Técnicas de Neuromarketing para as Redes Sociais
O Neuromarketing é uma área que nos últimos anos vem crescendo e chamando cada vez mais atenção, pois trata-se de uma aplicação da neurociência ao mercado. E o que isso quer dizer? Significa que os mercadólogos buscam conhecer de forma aprofundada seu público alvo, entendendo como funciona o cérebro e quais as reações diante de certos estímulos, principalmente a verdadeira razão por trás do comportamento de compra.
Para que essa estratégia seja eficaz são realizados estudos que medem respostas inconscientes do cérebro em relação a atenção, emoção e memória. Essas três áreas são essenciais para compreender quais os gatilhos que ajudam a captar a atenção do seu alvo, despertando reações emocionais que criam identificação com a marca e impulsionam o consumo.
Segundo estudos do Neuromarketing todas as pessoas possuem “três cérebros” responsáveis por funções muito específicas como:
- Cérebro Córtex: é o pensamento racional, analítico, funcional, a lógica e a razão, este cérebro toma as decisões racionais em nossa vida.
- Cérebro Límbico: é o responsável pelo lado emocional, os sentimentos e sensações, tem muita influência em nossas decisões mais impulsivas.
- Cérebro Reptiliano: é o que atua, pois é instintivo e dominador, já que busca satisfazer as necessidades mais primitivas das pessoas. Passa por sentimentos como prazer, controle, aceitação social, segurança, sobrevivência e poder.
Uma vez entendido que o Neuromarketing é uma estratégia que está revolucionando a maneira em que as marcas se conectam com os clientes e que o fazem baseado em ciência, podemos entender qual a melhor forma de aplicar estes conhecimentos nas redes sociais.
Logo que conhecemos a fundo nosso (s) público/seguidores, é o momento de criar publicações direcionadas para atrair, converter e fidelizar as pessoas que se conectam e que têm grande potencial de se tornarem compradores, clientes e “lovers” da marca.
Algumas dicas para melhorar as publicações nas redes sociais:
- Tenha um cuidado especial com a imagem da postagem, menos é mais, o uso de estilos minimalistas tem muito mais alcance nas redes sociais.
- Não faça muitos posts seguidos para não saturar seu público.
- Faça legendas humanizadas que marcam a sua essência, utilize uma linguagem casual, assim o público sentirá uma conexão humana e emocional.
- O storytelling pode ser o seu novo melhor amigo, pois possibilita uma comunicação mais dinâmica e estratégica baseada nas personas específicas do seu negócio.
Enfim, os estudos na área são muito amplos e aplicáveis de várias formas nas áreas de comunicação e marketing. Fique ligado nos próximos conteúdos que trarei materiais e artigos com informações mais aprofundadas!