisa para nós. Socorro.
Me dei conta que o futuro que eu esperava encontrar daqui a alguns anos já chegou e está acontecendo a galope.
Pois é, já temos um assistente pessoal que executa praticamente todos os comandos que pedirmos a ele, o famoso CHAT GPT cujo criador Greg Brockman lotou a maior sala do festival. Todo mundo querendo entender qual será o impacto dessa ferramenta no trabalho, nas escolas, e na vida em geral.
E o que fazer diante desse cenário? Vamos dançar conforme a música. Temos que aprender a usar as ferramentas de inteligência artificial e nos tornarmos “A.I Litterate”. Só assim poderemos fazer a melhores perguntas para extrair as melhores respostas.
E cultivemos nossos relacionamentos com presença e conexão verdadeira. É isso que nos faz felizes e nos torna humanos, algo que por enquanto as máquinas não conseguem reproduzir.
Diretora, DONAFLOR Casa e Casa de Família Moveis
1 a..."E cultivemos nossos relacionamentos com presença e conexão verdadeira. É isso que nos faz felizes e nos torna humanos, algo que por enquanto as máquinas não conseguem reproduzir. " Isto sim é precioso Flávia! Belíssima conclusão!
Desenvolvimento de Líderes l Mentoria de Carreira l Treinamento corporativo l Executive Search
1 aAdorei Flávia!!
Co-Founder Fabfoods | Angel Investor | EY Entrepreneurial Winning Women Brasil 2022 | Harvard OPM 65
1 aObrigada por sempre compartilhar suas impressões
Future Thinker, Board Member, CEO & Founder at Spark:off, Tedx Speaker, Investor, Professor ESPM, Member of Conselho do Futuro IBGC
1 aExcelentes insights, Fla! Um dos principais skills hoje é saber fazer boas perguntas. Nós escutamos muito sobre este tema na nossa viagem pra Israel e ele ficou ainda mais claro nas muitas palestras q trouxeram o tema da IA e ChatGPT. E, sobre cultivar relacionamentos com presença e conexão verdadeira, este é o seu core, promovendo encontros e experiências incríveis para celebrar a vida e o momento presente, através da 100% eventos. Muito bom trocar, dançar, curtir com vc! Bora pra 2024!
C-level | Conselheira Fiscal | Certificada CCF IBGC
1 aQue as máquinas venham para podermos ser mais humanos! Obrigada por compartilhar Flávia.