Táticas para enfrentar o presenteísmo e diminuir a solidão dos líderes

Táticas para enfrentar o presenteísmo e diminuir a solidão dos líderes

A proposta do texto é estabelecer redes de apoio, implementar e acompanhar estratégias que destacam a necessidade de combater o presenteísmo e incentivar o bem-estar dos líderes.

Por Eliana Ozores — Ma. em Comunicação — ECA/USP

O que é presenteísmo e como ele se relaciona com a solidão dos gestores?

O presenteísmo é quando os colaboradores comparecem ao trabalho, porém, não estão engajados ou produtivos devido a diferentes questões. A busca do ideal de onipresença é problemática, pois, os líderes tendem a ser atingidos pela solidão e pelo isolamento social.

Uma das causas disso é o fato dos líderes, muitas vezes, não receberem apoio social ou emocional suficiente, o que pode prejudicar seu desempenho.

Os líderes, também, podem se sentir mais isolados pelo seu ônus de responsabilidade e pela centralização em querer resolver os problemas sozinhos.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva para uma instituição financeira este ano, mostra que a sobrecarga e a solidão cotidiana são apontadas como os principais fatores para aumento do cansaço e estresse de líderes de pequenas e médias empresas.

Para manter a mentalidade sã e a produtividade, os líderes devem ser apoiados na sua carga emocional e de trabalho.

Dessa maneira, ele não prejudica sua produtividade, não baixa a moral da equipe e eficiência da empresa.

Os esforços para combater essa tendência de solidão não serão desperdiçados; muita disposição para cooperar faz com que todos se sintam apoiados, unidos e felizes e isso, por sua vez, promove a inovação, criatividade e retenção de pessoal talentoso.


Estratégias para combater o presenteísmo

Promover uma cultura que reconheça a relevância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é uma das principais estratégias para enfrentar o presenteísmo.

Essa metodologia precisa ser incorporada às rotinas da empresa e expressa em sua consciência, sendo que, atualmente, as empresas podem participar do Movimento Gerar Bem-Estar, promovido pela ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida).

Esse movimento propõem criar uma cultura corporativa que prioriza o bem-estar integral dos colaboradores, nos seus aspectos físicos, emocionais e sociais.

Flex-time é uma das maneiras eficazes de implementar uma política devido à liberdade que ele proporciona.

Esse comportamento é conhecido por ajudar as taxas de adaptação e a criar inovação nos ganhos de produtividade e bem-estar.

Ações, tais como, mindfulness - “atenção focada”, devem encorajar comportamentos saudáveis no trabalho, uma vez que eles apoiam a saúde mental.

Essas ações evidenciam que a empresa considera importante o bem-estar de seus colaboradores, o que pode levar a um ambiente de trabalho mais otimista e inspirador.

Além disso, é importante promover pausas regulares e incentivar a utilização das férias como práticas a serem realizadas.

Limites claros para o trabalho fora do horário de expediente são cruciais para que os colaboradores consigam se desconectar e recarregar suas energias.

O compartilhamento de informações sobre a previsão de disponibilidade pode contribuir para estabelecer um ambiente que valorize o tempo individual, evitando o estresse e o presenteísmo.


Táticas para diminuir a solidão dos líderes

A solidão é uma realidade comum entre gestores.

As estratégias a seguir, também, devem refletir a importância da gestão de pessoas administrativa e empaticamente – não importando apenas a eficiência operacional, mas, também, o bem-estar e crescimento dos colaboradores.

Estabeleça redes de apoio, isso permitirá que os líderes se comuniquem com outros pares e recebam apoio em situações desafiadoras, não apenas promovendo a formação de vínculos, mas, também, facilitando a troca de experiências e conhecimentos. Crie grupos de suporte entre líderes, que podem se encontrar com frequência para compartilhar vivências, dar suporte emocional e promover um clima de confiança e cooperação. Desenvolva iniciativas de mentoria em que gestores experientes auxiliem os menos experientes ou iniciantes em suas carreiras, resultando em uma rede de suporte altamente eficaz. Realize reuniões de feedback regulares e fóruns abertos sobre diferentes tarefas que podem estabelecer um ambiente seguro para os colaboradores compartilharem preocupações sem correr riscos.

Enfim, é importante ter em mente que, às vezes, se sentir sobrecarregado é normal.

Assim, estas estratégias devem ser capazes de abordar o estresse e permitir que você mantenha um equilíbrio razoável.

Por outro lado, é importante notar ainda que as empresas variam em características e culturas organizacionais.

Então, é fundamental garantir que os líderes se sintam confortáveis em buscar ajuda e que as empresas invistam no seu aprendizado, bem como, desenvolvimento.


Implementar e monitorar as estratégias

Após considerar todas as opções, adotar e monitorar as estratégias, teremos a melhora da saúde da força de trabalho dos colaboradores.

Designar líderes para cada iniciativa proposta pode ajudar a criar um ambiente de execução estruturado, aumentando assim as chances de sucesso.

Objetivos específicos e métricas de desempenho ajudam a avaliação do impacto destas táticas, tanto no bem-estar dos líderes, quanto no presenteísmo.

A análise pode ser feita em termos de alterações nos dados quantitativos, como a taxa de falta ou qualitativa, como a noção dos colaboradores sobre apoio e envolvimento.

As avaliações regulares podem ajudar a verificar a eficácia das táticas e fazer melhorias contínuas na organização.

Avaliações anuais e de feedback ajudam você a investigar a situação do seu negócio em constante mudança e garantir que se atenda às necessidades de colaboradores.

Estar preocupado com o bem-estar dos líderes beneficia toda a organização.

Em última análise, a saúde do líder e da equipe é interdependente - evite o presenteísmo.

Siga a Consultoria MRojas Talentos Humanos para aprender mais sobre soluções de gestão de pessoas, tanto para o indivíduo, quanto para a organização - visite seu site ou siga-a nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedin e WhatsApp.

Você parou para refletir sobre o impacto do seu ambiente de trabalho na sua saúde emocional?

#Presenteísmo, #SaudeMental, #BemEstar, #Liderança, #GestãoDePessoas


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de MRojas Talentos Humanos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos