Tá na hora de investir em saúde mental!
Faz tempo que estamos buscando um bom ambiente de trabalho, colaboradores mais tranquilos e criativos, ao mesmo tempo focados e direcionados ao atingimento de metas. Faz tempo que queremos aumentar a produtividade, ao mesmo tempo que aumentamos a autonomia e facilitamos o desenvolvimento daqueles que fazem o que a empresa realmente é. Sem cada um dos colaboradores, nenhuma empresa realmente existe. Mas quem conhece esse lugar maravilhoso pra se trabalhar? Parte do mundo ideal de Platão, ou do país das Maravilhas de Alice, parece que todo investimento e todo esforço é em vão.
Será que estamos esquecendo que esses colaboradores estão inseridos no mesmo mundo moderno que nós? Esse universo onde pensamos tudo ao mesmo tempo, temos que resolver cada vez mais pelo celular e menos presencialmente (quem lembra da saída obrigatória para ir ao banco?? Nem banco físico quase existe mais...), onde conversas não são mais feitas em uma ligação de 10 min pelo telefone, mas picadinho ao longo do dia por mensagens. Toda essa facilidade está sim tornando a vida nesse mundo atual mais estressante e ansiosa. Desde crianças até idosos sentem isso. Por que seus colaboradores não sentiriam?
Ao invés de gastar mais em benefícios para seus funcionários (os mais variados possíveis nesse momento, indo de plano de saúde a sessões de reiki e desconto em lojas de sapato), por que não investir na sua saúde mental? Esse tema virou obrigatório desde a pandemia do COVID-19, e o problema não sumiu com as vacinas. Os colaboradores estão sim ansiosos, angustiados, sem dormir e com depressão. E pessoas nesse estado mental não são produtivas, criativas e autônomas. Precisam de ajuda, muitas vezes psiquiátrica, a maior parte das vezes psicológica. Por que isso não é levado em consideração nas empresas?
Recomendados pelo LinkedIn
E se, ao invés de esperar que seu colaborador chegue à sintomatologia completa da ansiedade, ele possa ser psicoeducado a como se autotratar? Como reconhecer os sintomas de ansiedade? Como incluir ao longo do dia, e, principalmente, antes de dormir, exercícios de meditação e relaxamento, para poder verdadeiramente desligar e descansar do seu dia de atividades?
Talvez esse tópico precise entrar na agenda de Treinamento & Desenvolvimento, ou na agenda da Segurança do Trabalho. Qual sua opinião sobre isso? Você considera que a saúde mental tem um grande impacto sobre o trabalho do colaborador?