A Técnica Mais Simples do Mundo para Mudar Comportamento
Desconfio de quem não sorri, de quem não ri. Ao mesmo tempo sou uma pessoa séria, que as pessoas às vezes até leem como brava. No ambiente corporativo sou muito focada, mas de riso fácil. A vantagem de quem é sério é que rir é gostoso, mas ficar sério por muito tempo para quem ri demais é difícil. É penoso. E sim, tem gente que ri na hora errada. Sim! Tem hora errada de rir.
Claro que sorrir ou rir amarelo é péssimo. Quando digo que rir é gostoso, é quando você, pessoa séria, desapega de ficar séria. Não é sorrir amarelo. É abrir a alma para o sorriso. Muito bom.
Sábado fiz o workshop Leader Coach do Marshall Goldsmith (o coach executivo eleito número 1 do mundo e coach de diversos CEOs bem bambambans). A boa surpresa é que ele ri um monte. Ri, dele, ri das situações, ri dos outros. Poderia ser uma pessoa que ri na hora errada - e deveria ser há muito tempo atrás, pois consigo perceber que trabalhou muito isso.
"Mudança comportamental é simples. As técnicas são muito simples. Quase banais. Mas fazer é muito, muito difícil", ele diz. Verdadeiro. Durante cursos de coaching eu frequentemente me pergunto, "mas é só isso que tem que fazer?". É só isso. Mas vai tentar fazer...
Ele disse no workshop que uma de suas técnicas é fazer uma lista de perguntas e respondê-las todos os dias. Do tipo:
“Fui na academia hoje?” – Não.
“Disse para as minhas filhas que as amo hoje?” – Sim J
“Marquei a tomografia que o médico mandou fazer há dois meses” – Não.
E assim vai. Dessa forma, você começa a ficar incomodado com as coisas que vai empurrando com a barriga.
Funciona? Funciona. Agora, qual é o temperinho? Ele contratou uma pessoa para ligar para ele todo dia de manhã e OUVIR ele mesmo fazer as perguntas e responder uma a uma. Você leu correto. A mulher ganha uma grana só para ligar e ouvir. Por quê? Ele confessa que é indisciplinado. Ela o ajuda a manter a rotina de perguntar todo dia.
Reação do meu marido quando contei a história para ele. “Mas por que ele não faz as perguntas para o espelho e economiza uma grana?”
Aí é que está. Essa é uma das diferenças entre o coach #1 do mundo e nós, reles mortais. A gente economiza uma graninha... Só que não muda xongas no nosso comportamento.
SOBRE A AUTORA
Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Senior Coach pelo Integrated Coaching Institute, Membro do Coach Team da World Business Executive Coaching Summit (WBECS), diretora LATAM da International Society of Change Leaders e Kahler Trainer (Process Communication Model), Adriana Gattermayr trabalha com coaching executivo, de times e de carreira. Certificada pela International Coaching Association e com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social, ministra cursos e palestras nas áreas de gestão de pessoas, liderança, ética e gentileza corporativa, além de aplicar testes de perfil comportamental, de competências e de inteligência emocional. Colaboradora de veículos como Exame.com, Época Negócios, Você RH e Valor Econômico, Adriana é autora de 4 livros publicados e publica artigos no LinkedIn e em sua página no Facebook: www.facebook.com/gentilezanosnegocios.
Interessado em Coaching? Mande um e-mail para adriana@adrianagattermayr.com
Saiba mais em: www.gatter.com.br
Consultor e Professor - Marketing e Pesquisa de Mercado
6 aTão fácil e ao mesmo tempo tão difícil, preciso e vou por em prática. Valeu, muito legal!!!
Planejamento Financeiro | Gestão de Investimentos & Previdência Privada | Gestão de Riscos & Seguros | Modelagem de Negócios | Negociação & Vendas
6 aQuantas e "quantas" vezes não deixo de gastar "aqui" para "investir" ali?! (pausa para reflexão...) Obrigada @Adriana! 👌😉 ...seu texto VERDADEIRAMENTE fez-me refletir sobre meu chamados "investimentos"! ... e mudar que é bom?!!!.... (pausa para reflexão #again ) #gratidão #textos #reflexãododia 🤓♨️🌟
Professor|Comandos Elétricos| Engenharia | Licenciatura | formação pedagógica|Eletricidade|Eletrotécnica|CLP|Eletrônica
6 aUma das coisas que mais fazemos na vida são as chamadas economias burras. "Pra que gastar com academia se posso emagrecer fazendo exercício em casa e ter o mesmo resultado". E advinha, "não mudamos xongas" ficamos mais gordos ainda e a saúde piorando. Quem tiver mais exemplos de economia burra vamos comentar.
Sócio da Comunicare. Projetos de Comunicação e Estratégia para empresas de diversos portes no BR e exterior. Sócio da Academia Bras. de Inteligência Comportamental.
7 aAh, essa graninha que seguramos e não muda nossa vida... gostei, muito bom!